Um dos maiores grupos de infraestrutura e logística intermodal do Brasil

A EcoRodovias investe no presente e no futuro, garantindo exportação,
importação e a circulação de bens para o mercado interno.

Slide 1

Notícias

Projeto Quintais Orgânicos de Frutas da Embrapa, que nunca havia sido estendido às empresas, é implantado na Ecosul (RS)

São Paulo, 28 de outubro de 2008 - Formado por 75 árvores de 15 espécies de frutas, o pomar da Ecosul – Rodovias do Sul, empresa do grupo EcoRodovias, que administra estradas que dão acesso ao porto de Rio Grande, estará disponível a todos os colaboradores a partir do ano que vem. O projeto Quintais Orgânicos de Frutas da Embrapa, premiado por contribuir com a alimentação em áreas rurais, indígenas e urbanas, está sendo estendido pela primeira vez às empresas. A parceria com a Ecosul tem o objetivo de levar o benefício proporcionado pelo consumo de frutas ao ambiente corporativo.

Indispensáveis ao organismo, as frutas são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras e ajudam o organismo a realizar uma série de reações químicas, como eliminar resíduos, radicais livres e prevenir doenças. “Este projeto privilegia os princípios da produção orgânica e proporciona o consumo de frutas variadas durante todo o ano”, explica o coordenador do projeto na Ecosul, Fabrício Rodrigues.

O pomar já está em fase de plantio. Frutas como pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina e limão estarão disponíveis para o consumo in natura e para produção de sucos, geléias e doces. As espécies foram escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e da capacidade de adaptação aos solos e ao clima temperado da região.

O projeto Quintais Orgânicos de Frutas, da Embrapa Clima Temperado, conquistou recentemente o 16° Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Tecnologias Socioambientais, com o case “Quintais orgânicos de frutas: contribuição para a segurança alimentar em áreas rurais, indígenas e urbanas”. A meta para 2008 é a implantação de mais de 200 quintais, chegando ao final do ano com aproximadamente 750 quintais implantados.

Entre as propriedades medicinais das frutas que fazem parte do pomar da Ecosul, a amora-preta é rica em vitamina E, C e substâncias antioxidantes, tem ação diurética, calmante e anti-séptica. A pitanga é rica em fibras insolúveis, que melhoram a função do trato intestinal e auxiliam no combate à gastrenterite. A romã contém tanino e vitaminas A e do complexo B. É indicada no combate da disenteria, da má digestão e de verminoses. A ação da laranja é a mais conhecida. Rica em vitamina B e C, reduz o risco de doenças cardíacas. Essas são algumas das frutas que estarão disponíveis para os colaboradores, como estímulo ao consumo de alimentos saudáveis e do cultivo de uma boa qualidade de vida.

Para visualizar arquivos PDF é necessário ter o plug-in do adobe PDF, caso você ainda não tenha, baixe aqui:

ADOBE HEADER

Destaques


variação
volume