Meio Ambiente

Trabalhos Desenvolvidos pela Supervisão Ambiental nas obras de implantação da LT 230 kV Mascarenhas – Verona.

Programa de Supervisão/Gestão Ambiental: Engloba a gestão de todos os programas e condicionantes, tem como objetivo garantir o andamento integrado de todas as atividades da obra.

Programa de controle de erosão: É realizado o acompanhamento na execução dos acessos e implantação das áreas de torre com o objetivo de evitar ou minimizar o impacto dessas atividades sobre o solo e recursos hídricos. Durante as atividades são indicadas as medidas mitigadoras a serem implantadas, e as áreas onde a ação das obras foi mais impactante são cadastradas no Programa de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, para posterior recuperação.

Programa de capacitação da mão de obra: Programa voltado a informar os colaboradores envolvidos nas obras de seus deveres, direitos e normas de segurança e ambientais. Visando alcançar esse objetivo a equipe de supervisão ambiental participa das integrações e palestras com a equipe de segurança de outras empresas envolvidas na obra e atua nas frentes de trabalhos por meio de conversas com os encarregados e colaboradores, salientando os cuidados ambientais a serem tomados durante a construção da obra.

Programa de comunicação social e educação ambiental: levantamento de todas as escolas, números de alunos, contatos, etc., a fim de dimensionar a quantidade de cartilhas a serem confeccionadas e desenvolver um plano de palestras. Após isso foram ministradas palestras nas escolas da área de influência com o intuito de informar as crianças e professores a respeito da obra, com o auxílio de cartilha educativa. Paralelamente foram feitas entrevistas com os proprietários para medir o nível de satisfação dos mesmos.

Programa de instituição da faixa de servidão e Programa de Monitoramento Sócio-Econômico: A faixa de servidão ou de domínio corresponde a faixa demarcada no terreno por onde passarão a linha de transmissão. Não há necessidade de desapropriação das propriedades situadas ao longo das faixas, sob os cabos condutores; mas, por razões de segurança, estabelecem-se restrições de uso para algumas atividades e benfeitorias.

Programa de minimização e gerenciamento dos resíduos da construção: O gerenciamento dos resíduos sólidos gerados, visa melhorar a eficiência dos procedimentos de cada um dos trabalhadores, que devem ser devidamente orientados para o que se deseja, assim como medidas de intervenção nos procedimentos de coleta de resíduos, segregação e prováveis medidas de intervenção física nos locais apropriados para o desenvolvimento dos trabalhos de segregação para reciclagem, além das áreas de armazenamento dos resíduos sólidos, bem como os resíduos gerados ao longo da obra. Nesse sentido, o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos proposto para a instalação do empreendimento, visa à disseminação de informações entre os trabalhadores para que não haja impactos ambientais ou estéticos causados pela disposição inadequada de resíduos.

Programa de Saúde pública: Estão sendo realizados cursos e palestras coma orientação de hábitos e práticas voltadas à manutenção da boa saúde a fim de garantir condições sanitárias e de higiene adequadas. Aborda também os temas como alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis e animais peçonhentos. Essas campanhas são realizadas com a participação das Secretarias Municipais de Saúde e outros parceiros.

Programa de recuperação de áreas degradadas: Os objetivos essenciais do programa são a recuperação da qualidade do solo com plantio de gramíneas na área de obra (essencialmente nas praças de torre, lançamentos, acessos e outros locais onde for executada terraplanagem). A retomada de produções agrossilvopastoris e sua reintegração à paisagem local também se constitui como objetivo do programa.

Programa de proteção de fauna silvestre: O Programa de Proteção da Fauna Silvestre foi implantado baseando-se nas premissas do Plano Básico Ambiental, realizando salvamento brando de espécies quando necessário. Além do salvamento todas as ocorrências registradas pela equipe estão sendo sistematicamente armazenadas.

Programa de salvamento arqueológico: Foram localizados e salvos 6 sítios de grande valor histórico dentro da área de influência do empreendimento, sob a supervisão da Prosul.

Programa de Controle de tráfego de veículos: São tomadas medidas para controle e sinalização do tráfego dos veículos vinculados à obra, objetivando a segurança da população.

Revegetação de área: Foram selecionadas duas áreas que totalizam 4,34ha para sofrerem processo de recuperação vegetal, visando atender condicionante ambiental.