Perguntas Mais Frequentes

1 - Qual é o negócio da Prumo?

A Prumo é uma companhia de logística focada no setor portuário e responsável pela construção e operação do porto do Açu. O terminal portuário terá grande área contígua, o que possibilitará à seus clientes instalar e operar, com grande competitividade, unidades industriais, de montagem ou de estocagem de produtos no local.

2 - Como e quando nasceu a Prumo?

Diante de uma economia dinâmica e com extraordinário potencial de crescimento, associado à falta de investimento e gargalos que restringem as exportações/importações brasileiras, a Prumo foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o Brasil com infraestrutura e competências logísticas no setor portuário.

3 - Qual a sua estrutura acionária?

O acionista controlador da Prumo, EIG - Global Energy Partners, possui 52,8% do total de ações da Companhia, sendo os demais 47,2% representando a quantidade de ações disponíveis para negociação livre do mercado.

4 - Onde conseguimos localizar as ações da Prumo?

As ações da Prumo estão registradas para negociação na Bovespa sob o código "PRML3", admitidas à negociação no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa. A Prumo também conta com o programa de GDR (Global Depository Receipts) sob o código de "PRMLY" no mercado de balcão americano (Nível I - OTC). Cada ação ordinária equivale a uma GDR.

5 - Como comprar GDR (Global Depositary Receipts)?

É necessário que o investidor tenha uma conta em uma corretora americana. Existem instituições bancárias que disponibilizam os serviços de corretagem, facilitando a negociação. Assim, basta que uma ordem de compra seja dada para a corretora em questão. Vale ressaltar que o Bank of New York Mellon é a instituição depositária dos recibos.

6 - Como investir em ações?

O Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da Bovespa. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo elaborou um Curso Básico sobre o Mercado de Ações. São três módulos distintos, que ainda trazem exercícios para você testar seus conhecimentos. Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o como comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da Bovespa que disponha do sistema Home Broker. Confira a lista das Corretoras que oferecem Home Broker.

7 - Como e quando a Prumo publica os seus resultados financeiros? (BR GAAP, trimestrais...)

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Prumo são divulgados de maneira simultânea na CVM/Bovespa e na área de relações com investidores do website da Companhia (www.prumo.com.br), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações. Para se cadastrar, favor clicar aqui.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e Valor Econômico. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Prumo (www.prumo.com.br/ri). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.bovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

8 - Como o acionista pode verificar a sua posição acionária?

O Banco Itaú, banco custodiante das ações da Prumo, remete ao endereço do acionista o extrato de sua posição acionária, quando há movimentação de ações, quando há pagamento de dividendos / juros sobre o capital próprio e para fins de declaração de imposto de renda. Por isso, é fundamental que o acionista esteja com seu endereço atualizado nos cadastros do custodiante. O acionista pode inclusive, a qualquer momento, comparecer a uma agência do Itaú e solicitar um extrato de sua posição acionária na Prumo.

Os acionistas cuja custódia seja realizada pela CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia devem consultar sua posição nesta instituição junto à corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.

9 - Quem o acionista deve contatar em caso de mudança de endereço?

A alteração de dados cadastrais pode ser efetuada em qualquer agência do Banco Itaú. Para efetuá-la, o acionista deve apresentar cópias autenticadas de seus RG, CPF e comprovante de residência. Os acionistas cuja custódia é realizada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC devem contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados para atualização de seus dados cadastrais.

10 - Quando a Prumo foi listada na Bovespa?

A Prumo foi listada em 28 de julho de 2008 no Novo Mercado, segmento máximo de Governança Corporativa.