Notícias

Presidente do Banrisul prevê crescimento do crédito em 2008

“O crédito, como instrumento de desenvolvimento do País, continuará em franca expansão em 2008.” A afirmação foi feita no pronunciamento do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, no seminário “Brasil de Amanhã – Olhares sobre 2008”, promovido pelo Instituto Amanhã e que ocorreu nesta quarta-feira (05), em Porto Alegre. Lemos foi um dos palestrantes do evento com o tema “O Papel do Crédito no Crescimento Econômico”.

Para o executivo, o Brasil alcançou a maturidade econômica, pois não se discute mais a questão inflacionária, mas sim investimentos em infraestrutura, como em energia e em estradas, tão necessários para manter o nível de crescimento. “O controle inflacionário, além de uma conquista, já é um patrimônio da sociedade brasileira”, afirmou. Ele enfatizou que, atualmente, os juros básicos estão no menor patamar histórico, seguindo a política de metas de inflação. “O crescimento econômico em 2008”, prevê Lemos, “se manterá sustentado, principalmente, em função da demanda interna, aproveitando a tendência das empresas e famílias em investir e dos bancos em emprestar”.

De acordo com o presidente do Banrisul, as instituições financeiras brasileiras são muito competentes e reconhecidas internacionalmente pela capacidade de avaliar o risco do crédito e de financiar a produção e o consumo. “Os bancos estão extremamente capitalizados e a perspectiva para esse ano é de um aumento no crédito, com destaque para o imobiliário, que representa, hoje, apenas 1,7% do PIB nacional”. Lemos acredita que, nesse mesmo sentido, há grande expectativa de uma expansão do agronegócio gaúcho.

Como exemplo, citou o caso do Banrisul que, em 2007, teve um incremento de 43,8% no saldo das operações de crédito para pessoa jurídica em comparação com o ano anterior, atingindo o valor de R$ 2,8 bilhões. “Em relação à inadimplência, o Banrisul apresenta excelente qualidade da sua carteira de crédito que, frente ao crescimento de 26,2% no volume de operações, registrou um índice de 3,7% em dezembro de 2007, redução de 24,5% sobre dezembro de 2006”. Ele disse que, quanto ao crédito destinado à pessoa física, o Banco orienta aos seus clientes utilizarem com moderação e planejamento, segundo as condições financeiras de cada correntista.


Assessoria de Imprensa Banrisul
Fones: 51/3215-2883 e 3215-3607
E mail: imprensa@banrisul.com.br
Site: www.banrisul.com.br

Para acessar o PDF, clique aqui.