Um dos maiores grupos de infraestrutura e logística intermodal do Brasil

A EcoRodovias investe no presente e no futuro, garantindo exportação,
importação e a circulação de bens para o mercado interno.

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Diretoria e Conselho de Administração

Conselho de Administração

O conselho de administração é composto por nove membros (três deles independentes). Durante seu processo de avaliação anual, o conselho reavaliará se o número de membros está adequado às demandas feitas ao órgão. O conselho reúne-se bimestralmente e, em linhas gerais, fixa as diretrizes estratégicas, monitora os executivos e avalia o desempenho da empresa. Além das suas atribuições legais, ele é responsável pela aprovação das principais decisões de investimento da companhia.

A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição dos membros eleitos do Conselho de Administração:

Nome Posições Data de Eleição
Marco Antônio Cassou Presidente 18.04.2018
Alberto Rubegni Conselheiro Efetivo 18.04.2018
Beniamino Gavio Conselheiro Efetivo 18.04.2018
Cesar Beltrão de Almeida Conselheiro Efetivo 18.04.2018
João Alberto Gomes Bernacchio Conselheiro Efetivo 18.04.2018
Juan Angoitia Grijalba Conselheiro Efetivo 16.04.2019
Jorge Alberto Eduardo Fergie Corser* Conselheiro Efetivo 13.09.2019
Ricardo Baldin* Conselheiro Efetivo 18.04.2018
Ricardo Bisordi de Oliveira Lima* Conselheiro Efetivo 13.09.2019
Eros Gradowski Junior Conselheiro Suplente 18.04.2018
Luís Miguel Dias da Silva Santos Conselheiro Suplente 16.04.2019
Umberto Tosoni Conselheiro Suplente 13.09.2019

(*) Conselheiro independente: A escolha dos conselheiros independentes tem como parâmetro os critérios recomendados pelo IBGC

Seguem abaixo breves informações biográficas dos membros do Conselho de Administração da Companhia:

Marco Antonio Cassou, brasileiro, tem formação acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Administração pela Stanford University (Califórnia, EUA). Foi gerente de Produção da Alusan Indústrias Químicas; gerente de Produção da EBEC Engenharia Brasileira de Construções; engenheiro civil, co-responsável técnico, diretor comercial e presidente da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções; diretor administrativo e financeiro e presidente da Britanite Indústrias Químicas; diretor administrativo e financeiro da Rochesa Tintas e Vernizes e presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Paraná. Membro do conselho de administração do Grupo CR Almeida.

Alberto Rubegni, Formação acadêmica em Engenharia civil. O Sr. Alberto foi Diretor Presidente da Impregilo S.p.A. de 2007 a 2012, ocupando hoje o cargo de Diretor Presidente da ASTM S.p.A. e da Itinera S.p.A. É membro do conselho de administração das seguintes empresas: Argo Finanziaria S.p.A.; BREBEMI S.p.A.; Autostrade Lombarde S.p.A.; Tangenziale Esterna S.p.A.; Sina S.p.A; e Baglietto S.p.A., empresas dos setores de infraestrutura, logística e náutico.

Beniamino Gavio, Formação acadêmica em Economia pela Universidade de Kensington, Calofornia. O Sr. Beniamino é Diretor das seguintes empresas: Cerri Cantieri Navali S.p.A.; Flaminia di Gavio Beniamino & C. S.a.s.; Gavio e Torti Casa di Spedizione S.p.A.; IMCO Progetti e Construzioni S.r.l.; PCA S.p.A.; Interstrade S.p.A.; e SIAS S.p.A. - Società Iniziative Autostradali e Servizi. É presidente do conselho de Administração das seguintes empresas: Argo Finanziaria S.p.A.; Aurelia S.r.l.; Baglietto S.p.A.; Interstrade S.p.A.; e SEA Segnaletica Stradale S.p.A., empresas dos setores de infraestrutura, logística, financeiro e náutico.

Cesar Beltrão de Almeida, brasileiro, tem formação acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação no MBA Executivo da Fundação Getulio Vargas em Team Management. Foi engenheiro civil, Diretor de Apoio a Presidência, Diretor Financeiro e Diretor Superintendente Administrativo Financeiro da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções. Atualmente é Sócio-Fundador da Prospecta Fomento Mercantil S.A e Procrédito Consultoria e Assessoria Financeira Ltda e Sócio-Gerente do Grupo Pater (CBB Asfaltos, Tb Transportes e Bosca Asfaltos). É membro do Conselho de Administração do Grupo CR Almeida e desde 2009 é membro do Conselho de Administração da EcoRodovias.

João Alberto Gomes Bernacchio, brasileiro, tem formação acadêmica em Administração de Empresas pela FAAP. Foi diretor de underwriting e emissões globais de ADR’s do Citibank N.A.; diretor de Investimentos do Banco Schain Cury S.A.; presidente da ABAMEC (Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais-SP) e vice-presidente da ABAMEC Nacional; membro do conselho de ética do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores). Atualmente é do conselho superior de auto-regulação da ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), do subgrupo de trabalho4 do Banco Central do Brasilpara Assuntos Financeiros do Mercosul, diretor de mercado de capitais do IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças). É diretor de administração e finanças Grupo CR Almeida desde 1998.

Juan Angoitia Grijalba, formação acadêmica em administração de empresas. O Sr. Juan faz parte da empresa Ardian desde 2013 como Diretor Geral. Anteriormente, trabalhou por 05 (cinco) anos na Citi Infrastructure Investors (CII) como Investment Principal, com sede em Londres. Antes da CII, Juan Angoitia trabalhou dez anos no Grupo Ferrovial, S.A. Iniciou sua carreira na Cintra como parte de sua equipe de pedágios rodoviários e aeroportos. Ele tem mais de 20 anos de experiência no setor de infraestrutura.

Jorge Alberto Eduardo Fergie Corser, Venezuelano, engenheiro e mestre em Engenharia Industrial pela Stanford University (Califórnia, EUA). Foi Diretor Executivo da KKR entre 2013 e 2018 e sócio da McKinsey & Company por aproximadamente 30 anos (de 1984 a 2013). Fundou a Nimax Capital em 2018 (consultoria em gestão empresarial e investimentos) e atualmente é Membro do Conselho de Administração da Monterra (companhia investida da KKR), Advisory Board Member da Afiniti (companhia de inteligência artificial baseada em Washington D.C.), Starboard (companhia de investimentos sediada em São Paulo), UP Offshore (companhia de logística brasileira) e I4 PRO (companhia brasileira de softwares).

Ricardo Baldin, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 1978, concluiu curso de Especialização em Finanças na Fundação Dom Cabral (balanced Scorecard) em 2006, e Administração Executiva na Fundação Getúlio Vargas (FGV CEO International) em 2007. Atualmente é sócio da RMB Assessoria e Consultoria Empresarial, de 2016 a 2017 atuou como Diretor de Controladoria, Gestão de Riscos, Integridade e Tecnologia no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, de 2009 a 2015 atuou como Chief Audit Executive do banco Itaú Unibanco S.A., de 1977 a 2009 trabalhou na PWC, tendo deixado a instituição como Partner e Head da Prática de Financial Services.

Ricardo Bisordi de Oliveira Lima, Brasileiro, tem formação acadêmica em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Controladoria, Contabilidade e Administração Financeira na EPGE da FGV-RJ e em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia (Berkeley, EUA). O Sr. Ricardo Bisordi tem mais de 25 anos de experiência como executivo em companhias dos setores de infraestrutura (rodovias, aeroportos e portos), óleo e gás, e varejo. O Sr. Bisordi foi Diretor de Negócios da CCR (de 2015 a 2018), Diretor não Estatutário de Negócios da CCR (de 2013 a 2015) e atuou como Sócio-Presidente da Gestora de Fundos Angra Infraestrutura (de 2008 a 2012).

Eros Gradowski Junior, Brasileiro, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1986, com habilitação específica em criminologia, Direito Penal Executivo e Direito Penal Econômico, pós-graduado pela PUC -PR em 1990, didática do ensino superior de direito, professor de direito civil e comercial na PUC-PR de 1989/2001, professor da Escola Paranaense de Magistratura de 1995/1997 nas mesmas cadeiras, advogado militante na Justiça Estadual e Federal do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Amapá.

Luís Miguel Dias da Silva Santos, formação acadêmica em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa (Portugal). Foi Conselheiro e diretor Financeiro do Grupo Somague em Portugal e, posteriormente diretor de investimentos internacionais da Sacyr, em Espanha, até 2007. De 2007 a 2016 foi Conselheiro e diretor financeiro do grupo português SGC, tendo sido igualmente nesse período, após 2011, Presidente do Conselho de Administração da locadora Unidas, SA, no Brasil. Conselheiro desde 2016 passou em Janeiro de 2017 a Diretor Presidente da Ascendi, SGPS, SA, sociedade portuguesa detentora de participações de controle num portfólio de 6 concessões de rodovias em Portugal. A Ascendi SGPS, SA é controlada pela Ardian (França) que detém indiretamente uma participação na Ecorodovias. Em Portugal, atuou em empresas do terceiro setor, como membro do conselho de administração: Ascendi Invest, S.A., Ascendi Comunicação, S.A., Via Verde Portugal - Gestão de Sistemas Electrónicos De Cobrança S.A., Ascendi Igi, Inovação e Gestão De Infra-Estruturas, S.A., B4A Consultoria E Gestão S A; como Presidente: Ascendi Operadora Pi Operação e Manutenção Rodoviária S A., Ascendi Pinhal Interior Estradas do Pinhal Interior S A., Ascendi O&M, S.A., Ascendi Pt Sgps, S.A., Ascendi, Sgps, S.A., Ascendi Operadora Gl - Operação e Manutenção Rodoviária S A., Ascendi Operadora Gp Operação e Manutenção Rodoviária S A., Ascendi Operadora Bla Operação E Manutenção Rodoviária Sa., Ascendi Operadora Cp, Operação e Manutenção, Rodoviária, S.A., Ascendi Operadora Nt - Operação E Manutenção Rodoviária, S.A. Ascendi Grande Lisboa, Auto Estradas Da Grande Lisboa, S.A., Ascendi Grande Porto, Auto Estradas Do Grande Porto, S.A., Ascendi Beiras Litoral E Alta, Auto Estradas Das Beiras Litoral E Alta, S.A., Ascendi Costa De Prata, Auto Estradas Da Costa De Prata, S.A., Ascendi Norte, Auto-Estradas Do Norte, S.A., Ascendi - Serviços De Assessoria Gestão E Operação S A; Como Vogal na Santa Casa Misericórdia Da Vila Da Chamusca; como Gerente na Pbss - Gestão De Activos e Consultoria Administrativa e de Gestão Lda; e como Sócio Gerente na Galeria Arte S Mamede Ltda.

Umberto Tosoni, Italiano, tem formação acadêmica em Engenharia pela Universidade de Engenharia de Roma Tor Vergata e especialização em Planejamento de Transportes. O Sr. Umberto é diretor da SIAS S.p.A. - Società Iniziative Autostradali e Servizi e CEO (Chief Executive Officer) das empresas SITAF S.p.A., SATAP S.p.A., Autostrada AstiCuneo S.p.A. e SAV S.p.A.

Diretoria Executiva

A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição de cada um dos diretores da Companhia:

Nome Posições Data de Eleição
Marcello Guidotti Diretor Executivo de Finanças, de Relações com Investidores e de Gestão de Pessoas 17.04.2019
Marcelo Lucon Diretor Executivo Jurídico 17.04.2019
Nicolò Caffo Diretor Executivo de Negócios Rodoviários 17.04.2019

Segue abaixo uma breve biografia dos diretores da Companhia:

Marcello Guidotti, italiano, tem formação acadêmica em Economia pela Universitá degli Studi di Bologna (Itália), MBA Executivo pelo Insper e participou em 2014 do Programa Executivo da Universidade de Stanford. Trabalhou na área de administração e finanças em vários projetos de infraestrutura e concessões em países da América Latina. Em 2002, tornou-se diretor administrativo e financeiro e de relações com investidores da Empresa Concessionária de Rodovias do Sul - Ecosul S.A.. Desde 2005 é Diretor Executivo de Finanças da EcoRodovias. Em maio de 2012 passou a acumular o cargo de Diretor Executivo de Relações com Investidores.

Marcelo Lucon Brasileiro, é graduado em Direito pela Universidade São Paulo, possui Mestrado pela Faculdade de Direito da USP e LLm pela Universidade de Londres. Nos últimos 6 anos, ocupou as posições de Gerente e Diretor Jurídico e membro do Conselho de Administração/Fiscal de empresas do Grupo Camargo Correa. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da Alpargatas S/A. Atualmente, ocupa a posição de Diretor Executivo Jurídico da EcoRodovias Infraestrutura e Logística S/A.

Nicolò Caffo: O Sr. Nicolò Caffo é graduado em engenharia civil pela Universidade de Bologna e possui mestrado pelaMassachusetts Institute of Technology - MIT, em administração de empresas. Nos últimos 6 anos ocupouposições de gerente regional da Atlantia, sendo responsável pelos negócios da companhia nos EstadosUnidos e na Polônia, e de gerente de desenvolvimento de negócios tecnológicos da Atlantia. Anteriormente, trabalhou em empresas como Mckinsey & Company, Bank of America Securities e MGE - Matildi General Engineering.

Conselho Fiscal

A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição de cada um dos membros eleitos do Conselho Fiscal para o exercício de 2019:

Nome Posições Data de Eleição
Sérgio Tuffy Sayeg Conselheiro Efetivo 16.04.2019
Paulo Sergio Aldrighi Conselheiro Efetivo 16.04.2019
Luiz Alberto de Castro Falleiros Conselheiro Efetivo 16.04.2019
Ângelo César Cossi Conselheiro Suplente 16.04.2019
José Dimas Gurgel Conselheiro Suplente 16.04.2019
Eduardo Georges Chehab Conselheiro Suplente 16.04.2019

Segue abaixo uma breve biografia dos diretores da Companhia:

Sérgio Tuffy Sayeg: Formado em administração de empresas e pós-graduado em mercado de capitais pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor em cursos de MBA, pós-graduação e educação executiva da Fundação Instituto de Administração - FIA, do Ibmec, do Insper e de entidades do mercado financeiro e de capitais. Qualificado com "Certificação para Conselheiro de Administração por Experiência" e "Certificação para Conselheiro Fiscal por Experiência" pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, "CNPI - Certificação Nacional do Profissional de Investimentos" pela APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e "Certificação Profissional ANBIMA - série 20". Desde 1976, atua nos mercados financeiro, de capitais e corporativo, tendo trabalhado como executivo e diretor no Unibanco, Banco London Multiplic, Banco Safra, Seller DTVM, Banco Fibra, Dresdner Asset Management, Bolsa de Valores de São Paulo, SABESP - Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e FIRB - Financial Investor Relations. Membro do Conselho Fiscal da EcoRodovias Infraestrutura e Logística S.A. (2018 - atual), da CSU CardSystem S.A. (2008 - 2016, 2018 - atual), da Enauta Participações S.A. (2014 - atual), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA MG (2018 - atual) e da Linx S.A. (2018 - atual). Membro dos Comitês de Auditoria Estatutários da São Paulo Turismo S.A. e da Companhia de Engenharia de Tráfego (2018 - atual). Membro especializado do Comitê de Auditoria do Banco GMAC S.A./Chevrolet Serviços Financeiros (2012 - 2018). Conselheiro de Administração da Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. - INVEPAR (2017). Conselheiro Fiscal da Eldorado Brasil Celulose S.A. (2017), da Cia. Providência Indústria e Comércio (2012 - 2015), da Marfrig Global Foods S.A. (2010 e 2012) e da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções (2011 - 2015). Conselheiro de Administração (2007 - 2009) da Lojas Salfer S.A. Membro do Audit Committee Institute da KPMG, do EY Board Members Program e das Comissões de Comunicação e Mercado de Capitais e da Comunidade de Conselheiros Certificados do IBGC. Conselheiro de Administração (2003 - 2008) e vice-presidente da Comissão Internacional do IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores.

Paulo Sergio Aldrighi: O Sr. Paulo Sergio Aldrighi é engenheiro mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, em 1980, com pós-graduação em Administração Financeira pela Faculdade de Administração e Ciências Econômicas Santana, em 1982 e especialização em gestão esportiva, pela Faculdade Trevisan e Brunoro & Cocco, em 2002. Foi assessor do Departamento de Underwriting do Banco Itaú de Investimento S.A. de setembro de 1983 a maio de 1984, onde assessorou a divisão de contratação de operações e, posteriormente, até dezembro de 1985, tornou-se Gerente de Underwriting. Posteriormente, até dezembro de 1991, atuou como Diretor Adjunto do Banco Multiplic S.A. e, de fevereiro de 1992 a janeiro de 1993, como Diretor Adjunto de Investimentos do Banco Investcorp S.A. Entre maio de 1993 a dezembro de 1994, atuou como Diretor Adjunto de Investimentos do Banco Atlantis S.A. Foi Diretor Adjunto de Mercado de Capitais no Banco Fibra S.A. entre janeiro de 1995 e fevereiro de 1999. Entre setembro de 1999 e novembro de 2001, foi Gerente de Corporate Finance no Bank of America Liberal S.A. Em dezembro de 2001, tornou-se consultor independente atuando em consultorias específicas para clubes de futebol profissional, com trabalhos desenvolvidos para a Ponte Preta, como Assessor da Presidência (planejamento e implementação de estratégias de negócios nas áreas de receitas potenciais), para o Coritiba Football Clube (análise do projeto de abertura de capital de empresa esportiva) e o Botafogo Futebol e Regatas (Business Plan das empresas esportivas idealizadas). Entre janeiro de 2004 e janeiro de 2006, foi Superintendente Geral/Liquidante da Bolsa de Valores Regional. Foi Gerente Regional da BM&FBOVESPA entre fevereiro de 2006 e janeiro de 2010. Tornou-se sócio da IGD Express Gráfica Digital Ltda. em março de 2011, permanecendo até julho de 2014. Foi Diretor Superintendente da Dentalmaster Comércio de Planos Odontológicos Ltda. de dezembro de 2014 a setembro de 2017. Atualmente, é consultor na Paldrx Consultoria Ltda. (desde março de 2011) e Superintendente Administrativo da JN Maxi Comércio de Câmbio Ltda. (desde março de 2018.).

Luiz Alberto de Castro Falleiros: O Sr. Luiz Alberto de Castro Falleiros iniciou suas atividades, em março de 1979, na Cotriexport Cia. de Comércio Internacional, em Porto Alegre, na análise e construção de modelos econométricos do comportamento de preços do complexo soja na Chicago Board of Trade. Em março de 1980 foi admitido no Banco Finasa de Investimento S/A como Analista Jr. Em Abril/1981 transferiu-se para o Banco Itaú S/A como Analista de Investimento, acompanhando vários setores e aperfeiçoando-se através da realização de vários cursos voltados para a área. Em Setembro/1984 ingressou na Cia. Suzano de Papel e Celulose, onde atuou como Coordenador de Planejamento Econômico, tendo como atuação a análise de Empresas para investimentos pela Suzano, a projeção do fluxo de caixa da própria Empresa e a assessoria do Gerente Geral no atendimento a analistas de mercado. Transferiu-se para o Banco Multiplic S/A em Maio/1986 como Analista de Investimento, tendo participado ativamente da remodelação das técnicas de análise então adotadas, tendo sido promovido para a Gerência de Underwritng em Setembro/1988. No Underwriting participou de várias operações, sendo que o relacionamento interbancário foi fortemente desenvolvido, além da utilização dos conhecimentos da área de análise. Permaneceu na Instituição até Setembro/1991. Ingressou no Banco ABC-ROMA em Setembro/1991 como Diretor Adjunto de Underwriting, assumindo em julho de 1992 a Diretoria de Investimento, que englobava underwriting e administração de recursos de terceiros. Neste período a Instituição cresceu em ambos os mercados, tendo conquistado um crescimento das carteiras administradas, principalmente junto a Fundações. Entre Setembro de 1996 e Abril de 1997 atuou como consultor na Cavalcante&Associados, escritório de consultoria voltado para as áreas de cursos de finanças e projetos de investimento, custo e reestruturação financeira de empresas. Em maio de 1997 assumiu a Superintendência de Relações com o Mercado na SABESP, tendo como objetivo implementar uma política de abertura da Empresa junto a Investidores e Analistas, tanto no mercado doméstico quanto internacional. Participou ativamente de vários "due diligence" e "road-shows" (E.U.A. e Europa) ocorridos neste período, tendo ainda participado de forma destacada do processo de discussão interna e externa para a admissão do SócioEstratégico na SABESP. Em Maio/1998 transferiu-se para o Banco Real de Investimento S/A, hoje denominado Banco Alfa de Investimento S/A, como Gerente Geral de Corporate Finance sendo que o objetivo aí a originação de negócios para as áreas de Underwriting, Fusões & Aquisições e Project Finance. Em janeiro/99 passou a atuar na Diretoria Comercial, tendo como função a estruturação de operações, a ligação entre as filiais e a matriz no que diz respeito a propostas de crédito desenvolvidas pelas mesmas, e o relacionamento filiais/matriz. Em Abri/2000 fundou a Fasce, empresa de consultoria, e passou a atuar como Conselheiro independente.

Ângelo César Cossi: O Sr. Ângelo César Cossi é economista formado pela Universidade Mackenzie, em 1979. Foi Gerente Departamental do Banco Bradesco de Investimentos S.A. entre 1980 e 1990. Atuou como Diretor Adjunto de Investimentos no Banco Crefisul de Investimentos nos anos de 1990 a 1994. Entre 1994 e 1996, foi Diretor de Investimentos da Síntese Corretora de Valores e Câmbio. Entre 1996 e 2012, atuou como Sócio Diretor do Banco Geração de Investimentos e Geração Corretora de Valores Mobiliários S.A. Atualmente, é sócio da AMC & Sons Empreendimentos Imobiliários (desde 2012).

José Dimas Gurgel: O Sr. José Dimas Gurgel possui especialização em Controladoria pela FGV-SP e atua há 45 (quarenta e cinco) anos em empresa que atua do Brasil e na Argetina no ramo de metalúrgica, metaloquímica, catalisadores automotivos e estacionários, reciclagem, recuperação e redino de metais preciosos. A Empresa possui unidades industriais nas Cidades de Guarulhos, Americana, Manaus e Joinville, mas que ao longo da sua história pertenceu a 3 grupos empresarias internacionais distintos com atuações muito mais ampla nos demais continentes.

Eduardo Georges Chehab: Nos últimos seis anos, atuou como conselheiro de administração, fiscal e consultivo; consultor na implantação de governança corporativa e na melhoria da gestão financeira e lecionado as matérias "Governança Corporativa" e "Finanças Corporativas" em cursos de pós-graduação e MBA. Atualmente é membro do conselho de administração da Tonon Bioenergia (usina de açúcar e álcool) que, depois de um ano de intensas negociações com seus diversos credores, teve o seu plano de recuperação judicial homologado em abril de 2017 e está em verdadeiro processo de recuperação. Foi também membro dos Conselhos Fiscais da Editora do Brasil, da Multiner e da Mesa Participações, além de conselheiro consultivo em uma empresa familiar de capital fechado. Entre 2014 e 2016, foi conselheiro de administração da OSX Brasil e conselheiro fiscal do Banco do Brasil. Anteriormente, trabalhou durante mais de 30 anos no mercado financeiro, tendo sido nos últimos 20 anos, executivo da área de crédito para pessoas jurídicas de médio e grande porte nos bancos ABN AMRO Real e WestLB e diretor de ratings e escore de governança corporativa na Standard & Poor’s.

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