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Perfil Corporativo

Fundada em 1948, a Bombril S.A., “Bombril” ou “Companhia”, que começou fabricando lã de aço, orgulha-se de ter conquistado a posição de maior Companhia de soluções de limpeza do Brasil. A Companhia desenvolve produtos em diversas categorias como lã e palha de aço, esponjas sintéticas, detergentes, sabão em barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, amaciantes, lava-roupas líquidos, facilitadores de passar roupa, sachês perfumados e desodorizadores de ambiente. Suas 18 marcas são responsáveis por um portfólio de mais de 190 itens encontrados nas prateleiras dos supermercados.

Com três complexos industriais – Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (MG) –, onde são fabricadas anualmente cerca de 250 mil toneladas de produtos, a Bombril conta hoje com mais de 2.400 funcionários. Uma vez completada a atividade industrial, as marcas da Companhia seguem para inúmeros pontos de venda em todo o país, o que faz com que a empresa esteja presente em mais de 90% dos lares brasileiros.

A credibilidade atestada pelos seus consumidores faz da Bombril líder absoluta em vários segmentos. Isto porque é uma empresa que evolui sobre uma base sólida. Seu crescimento é focado no futuro no trabalho em conjunto com parceiros e colaboradores. Essa natureza de cooperação se estende a tudo que faz, dos produtos que concebe aos relacionamentos que constrói.

A Bombril fala abertamente com o público, usando uma comunicação direta, espontânea e sincera. Prova disso é a campanha que está no ar há mais de 30 anos com o garoto-propaganda da lã de aço Bombril, um dos personagens mais marcantes e queridos da história da publicidade brasileira. Não é à toa que foi considerada a Marca do Século. Este reconhecimento veio em 1999, de um time de estrelas de propaganda e marketing, que elegeu as 21 marcas mais prestigiadas por consumidores de todos o país. Destas, apenas quatro entre elas, a Bombril foram criadas e desenvolvidas no Brasil.

Histórico

1948/1959

Em 14 de janeiro de 1948, Roberto Sampaio Ferreira fundou a Abrasivos Bombril Ltda, inspirando-se em um novo produto fabricado nos Estados Unidos: a lã de aço. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, ficando conhecido como “1001 utilidades”. Por isso, somente naquele ano, foram vendidas 48 mil unidades. Nos anos 50, a empresa patrocinou o Circo Bombril, na TV Tupi, com apresentação de Walter Stuart, pai do cineasta Adriano Stuart, e tinha como garota propaganda Elisabeth Darci, mãe do comentarista esportivo Silvio Luiz.

1961/1973

Em 1961, a Bombril incorpora a Companhia de Produtos Químicos Fábrica Belém, detentora das marcas Sapólio e Radium, de saponáceos em pedra passando a desenvolver e aprimorar a linha Sapólio Radium, incluindo uma versão cremosa. Quando foi lançado no Brasil, o produto só existia em três países europeus: França, Holanda e Bélgica. Em 1972, a Bombril incorpora a Indústria de Lã de Aço Mimosa Ltda., do Rio de Janeiro. No ano seguinte, foi a vez da Q‘Lustro, empresa que detinha aproximadamente 25% do mercado nacional de lã de aço.

1976

A Bombril muda sua linha de produção, do Brooklin, em São Paulo, para a uma nova e moderna fábrica na Via Anchieta, em São Bernardo do Campo. Sempre renovando e acompanhando as novas tecnologias, a Unidade continua até hoje como a grande casa da Bombril.

1978/1982

Em 1978, a Bombril lança o detergente Limpol. Na seqüência, vieram os desinfetantes (Pinho e Kalipto), os amoniacados (Fort) e os plásticos (embalagens de lixo e esponja de espuma). No mesmo ano é criada a figura do Garoto Bombril, representada pelo ator Carlos Moreno, e as vendas da Lã de Aço Bombril chegam à marca de 420 milhões de unidades. Em 1981, morre Roberto Sampaio Ferreira, o fundador da Bombril e, em 1º de Junho de 1982, é constituída a Bombril Indústria e Comércio LTDA.

1983/1987

A Bombril Química, em Simões Filho (BA), é inaugurada em 1983 e são lançados o Amaciante Mon Bijou e a Esponja de Lã de Aço Bombril numa versão com sabão. No ano seguinte, é inaugurada a Bombril Nordeste, em Recife (PE) e a razão social muda para Bombril S.A., passando a ter ações negociadas na Bolsa de Valores. Em 1987, é a vez da Bombril Minas, em Sete Lagoas (MG), começar suas atividades.

1990/1993

O grupo italiano Ferruzzi adquire 2/3 das ações da Bombril em 1990. Em 1991, também a Cragnotti & Partners obtém o controle acionário da Bombril. Em 1992, sai de linha a Esponja de Lã de Aço Bombril com sabão. Em setembro de 1993, a empresa entra no mercado de Sabão em Pó com o lançamento do Quanto e aumenta sua atuação neste segmento com a consolidação da compra da Orniex.

1994/1996

Em 1994, é consolidada uma aliança estratégica com o grupo Henkel e acordo de transferência de tecnologia para a produção de sabão em pó. Ainda neste ano, a aquisição da Vieira Garcez Química, de Salvador (BA), fabricante de sabão em barra, proporciona o lançamento do Sabão Limpol. No ano seguinte, a Henkel assume 25% das ações da Bombril. Mas em 1996, essa porcentagem de ações volta para o grupo Cragnotti & Partners. Também neste ano, a empresa vende para a norte-americana Procter & Gamble, duas fábricas de sabões em pó, saindo de linha o Sabão em Pó Quanto e o Sabão Limpol. Em setembro de 1996, é lançado o Amaciante Mon Bijou de 2 litros, e a Bombril se consolida como a pioneira nesta novidade ‘tamanho família’.

1998

A Bombril completa 50 anos de vida com a mudança da razão social para Bombril S.A. acompanhada de vários lançamentos:

  • As versões: Natural e tamanho família (1 litro) do Detergente Limpol, há 15 anos líder de mercado;
  • As embalagens diferenciadas do Sapólios Radium Cremoso, Pó e Pedra;
  • Os Limpadores Bombril Multi Uso e Bombril Multi-Limpeza, o Bombril Esponja Sintética e o Detergente Limpol Gel;
  • A fragrância Herbal de Kalipto;
  • A embalagem de Pinho Bril, versão 1 litro; e
  • Os rótulos do Amaciante Mon Bijou com lindos bebês.

Em 30 de abril, a empresa ganha sua página na internet com o endereço http://www.bombril.com.br. No mês seguinte, é inaugurada a fábrica de detergentes, desinfetantes e amaciantes dentro da sua unidade em Abreu e Lima, cidade próxima a Recife (PE). O Amoniacado Fort sai de linha. Ainda neste ano, a marca Bombril foi apontada pela Pesquisa Top of Mind realizada todo ano pelo Datafolha, como a marca brasileira mais lembrada quando se pergunta "Qual é a primeira marca que vem à cabeça?". Segundo o "Guia Exame de 1998" a Bombril está entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no país, resultado de fortes investimentos voltados na área de Recursos Humanos.

1999

Cresce a participação de produtos da empresa em diversos segmentos. Vários são os lançamentos e inovações:

  • Em maio, é lançado o detergente Limpol Gel Antibactéria com Triclosan;
  • O carro-chefe da empresa, a Lã de Aço Bombril, ganha novo visual;
  • Lançadas duas novas fragrâncias para a linha Kalipto: Marine e Lavanda;
  • Entram ao mercado Bombril Luxo, Palha de Aço Bombril Mágica, Limpadores Perfumados Bombril, Limpador Desinfetante Gel Clorado Bombril, Limpa Limo Bombril, Desengordurante Bombril e Limpador Limpeza Pesada Bombril 2 litros;
  • A empresa entra no mercado de água sanitária e alvejantes; e
  • Bombril é eleita a 9ª marca mais lembrada pela revista Exame.

A Bombril ganha os prêmios Prata e Festival (Bronze) na categoria Material de Comunicação com Públicos Internos e Intermediários do Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, da revista About pelas peças Prepare-se para mergulhar nas vendas para o lançamento de Pinho Bril Marine, e As panelas do Brasil inteiro já estão comemorando, para a nova embalagem de Bombril. A marca Bombril é considerada a Marca do Século. Este reconhecimento veio de um time de estrelas de Propaganda e Marketing, que elegeu as 21 marcas mais prestigiadas pelos consumidores brasileiros neste século. Destas, apenas 4 entre elas, a Bombril foram criadas e desenvolvidas no Brasil.

2000

Neste ano, duas promoções conquistam o consumidor Bombril:

  • Em abril, a promoção "Família Premiada" sorteia vários prêmios, dentre eles, anéis de Brilhante e uma casa, no Programa da Hebe Camargo, veiculado no SBT;
  • De julho a setembro, a promoção "Bombril conquistando Corações por todo Brasil", premia os consumidores que juntaram 4 embalagens da Lã de Aço Bombril e pagaram R$ 5,00 com uma correntinha com pingente banhados à ouro;
  • Vários produtos são relançados com novidades;
  • O Limpol ganha nova fórmula e novo visual;
  • O Amaciante Mon Bijou traz um conceito inovador ao mercado, o de Amaciante com Facilitador de Passar Roupas, e criado novos perfumes, frascos e rótulos;
  • Os Limpadores Perfumados são relançados com novos rótulos; e
  • É lançada a Esponja Sintética Multi Uso II.

2001

A Bombril firma contrato licenciado com o Instituto Ayrton Senna. As embalagens do Pinho Bril são impressas a partir de março com o personagem Senninha. Todos os recursos oriundos deste contrato são destinados aos programas sociais apoiados pelo Instituto.

2002

A Bombril inicia o ano como patrocinadora de um dos programas de maior audiência da televisão brasileira, o ‘Big Brother Brasil’. Em março, realiza a Convenção de Vendas com o tema "Big Brother Bombril de olho no mercado", com o lançamento de vários produtos desenvolvidos com a mais alta tecnologia e conceitos baseados em pesquisas com consumidores.

Vários produtos são relançados com novidades:

  • Facilitador de Passar Mon Bijou Spray Pureza;
  • Mon Bijou Sachet Pureza;
  • Pinho Bril Spray com embalagem gatilho e refil;
  • A linha Pratice de Limpadores com Pratice Paninhos de Limpeza com Multi-Uso, Pratice Limpador 2 em 1 gatilho e refil, Pratice Limpeza Pesada, Pratice Desengordurante, Pratice Gel Clorado, Pratice Multi-Uso e Pratice Limpador Perfumado em quatro versões: Flores Frescas, Brisa Suave, Brisa do Mar e Frescor da Montanha;
  • Cinco fragrâncias da categoria de Desodorizadores da marca No Ar: Frescor Natural, Cheiro de Montanha, Ramos de Lavanda, Essências do Oriente e Pétalas de Jasmim;
  • Atendendo às tendências do mercado consumidor, após todos estes lançamentos de março, a Bombril, lança mais uma gama de produtos;
  • Inseticida Atak nas versões Multiinseticida; Mata Moscas e Mosquitos e Mata Baratas;
  • Pratice Álcool em Gel nas fragrâncias Neutro, Lavanda e Marine;
  • Panos de Limpeza Bombril: Pequenas Superfícies, Grandes Superfícies e Multiuso;
  • Duas versões para o Sapólio Radium Cremoso: Bouquet e Lavanda;
  • Esponja Sintética Bombril Banheiro;
  • O Detergente Limpol com Glicerina, testado e aprovado por dermatologistas; e
  • O Amaciante Mon Bijou ganha um afinamento em sua fórmula, e traz mais conforto ao consumidor no momento da diluição, deixando as roupas mais macias.

Todos os lançamentos são constatados pelo consumidor, em primeira mão, pelo Informativo "Bombril & Você", que dá dicas de limpeza, entre outras informações, e é enviado nos meses de março e setembro. O site Bombril concorre, em 2002, ao título de melhor site da Internet Brasileira e fica entre os TOP 10 do Prêmio iBest. Em agosto, a empresa inicia o Patrocínio do Santos F. C. e a fábrica Bombril Anchieta, ganha em outubro, novo visual. Em novembro, é colocada à disposição de seus colaboradores uma Lojinha de Vendas de Produtos Bombril. A marca também entra na guerra contra a dengue, desenvolvendo um folheto explicativo contra o mosquito para distribuição interna.

2003

É lançada a Esponja de Lã de Aço Bombril Fácil, com embalagem moderna e tamanho reduzido do original, facilitando ainda mais a limpeza. Em abril, versão tradicional do produto atinge a marca de 77 milhões de saquinhos vendidos e, no mês seguinte, bate o recorde com o número 79 milhões.

O Amaciante Mon Bijou e o Pinho Bril ganham rótulos mais modernos e com cores mais fortes. As Esponjas Sintéticas surgem em novas embalagens e passam a chamar Multiuso, Multiuso Formato Anatômico, Antiaderente, todas na versão Grátis 1 e Banheiro.

São lançadas várias Promoções para os consumidores Bombril:

  • A "Promoção 1001 Prêmios", que disponibilizou 800 vales brindes na embalagens de Lãs de Aço Bombril e Bombril Luxo. Os prêmios foram: 400 bicicletas, 200 CDs Players, 100 Fogões e 100 Microondas. E, enviando três embalagens de qualquer produto da Promoção (Lãs de Aço Bombril e Bombril Luxo, Esponjas Sintéticas Bombril e Paninhos de Limpeza Bombril), os consumidores concorriam a vários prêmios como casas e carros;
  • O concurso “Bombril cuida da sua casa e de você também", que deu vários prêmios, entre eles, tratamentos de beleza e uma viagem para Porto Seguro (BA); e
  • Em "Bombril por toda sua casa", o consumidor que comprava duas Lãs de Aço Bombril mais uma determinada quantia de produtos Bombril ganhava outro produto.
  • Para os Internautas, a Bombril oferece as seguintes novidades:
  • "Concurso Cultural Mascote do Santos", que ofereceu 50 Mascotes do time;
  • "Concurso Cultural Bombril e Panex", que deu cinco conjuntos de panelas "Day By Day";
  • Concurso Cultural "Dia Internacional da Mulher", que premiou com uma calcinha e uma Lã de Aço Bombril as 100 primeiras internautas que responderam à pergunta "Qual o produto que tem 1001 utilidades?”;
  • O "Concurso Cultural Dia dos Namorados", que premiou os autores das trinta melhores frases para a pergunta "Por que Bombril é bom a dois"? com uma calcinha e uma cueca exclusiva da Bombril; e
  • O "Concurso Cultural Gol 1001", que deu uma camisa oficial do Santos F.C. aos internautas que acertaram o nome do jogador que fez o Gol número 1001 do clube.

2005

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde está instalada em 2005 a Bombril cria o Programa 1001 Oportunidades Bombril, programa de apoio a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda que freqüentem escolas da rede pública, para desenvolvimento de atividades lúdicas, reforço escolar e preparo para o mundo do trabalho.

Neste mesmo ano em parceria com a Prefeitura e Olinda (PE), nasce o Programa Viva Mulher, voltado ao atendimento psicológico, social e jurídico a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Só em seu primeiro ano foram atendidas mais de 1.500 mulheres.

Em outubro, o Conjunto Nacional e a cidade de São Paulo ganha um presente: o Cine Bombril. É um espaço diferenciado, em que o nome e o espírito Bombril vão muito além de sua utilização para identificação de um conjunto de salas de cinema. O contato do consumidor com a marca saiu da esfera dos produtos para a casa e passou a um outro plano, o da atividade cultural, integradora.

2006

Em 2006, outro marco na história da Bombril, Ronaldo Sampaio Ferreira, assume o controle da Companhia, que passa a vislumbrar um futuro mais vencedor, resgatando os ideais pioneiros de sucesso do seu pai, fundador da BOMBRIL, Roberto Sampaio Ferreira.

A pedido do público, ele está de volta. Carlinhos Moreno, o Garoto Bombril, faz um retorno triunfal e prova mais uma vez que é o garoto-propaganda mais querido do Brasil.

As consumidoras declaram que o Carlos Moreno faz parte da Cultura Brasileira, onde os fatos ao longo dos anos permitem entender uma parte da história do Brasil.

O Carlinhos entrou nas casas pedindo licença e hoje faz parte da vida das famílias brasileiras, é um companheiro, um amigo.

Neste mesmo ano, a empresa é eleita uma das 100 melhores do Brasil para trabalhar, segundo o Great Place to Work Institute.

2007

A Bombril e o Santos Futebol Clube retomaram a parceria que levou a agremiação às grandes conquistas. Este patrocínio dá direito a colocação da logomarca nas mangas das camisas.

Em 2002 a Bombril patrocinou o Santos FC, onde conquistaram juntos dois campeonatos brasileiros (2002 e 2004). Em 2007 o Santos conquistou o Bicampeonato Paulista, foi Vice-campeão Brasileiro e teve direito a disputa da taça Libertadores da America de 2008, além de conquistar 2 Prêmios corporativos “Prêmio Marketing Best” e “Prêmio Mario Henrique”.

Com o objetivo de ampliar ainda mais sua presença no marketing esportivo, a Bombril patrocina a Stock Car, Felipe Maluhy e Tarso Marques são os pilotos que recebem o benefício da empresa e disputam a Copa Nextel Stock Car 2007.

A principal "estrela" do mercado de lã de aço brasileiro voltou às telas de TV nesse ano para brilhar ao lado de ícones nacionalmente conhecidos. Por meio de uma campanha publicitária inusitada, os telespectadores de todo o Brasil, voltaram a assistir às marcantes atuações de Carlos Moreno, ao interpretar Charlie Chaplin e junta-se ao cantor Nelson Ned e ao atleta do século, Pelé, para divulgar o conceito da campanha “Tudo passa. Só Bombril fica. Ninguém passa sem Bombril”.

Mon Bijou com um dos galãs mais amados do Brasil, Reynaldo Gianecchini contracena com o garoto-propaganda de maior sucesso de todos os tempos, ao som de Wando firmando o conceito "Me aperta, me cheira, me chama de Mon Bijou".

Na Bahia fomos eleitos "Top of Hearth Bahia 2007", sendo a marca do coração no seguimento Lã de Aço.

Ainda no Nordeste, O Jornal Diário de Pernambuco apontou o Limpol uma das "Marcas que eu mais gosto 2007" e "Marca Destaque de 2007" por 85% das donas de casa pesquisadas.

Os 30 anos do garoto propaganda mais famoso do Brasil foi comemorado com a publicação do livro "Eterno – 1001 Anúncios da Bombril".

Conquistamos duas posições de grande valor na 5º edição da pesquisa "Empresas que mais respeitam o consumidor", realizada pela revista Consumidor Moderno: 1º Lugar na categoria Higiene de Casa, o dobro do percentual de 2006; 3º Lugar em Respeitabilidade, na categoria Bens e Consumo.

Nesse foi iniciado um trabalho de revitalização de marcas e lançamentos de produtos. O resultado disso é que a empresa encerrou o ano com 73 novos itens e outros 72 que passaram por alguma reformulação de marca, embalagens etc. Evoluindo em áreas de atuação, com as linhas Fort (inseticidas e repelentes), Limpex (panos de limpeza) e Prá-Lixo (sacos de lixo), estamos presente num total de 22 categorias de mercado com 17 marcas e 183 itens.

2008

Neste ano, a Bombril comemora 60 anos e o ano começa com o pé direito, com o retorno de Limpol a mídia, novos lançamentos e perspectivas de um futuro recheado de sucesso e inovações. No entanto, não são apenas os investimentos e os produtos que fazem da Bombril um ícone, mas sim o respeito que, desde o início, a empresa tratou seus funcionários e consumidores, fazendo deles parte integrante de uma grande família.

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