Notícias da CEMAR

Acidente com quebra de poste na estrada da Raposa provoca falta de energia elétrica em três municípios da Ilha.

Às 4 horas e 10 minutos da madrugada de hoje, 28, o condutor de um veiculo Strada da cor preta, bateu em um poste na entrada da Praia da Maria Pandu, na estada da Raposa. Com o impacto o poste foi arrancado do lugar, deixando sem energia mais de 12 mil unidades consumidoras.

Os municípios atingidos foram: São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Equipes de plantão da CEMAR foram mobilizadas e o reestabelecimento de energia foi feito ainda na madrugada, às 05 horas e 14 minutos a energia já estava reestabelecida.

No período das chuvas o trânsito fica um pouco mais conturbado e a atenção de todos deve ser redobrada. A CEMAR alerta para um perigo que pode ser facilmente evitado: as colisões de carros nos postes da rede elétrica. Para se ter uma ideia, somente no ano de 2011, foram registradas 1.580 acidentes com quebra de postes, em todo o Maranhão.

Essas colisões, além de comprometer a rede elétrica e causar desconforto a vários clientes (por conta da falta da energia elétrica). Em caso de batidas em poste, a CEMAR orienta à população que nunca se aproxime de fios e cabos partidos.

Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica. A CEMAR tem intensificado as ações educativas em diversas instituições e comunidades sobre o uso seguro da energia elétrica, onde também alertamos sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.

Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a CEMAR instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes - atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia, cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes).

No Maranhão, de janeiro a fevereiro de 2012 foram registrados 340 acidentes desta natureza contra 249 no mesmo período de 2011.

Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta à população que ligue para o número 116 e informe o local com ponto de referencia. A CEMAR dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas.

Assessoria de Imprensa da CEMAR

Última Atualização em 28 de março de 2012
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