Home > Informações aos Investidores > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

1) Quais são os direitos conferidos pelas ações ordinárias da Estácio Participações?

Cada ação ordinária confere ao respectivo titular direito a um voto nas Assembléias Gerais Ordinárias e Extraordinárias. De acordo com o Estatuto Social da Estácio Participações e com a Lei das Sociedades por Ações, é conferido aos titulares das suas ações ordinárias direito ao recebimento de dividendos ou outras distribuições realizadas relativamente às ações ordinárias na proporção de suas participações no capital social total da Companhia.

No caso de liquidação da Estácio Participações, seus acionistas receberão os pagamentos relativos ao remanescente do seu capital social, na proporção da sua participação no seu capital social. Os acionistas têm direito de preferência na subscrição de novas ações emitidas pela Companhia, conforme conferido pela Lei das Sociedades por Ações, mas não estão obrigados a subscrever futuros aumentos de capital na Estácio Participações caso não o desejem.

As ações ordinárias da Estácio Participações possuem tag-along, que possibilitam aos seus acionistas, na ocasião da venda de seu controle, receber por suas ações 100% do valor pago pelas ações do acionista controlador alienante, nas mesmas condições.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, nem o Estatuto Social da Companhia e nem tampouco as deliberações adotadas pelos acionistas da Estácio Participações em Assembléias Gerais podem privar os acionistas dos seguintes direitos: (i) direito a participar na distribuição dos lucros; (ii) direito a participar, na proporção da sua participação no seu capital social, na distribuição de quaisquer ativos remanescentes na hipótese de liquidação da Companhia; (iii) direito de preferência na subscrição de ações, debêntures conversíveis em ações ou bônus de subscrição, exceto em determinadas circunstâncias previstas na Lei das Sociedades por Ações; (iv) direito de fiscalizar, na forma prevista na Lei das Sociedades por Ações, a gestão dos negócios sociais; e (v) direito a retirar-se da sua Companhia nos casos previstos na Lei das Sociedades por Ações, incluindo fusão ou incorporação.

Topo

2) Como e onde a Estácio Participações divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Estácio Participações são divulgados de maneira simultânea na CVM/BM&FBovespa e na área de relações com investidores do website da Companhia (www.estacioparticipacoes.com), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações. Para se cadastrar, favor clicar aqui.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Diário Mercantil e Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Estácio Participações (www.estacioparticipacoes.com). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (http://www.bmfbovespa.com.br/) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

Topo

3) Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da BM&FBovespa. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo elaborou um Curso Básico sobre o Mercado de Ações. São três módulos distintos, que ainda trazem exercícios para você testar seus conhecimentos. Clique nos links abaixo e confira:

Curso Básico "Mercado de Ações"
Curso Básico "Mercado a Vista"
Curso Básico "Mercado de Opções"

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da BM&FBovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet. Confira a lista das Corretoras que oferecem Home Broker.

Topo

4) Quem é responsável e onde é feito o atendimento aos acionistas?

O atendimento aos acionistas da Estácio Participações é efetuado em qualquer agência do Banco Itaú S.A.

O telefone e o e-mail de contato do departamento de acionistas do Banco Itaú são 3003-9285 (capitais ou regiões metropolitanas) ou 0800-720-9285 (demais localidades), respectivamente. O horário de atendimento é em dias úteis das 9h às 18h.

Endereços das agências especializadas:

  • Brasília: SCS Quadra 3 - Ed. D‘Angela, 30 - Bl. A, Sobreloja
  • Belo Horizonte: Av. João Pinheiro, 195 - Subsolo
  • Curitiba: R. João Negrão, 65 - Sobreloja
  • Porto Alegre: R. Sete de Setembro, 1.069 - 3o andar
  • Rio de Janeiro: Av. Almirante Barroso, 52 - 2o andar
  • São Paulo: R. Boa Vista, 176 - 1o Subsolo
  • Salvador: Av. Estados Unidos, 50 - 2o andar

Consulte na internet sua posição de ações da Estácio Participações S.A.

Ficou muito mais fácil e ágil para os acionistas Pessoa Física consultarem suas ações. Agora as principais informações para o controle dos seus investimentos estão disponíveis na internet: posição acionária, extrato de movimentação, aviso de pagamentos, informe de rendimentos e boletim de subscrição.

Caso você não seja correntista do Banco Itaú, a consulta pode ser feita com total segurança através de um portal exclusivo para acionistas no site Investshop Itaú. O acesso é simples e rápido, basta acessar www.itaucorretora.com.br. É só seguir o passo a passo, informando os dados solicitados e, ao finalizar, a consulta já estará disponível.

Caso você seja correntista dos segmentos Itaú, Uniclass e Personnalité, para consultar basta acessar sua conta no www.itau.com.br. No Menu Conta Corrente está disponível o Informe de Rendimentos e no Menu Investimentos as demais consultas de suas Ações Escrituradas pelo Itaú. Tudo simples e seguro.

É muito mais conveniência para você!

Topo

5) Como posso contatar a área de Relações com Investidores?

Estácio Participações S.A.
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 199 - 6º andar
CEP 22.775-040
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - Brasil

Tel: (21) 3311-9700
Fax: (21) 3311-9722

Visite nosso site: http://www.estacioparticipacoes.com/

Pedro Thompson Landeira de Oliveira
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
E-mail: ri@estacioparticipacoes.com

Quaisquer questões não relacionadas a analistas e investidores devem ser encaminhadas para o Fale Conosco da Estácio Participações

O telefone e o e-mail de contato do departamento de acionistas do Banco Itaú são 3003-9285 (capitais ou regiões metropolitanas) ou 0800-720-9285 (demais localidades), respectivamente. O horário de atendimento é em dias úteis das 9h às 18h.

Topo

6) Por que a Estácio Participações utiliza EBITDA?

O EBITDA, de acordo com o Ofício circular nº 2/2006, pode ser reconciliado com as demonstrações financeiras como segue: lucro (prejuízo) líquido antes do imposto de renda e contribuição social, resultado financeiro líquido, depreciação e amortização e resultado não-operacional. O EBITDA é utilizado como uma medida de desempenho pela administração da Companhia e não é uma medida adotada pelas Práticas Contábeis Brasileiras ou Americanas, não representa o fluxo de caixa para os períodos apresentados e não deve ser considerado como um substituto para o lucro líquido, como indicador do desempenho operacional da Estácio Participações ou como substituto para o fluxo de caixa, nem tampouco como indicador de liquidez.

A administração da Estácio Participações acredita que o EBITDA é uma medida prática para aferir seu desempenho operacional e permitir uma comparação com outras companhias do mesmo segmento. Entretanto, ressalta-se que o EBITDA não é uma medida estabelecida de acordo com os Princípios Contábeis Brasileiros (Legislação Societária ou BR GAAP) ou Princípios Contábeis Norte-Americanos (US GAAP) e pode ser definido e calculado de maneira diversa por outras companhias.

Topo

7) Qual a sazonalidade nos negócios da Estácio Participações?

O número de alunos matriculados tem comportamento sazonal no primeiro semestre do ano em que o primeiro trimestre é mais aquecido devido ao inicio do ano letivo e o segundo trimestre geralmente apresenta queda do número de matrículas, fruto da evasão de alunos. Esse fenômeno tende a se repetir no segundo semestre, com o terceiro trimestre, via de regra, mais aquecido pelas novas matrículas que abrem o período, seguido de menor atividade no período seguinte.

Topo

8) A Estácio Participações possui programa de ADR?

No dia 17 de junho de 2011, a Estácio Participações lançou o Programa de ADRs Nível I, com o objetivo de ampliar as possibilidades pelas quais investidores, principalmente os domiciliados no exterior, podem investir na Companhia, bem como aumentar a liquidez das ações. Cada ADR representa 1 ação ordinária (ESTC3) e é negociado no mercado de balcão americano (OTC) sob o símbolo "ECPCY".