Diretoria e Conselho de Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da IMC é seu o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das suas políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia.

De acordo com o Estatuto Social da IMC, o Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo cinco e no máximo sete membros, sendo um Conselheiro Presidente e os demais sem designação específica. O Conselheiro Presidente será eleito pela maioria absoluta de voto dos conselheiros presentes, na primeira reunião do Conselho de Administração que ocorrer imediatamente após a posse de tais membros. Os conselheiros são eleitos em assembleia geral de acionistas para um mandato de dois anos, permitida a reeleição, podendo ser destituídos a qualquer momento pelos acionistas reunidos em assembleia geral.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Término do
Mandato
Flavio Benício Jansen Ferreira Presidente/Conselheiro Independente 30/04/2019 AGO que aprova as demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2020

Flavio Benício Jansen Ferreira. O Sr. Flávio Benício Jansen Ferreira é formado em engenharia e, desde janeiro de 2013, foi CEO e é VP de Marketing da empresa Locaweb Internet S.A., aonde atuou em diferentes posições desde 2008. É conselheiro da empresa Digipix S.A. empresa de e-commerce de fotografia, fotolivros, fotopresentes, Lojas Quero-Quero S.A., empresa de varejo de eletroeletrônicos, material de construção e móveis no Sul do país, Fleury S.A., laboratório de análises clínicas e da Estácio Participações S.A., segunda maior organização privada de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados. O Sr. Flávio Jansen é investidor e conselheiro da empresa Flyers 24 Horas S.A. - Anúncio e Divulgação, empresa de veiculação de ofertas de empresas varejistas em site da Internet e em aparelhos celulares, através do site e aplicativo móvel Guiato. É sócio gestor da empresa XS Consultoria em Tecnologia Ltda. Foi responsável pelo início do site Submarino.com, atuou na empresa como diretor de tecnologia, chegando ao cargo de CEO. Foi presidente do Submarino.com durante a IPO da empresa na Bovespa e durante a fusão com a Americanas.com que resultou na companhia B2W. Foi conselheiro independente da empresa CETIP-SA - Mercados Organizados, companhia de capital aberto de administração de mercados organizados de valores mobiliários, títulos, derivativos e outros instrumentos financeiros. Foi conselheiro da empresa de educação Grupo IBMEC Educacional S.A..O Sr. Flávio é membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2018. O Sr. Flávio Jansen foi eleito conselheiro independente atendendo aos critérios de independência estabelecidos no Regulamento do Novo Mercado.

Luiz Fernando Ziegler de Saint Edmond Conselheiro Independente 11/01/2021

Luiz Fernando Ziegler de Saint Edmond. O Sr. Luiz Fernando Ziegler de Saint Edmond é Co-Fundador da Dreampact Ventures, membro do Conselho de Administração da Alpargatas e da Life Equals, foi CEO da Ambev e da Anheuser-Busch e Chief Sales Officer da ABInbev. Também serviu como Membro do Conselho de Administração da Ambev. Luiz é Engenheiro de Produção pela UFRJ e concluiu o OPM for Key Executives na Harvard Business School, além de outros cursos de formação executiva em Stanford, Kellogg e Yale.

Charles Pimentel Martins Conselheiro 28/08/2019

Charles Pimentel Martins.O Sr. Charles Pimentel Martins é formado em ciências políticas na Brigham Young University, nos Estados Unidos (2006), complementou sua formação acadêmica com os seguintes cursos: Finanças Públicas na Harvard University (2008), Conselheiro de Administração no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2009); Gestão Avançada na Insead (2010) e Owner President Management na Harvard Business School (2016). Sua atuação profissional envolveu os seguintes cargos: Presidente do Conselho de Administração e CEO da rede de produtos naturais Mundo Verde; Presidente do Conselho de Administração da Hub Prepaid, maior empresa de cartões pré-pagos da América Latina; Presidente do Conselho de Administração da Br Sports, detentora das marcas Topper e Rainha; Membro do Conselho de Administração da Wiser, que detém as marcas Wise Up e Number One; Membro do Conselho de Administração da MultiQSR, master-franqueada das marcas Taco Bell, Pizza Hut e KFC no Brasil; Membro do Conselho de Administração da Visual Cue, empresa norte americana, focada em visualização de Big Data; Membro do Conselho de Administração da Hickies, start up de tecnologia em cadarços; Membro do Conselho de Administração da Act10n, agência de gestão de imagens de celebridades; Membro do Conselho de Administração da Orion, empresa de real estate focada em imóveis de varejo; Membro do Conselho de Administração da Care for Life, ONG americana que ajuda famílias carentes em Moçambique; e Presidente do Conselho de Administração da ProSports, franquias de escolas de futebol que detém as marcas Ronaldo Academy e Neymar Sports.

Lucas Santos Rodas Conselheiro Independente 11/01/2021

Lucas Santos Rodas. O Sr. Lucas S. Rodas é Sócio-diretor da FARO Capital, Presidente do Conselho de Administração da Companhia Nitro Química Brasileira, Membro do Conselho de Administração da Montecitrus, membro do Conselho do IEDI - Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial, sócio e membro do Comitê de Investimentos da Baraúna Gestora. Anteriormente foi sócio fundador da Sagatiba Brasil, trabalhou nas áreas de fusão, aquisição e mercado de capitais no Bank of America e trabalhou também no Unibanco. Formado em Administração de Empresas pela FAAP e concluiu o OPM da Harvard Business School.

Marcel Fleischmann Conselheiro Independente 30/04/2019

Marcel Fleischmann. O Sr. Marcel é formado em administração de empresas pela EAESP-FGV e pós graduado pela San Diego State University. Atua há mais de 25 anos no segmento de restaurantes, acumulando larga experiência em gestão de operações e pessoas. Atuou como principal executivo em multinacionais americanas, sendo a mais conhecida o McDonald’s onde no Brasil, atuou por 23 anos e na América Latina por 2 anos. Há 11 anos é sócio proprietário da MACANA, empresa de consultoria em gestão, focada nos segmentos de varejo em geral, serviços e consumo.

Lincoln Pimentel Martins Conselheiro 28/08/2019

Lincoln Pimentel Martins. O Sr. Lincoln Pimentel Martins é formado em Economia pela Brigham Young University, nos Estados Unidos e cursou MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getulio Vargas. Iniciou sua carreira em 2003, na Wizard, chegando ao cargo de CEO em 2010. Durante esse período, foi responsável pela consolidação do Grupo Multi Educação, por meio da aquisição de oito redes de ensino de idiomas e profissionalizante, tais como Yázigi, Microlins e Skill. Liderou e concluiu, em dezembro de 2013, a venda do Grupo Multi Educação à empresa britânica Pearson, pelo valor de R$ 2 bilhões. Após a venda do Grupo Multi Educação, fundou a holding familiar, Sforza Holding, da qual é CEO. A Sforza investe nos mercados de varejo, esportes e real estate, tanto no Brasil quanto no exterior. É detentora das marcas Mundo Verde, Aloha, Topper, Rainha, Ronaldo Academy, Pizza Hut, KFC e Taco Bell no Brasil, entre outras. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor da Multi QSR, empresa do Grupo Sforza que é máster-franqueada das marcas Pizza Hut, KFC e Taco Bell no Brasil.

Joseph B. Call Conselheiro 28/08/2019

Joseph Call. O Sr. Joseph Call é formado pela Universidade Brigham Young e é um executivo com grande experiência na indústria de restaurantes, com mais de 20 anos de experiência no setor, tendo iniciado sua carreira como membro da equipe de restaurantes até conquistar seu cargo atual como Direto de Desenvolvimento da Pizza Hut Internacional. Antes de ocupar seu cargo atual, o Sr. Joseph foi diretor Sênior de Desenvolvimento Global da KFC, Diretor de Desenvolvimento da KFC África, Diretor Financeiro da KFC África e Diretor Financeiro da Yum! no Canadá. Ainda, o Sr. Joseph foi Trustee da Add Hope da KFC África que, atualmente, alimenta mais de 160.000 crianças diariamente, em parceria com mais de 100 beneficiários parceiros da África do Sul. Sua experiência em mais de 4 países traz uma amplitude única de compreensão real dos desafios de uma marca global.

Acreditamos que os novos Conselheiros darão à Companhia uma valiosa contribuição, para que prossigamos na nossa trajetória de crescimento e consolidação.

Diretoria Executiva

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, a Diretoria Executiva da IMC será composta por, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 10 (dez) membros, com mandato de 2 (dois) anos, permitida a reeleição. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos da Diretoria poderão ser preenchidos por membros do Conselho de Administração.

Diretores Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Alexandre de Jesus Santoro Diretor Presidente (CEO) 01/04/2021 AGO que aprova as demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2020

Alexandre de Jesus Santoro. O Sr. Alexandre é graduado em Ciência da Computação pela Faculdade de Direito da Universidade de Salvador e possui mestrado pela Fundacao Getulio Vargas. Alexandre foi Presidente Global da rede Popeyes que sob sua gestão se tornou uma das redes de mais rápido crescimento no mundo e foi também Vice-Presidente de Operações e Supply Chain da Restaurant Brands International (RBI). Além disso, o executivo atuou como CEO, presidente e vice-presidente de logística para a ALL - América Latina Logística SA e em posições de liderança na Ambev e Danone.

Maristela Aparecida do Nascimento Diretora Administrativa e Financeira e de Relações com Investidores 02/02/2021

Maristela Aparecida do Nascimento. A Sra. Maristela Aparecida do Nascimento é graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis e possui MBA em Finanças pelo Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa. Desenvolveu sua carreira na Deloitte Touche Tohmatsu, onde atuou por mais de 5 anos como auditora. Está na Companhia desde março de 2013 como responsável pela área de controladoria corporativa.

Andrea Pires Amary Diretora 28/03/2019

Andrea Pires Amary. A Sra. Pires possui mais de 20 anos de experiência no setor de varejo, sempre responsável por negociações com fornecedores. Desenvolveu sua carreira no Wal-Mart do Brasil, onde trabalhou por 14 anos em diferentes posições, e teve como sua última responsabilidade a Diretoria de Alimentos. Começou a trabalhar na IMC em 2008 como responsável por Marketing e Compras Globais. É graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi e possui MBA com ênfase em Marketing pela Universidade de São Paulo.

Carolina Cintra do Prado Prestes Motta Duarte Diretora 28/03/2019

Carolina Cintra do Prado Prestes Motta Duarte. A Sra. Duarte é graduada e pós-graduada em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas. Carolina possui 20 anos de carreira com experiência nas áreas de marketing, financeira e recursos humanos, atuando como Supervisora de Planejamento Financeiro na Universo Online, Gerente de Planejamento Financeiro e Diretora de Recursos Humanos na Restoque Comércio e Confecção de Roupas S.A. No ano de 2015, Carolina Iniciou sua trajetória na International Meal Company Alimentação S.A para ocupar o cargo de Diretora de Projetos e, em 2016 assumiu a Diretoria de Recursos Humanos da Companhia.

Jones Marciano de Souza Junior Diretor 28/03/2019

Jones Marciano de Souza Junior. O Sr. Jones Junior é bacharel em Direito e Especialista em Direito Empresarial, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Jones conta com uma ascendente carreira com mais de 20 anos de experiência em departamentos jurídicos de organizações líderes em seus segmentos. Foi advogado da Santista Têxtil S.A., Diretor Jurídico do Grupo Casas Bahia, Diretor Jurídico e Compliance do Grupo CB Capital Brasileiro e Head Jurídico do Grupo Comolatti. É um especialista em administrar soluções e mecanismos jurídicos com foco no negócio. Advogado regularmente inscrito na OAB de São Paulo e do Distrito Federal, Jones tem amplo domínio técnico e estratégico das áreas jurídicas societária, M&A, contratos nacionais e internacionais, consumidor, propriedade intelectual, tributária, trabalhista e previdenciária. Jones veio para a Companhia para contribuir com seu vasto conhecimento relacionados aos suportes jurídicos para as atividades de Importação e Exportação, Publicidade, Gestão de Mão de Obra, Relações Sindicais, Assuntos Públicos, Meio Ambiente, Telecomunicações e Informática em seus aspectos consultivos e litigiosos.

José Jerônimo de Souza Junior Diretor 28/03/2019

José Jerônimo de Souza Junior. O Sr. José Junior cursou administração de empresas/comércio exterior na Universidade Mackenzie, possuindo vasta experiência em empresas de grande porte, inclusive no setor alimentício. Jerônimo iniciou sua carreira no restaurante América e, brevemente mostrou sua habilidade nos negócios, tendo sido convidado para trabalhar na rede Mc Donalds. Após três anos na maior rede de fast food, foi trabalhar no Restaurante Rubayat como Diretor de Operações, desenvolvendo e implantando todo o treinamento e padronização de produtos e excelência em serviços. Após 12 anos no ramo alimentício, Jerônimo foi Diretor de Expansão na Polishop por mais de 10 anos, possuindo forte atuação na concepção e desenvolvimento global da empresa, especialmente em estratégias, tendências, inovação e gestão de pessoas. Por fim, foi Diretor de Leasing & Merchandising por três anos na SONAE Sierra Brasil.

Andrea Piccinato Macedo Costa Diretora 28/03/2019

Andrea Piccinato Macedo Costa. A Sra. Andrea Piccinato Macedo Costa é formada em nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes, com pós-graduação em Gestão de Negócios em Serviços e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 20 anos de experiência em serviços de alimentação, desenvolvimento de produto e menus para catering aéreo. Ela está na Companhia desde 1997, tendo ocupado os cargos de Nutricionista, Gerente de Produção/Qualidade e Gerente de Operações e, atualmente exerce a função de Diretora de Operações de Catering Aéreo.


Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal da IMC é um órgão independente da administração e da sua auditoria externa. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos Administradores e analisar as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Companhia é de funcionamento não permanente, mas pode ser instalado em qualquer exercício social caso haja requisição por parte de acionistas, como descrito abaixo. Atualmente, a IMC não possui um Conselho Fiscal instalado.

Sempre que instalado, o Conselho Fiscal da Companhia será constituído por três a cinco membros titulares e suplentes em igual número. Somente poderão ser eleitos para o Conselho Fiscal pessoas residentes no Brasil, diplomadas em curso universitário, ou que tenham exercido, pelo prazo mínimo de três anos, cargo de administrador de empresa ou de conselho fiscal.

Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, quando seu funcionamento não é permanente, o Conselho Fiscal poderá ser instalado pela Assembleia Geral, a pedido de acionistas que representem, no mínimo, dez por cento das ações ordinárias, com mandato até a primeira Assembleia Geral Ordinária seguinte à sua instalação. Este percentual pode ser reduzido para até dois por cento do capital social votante dependendo do capital social da IMC, nos termos da Instrução nº 324, de 19 de janeiro de 2000 da CVM. Considerando o capital social atual, acionistas representando no mínimo 2% do capital votante podem solicitar a instalação do Conselho Fiscal. Adicionalmente, os acionistas minoritários que representem, no mínimo, dez por cento das ações ordinárias têm direito de eleger separadamente um membro do Conselho Fiscal e seu suplente, e os demais acionistas poderão eleger um membro a mais que o número total de membros eleitos pelos minoritários.

O Conselho Fiscal não pode ter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de Colaboradores de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo, tampouco um cônjuge ou parente do administrador da IMC.