Notícias da CEMAR

Caravana da Economia beneficiou mais de 10 mil pessoas no Estado

Do início de 2011 até março de 2012 a Caravana da Economia trocou mais de 8 mil geladeiras e 28 mil lâmpadas em todo o Maranhão.

O mês de março encerrou mais uma etapa do Projeto Caravana da Economia, que promoveu troca gratuita de geladeiras velhas (que gastam muita energia) por geladeiras novas e mais econômicas (com selo PROCEL - Categoria A). Desde o início do Programa, em 2007, foram trocadas quase 25 mil geladeiras em 41 municípios maranhenses e vários bairros de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

Projetos como o Caravana da Economia fazem parte do compromisso de todas as concessionárias de energia elétrica do País que, desde 2000, atendem à Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, que determina que as concessionárias devem investir 1% de sua receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética (PEE) e em Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). No caso da CEMAR, o Caravana da Economia faz parte Programa de Eficiência Energética, que desenvolve também outras ações e promove o uso racional da energia. O objetivo principal é evitar o desperdício de energia elétrica e diminuir impactos ambientais.

Para participar do Programa é necessário o cliente atender aos pré-requisitos e fazer o cadastro nos locais e datas divulgados nos veículos de comunicação e por meio do site da CEMAR. Depois, agentes da CEMAR realizam visitas técnicas para avaliar as geladeiras de cada inscrito. As geladeiras em pior estado são trocadas por geladeiras novas com selo A do PROCEL. No momento da visita os mesmos agentes dão orientações sobre o uso racional e economia de energia e realizam a troca gratuita de lâmpadas incandescente (que gastam mais) por fluorescentes (mais econômicas).

Do início de 2011 a março de 2012, foram trocadas mais de 8 mil geladeiras velhas por novas e também mais de 28 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Além disso, mais de 30 mil cartilhas educativas sobre uso consciente da energia elétrica foram entregues para as famílias visitadas.

Neste mesmo período foram 22 eventos na Grande de São Luís e outros 22 no Interior do Estado. Ao todo mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas nos municípios de Presidente Sarney, Chapadinha, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Arame, Lago da Pedra, Dom Pedro, Tuntum, Colinas, Alcantara, Mirador, Bom Jardim, São Luís, Bacabal, Timon, Caxias, Raposa, Codó, Açailândia, Imperatriz, Balsas e Santa Luzia do Paruá.

Para José Carlos Nascimento, Gerente de Planejamento da CEMAR, o Caravana da Economia já se consolidou como uma iniciativa de sucesso no que diz respeito à responsabilidade social. “O Caravana contribui para a economia de energia e redução do valor da conta de clientes Baixa Renda, além de também contribuir com o meio ambiente, quando promove o descarte apropriado e responsável dos eletrodomésticos velhos”, comenta José Carlos.

Para serem selecionados, os clientes devem obedecer aos seguintes critérios:

Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda

  • Possuir uma geladeira velha em funcionamento
  • Ser o titular da conta de energia
  • Estar em dia com o pagamento da conta de energia
  • Em São Luís: é necessário morar no bairro contemplado
  • Outros municípios: é necessário morar no município onde for feito o cadastro

Assessoria de Imprensa da CEMAR

Última Atualização em 3 de abril de 2012
'