Qualidade

  
Home Produtos e Serviços

Qualidade

Os laboratórios da Fertilizantes Heringer estão localizados nas unidades industriais de Paulínia e Paranaguá. O laboratório da Fertilizantes Heringer de Paulínia atua diretamente no controle dos produtos e processos do grupo, iniciando no recebimento das matérias-primas, seguindo pelas etapas de produção até a entrega do produto ao cliente.

Os laboratórios encontram-se cadastrados no Conselho Regional de Química e registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a realização de serviços especializados. E contam com profissionais capacitados (com formação em química) para atender às mais diversas solicitações relativas ao controle da qualidade dos produtos, visando prioritariamente à satisfação dos seus clientes. Além disso, o Laboratório da Fertilizantes Heringer em Paulínia participa do Programa Interlaboratorial da ANDA - Associação Nacional para Difusão de Adubos (entidade que representa as indústrias de fertilizantes) para qualificação de laboratórios.

A Fertilizantes Heringer S/A, através do trabalho eficiente do Laboratório visa realizar análises química e físicas de Matérias-Primas e Produto Acabado, criação de lotes de controle, planos de controle e identificação da fábrica para garantir a rastreabilidade dos produtos e MP buscando atingir os melhores resultados e eficácia do trabalho realizado com foco na satisfação de clientes internos e externos através da melhoria contínua e do comprometimento de todos os colaboradores do laboratório.

Qualidade de Materiais

Com a preocupação de disponibilizar alta qualidade dos materiais, a Heringer conta com uma equipe capacitada para realizar análises físicas, passando as informações a todas as gerências de como está a qualidade da matéria prima que irão receber. O processo de QM é dado da seguinte forma:

É preparada a folha de identificação dos produtos que entram na fábrica ou estão no estoque; em seguida, são identificadas e organizadas as contra-amostras para serem guardadas. As coletas de matéria-prima são realizadas semanalmente nos box’s. Este processo é importante para obter as garantias do produto.

Logo após é realizada a análise granulométrica (processo que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise) para verificar se o produto está dentro da especificação, ou seja, dentro de suas garantias físicas.

Realizando QUARTEAMENTO: o produto será preparado em sua fase final no QM (qualidade do material), ou seja, é separado 250g de tais para análise física (100g), química (50g) e contramostra (100g), no caso de produto expedido granulados. Já para matérias-primas, é acrescentado mais 50g para análise de dureza.

Realizando TESTE da ADUBADEIRA: Este teste mostra a simulação de como o produto será aplicado no campo-plantio. O teste realizado é: para cada 5 minutos é retirada uma amostra durante 30 segundos até que tenha passado os 200 kg utilizados no teste.

Laboratório

Os laboratórios da Fertilizantes Heringer conta com instalações adequadas às normas de segurança e meio ambiente e com capacidade para 900 determinações químicas por dia (Laboratório Paulínia), contando com equipamentos de última geração que permitem realizar todos os tipos de análises relacionadas com fertilizantes minerais, atendendo à legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A quarteação é o primeiro passo para todas as determinações analíticas realizadas no Laboratório. A quarteação correta, assim como toda a análise, é fundamental para a qualidade de produtos acabados e matéria-prima. Logo após teremos o controle de avaliação de resultados, controle das amostras a serem realizadas e avaliação de resultados a serem liberados.

A participação dos colaboradores é essencial em cada passo da analise da matéria-prima, contribuindo na determinação da quantidade real de fósforo nos produtos fosfatos e matéria-prima, na determinação da quantidade de nitrogênio nos produtos e matérias-primas nitrogenadas, no controle da dureza das matérias-primas, para avaliar se os grânulos estão dentro das especificações evitando perda e devolução dos produtos, contribuindo na agilidade e otimização na produção.

Qualidade nos Portos

Na busca cada vez maior pela qualidade do fertilizante oferecido ao agricultor, a Fertilizantes Heringer está implantando novos modelos de inspeção de matérias primas importadas que chegam por navios através dos portos.

Hoje a Companhia conta com empresas terceirizadas no monitoramento destes navios e também com seus agentes de controle de qualidade que são chamados de Inspetores de Qualidade das Unidades Portuárias.

HERINGER | Copyright © 2017