Histórico e Perfil

O que é a Prumo e Porto do Açu?

A Prumo é uma empresa multinegócios criada em 2007, planejada para otimizar o desenvolvimento dos setores de energia e infraestrutura brasileiros.

Desde 2013, controlada pelo EIG Global Energy Partners, fundo americando que atua nos setores de energia e infraestrutura, a Prumo desenvolve um dos mais eficientes e seguros complexos porto indústria do mundo, o Porto do Açu.

A EIG com mais de 21,4 bilhões em mais de 300 investimentos, investiu US$780 milhões na Prumo. A injeção de capital e controle societário da EIG junto com um time de gerenciamento, permitiu a Prumo uma aceleração significativa no desenvolvimento do projeto.

O Porto do Açu está estrategicamente localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, a aproximadamente 150 km da Bacia de Campos, onde 85% do petróleo brasileiro é produzido.

Localização estratégica, conceito de porto-indústria com uma retroárea única Investimentos de mais de R$ 10 bilhões e operações iniciadas em outubro de 2014 O Porto do Açu conta com uma grande base de clientes

Porto do Açu consiste em dois grandes terminais:

Terminal Onshore (T2):

  • Cais de 90 km² de retroárea capaz de hospedar diversas indústrias e movimentar diversos tipos de cargas
  • Technip, NOV, Intermoor e Wartsila, operando desde 2014
  • Edison Chouest - Maior base de suporte offshore do mundo: Operacional em novembro de 2015
  • BP: Terminal de Bunker disponível no 1S de 2016
  • T-Mult: Operando Bauxita desde 2015 e, Coque, e Container a partir de 2016

Terminal Offshore (T1):

  • Dedicado a minério de ferro e petróleo, com ponte de acesso de 3km de extensão, 9 piers, canal de acesso e bacia de evolução
  • Minério de Ferro: Anglo American operando desde 2014- capacidade atual de 30 Milhões de Toneladas por ano
  • Transbordo de Petróleo: BG começará a operar no 1S de 2016, capacidade para 1.2 milhões de barris por ano. Em agosto de 2015, Oiltanking adquiriu 20% da subsidiária do Terminal de Petróleo do Porto do Açu, a empresa vai operar o terminal de transbordo de petróleo e o armazenamento em terra no futuro.