Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

A Kroton tem uma atuação superlativa na área de responsabilidade social, condizente com sua posição no mercado educacional do Brasil e do mundo. São programas transformacionais, exercidos em larga escala, com alta eficácia e alinhados ao negócio de educação.

Em 2016, as unidades de Ensino Superior da Companhia e os Polos de Educação a Distância realizaram mais de 2.300 iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente mais de 2,3 milhões de pessoas de suas comunidades, e contaram com o envolvimento dos alunos em atividades que permitiram o desenvolvimento de competências alinhadas a práticas de aprendizagem, reforçando o processo de formação da cidadania.

Dos programas institucionais, destacaram-se: o Trote Solidário, uma iniciativa de mobilização e recepção dos calouros sem violência, que estimula o engajamento dos alunos em ações cidadãs desde o início de sua vida universitária, desenvolvendo projetos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Trote contou com mais de 85.700 alunos realizando atividades, que resultaram em aproximadamente 125 mil atendimentos à população; a Campanha de Responsabilidade Social, iniciativa que envolveu cursos de diferentes áreas e ofereceu uma amostra de atividades sociais de todas as unidades, gratuitas a mais de 213 mil pessoas da comunidade, nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente; a Campanha do Dia Nacional de Mobilização da Educação para o Combate ao Aedes Aegypti e Contra o Zika que atingiu em torno de 1,7 milhão de pessoas em mais de 350 atividades; além de outras ações de mobilização que arrecadaram mais de 60 toneladas de alimentos, doados a diversas organizações de combate à fome e à miséria. O engajamento das unidades de Ensino Superior e Polos de Ensino a Distância em ações sociais já beneficiou mais de 160 organizações sociais, hospitais, escolas públicas e diversas outras instituições em todo o país, com atividades que vão desde doações de livros e outros itens básicos até programas de educação ambiental, prevenção de doenças, palestras e sensibilização para temas de direitos humanos, oficinas educativas para crianças, entre outros.

Adicionalmente, a Fundação Pitágoras, que atua há mais de 18 anos como braço social da Kroton, desenvolveu uma metodologia avançada de gestão, chamada de Sistema de Gestão Integrado (SGI). O SGI é implantado na rede pública de ensino básico, apoiando tecnicamente suas lideranças e transferindo sua metodologia. Os resultados mais flagrantes dessa implantação são avanços significativos da aprendizagem dos alunos e a melhoria e inovação dos processos e práticas de gestão. Já foram beneficiados cerca de 29 mil educadores e 1 milhão de alunos, em mais de 12 estados do Brasil. Os piores resultados no IDEB e os menores índices do IDH são os critérios primordiais para implantação do SGI pro bono, ou seja, sem custos para as Escolas e Secretarias Municipais de Educação.

A Fundação Pitágoras, também lidera há mais de 10 anos, no estado de Minas Gerais, o Movimento Conspiração Mineira pela Educação, cuja estratégia principal é fortalecer a liderança das escolas públicas, através de encontros sistemáticos - Fóruns de Diretores - para a troca de experiências e intercâmbio das melhores práticas, dentro dos cinco temas escolhidos pelos próprios diretores como as grandes questões fundamentais para uma escola de qualidade: Pacificação, Motivação dos Alunos, Motivação dos Professores, Integração Família/Escola e Melhoria dos Indicadores Oficiais de Aprendizagem. São beneficiadas cerca de 1.000 escolas das redes públicas municipal e estadual e 1 milhão de alunos.

Replicando esse formato extremamente bem-sucedido da Conspiração Mineira pela Educação, a Kroton lançou a Aliança Brasileira pela Educação, que teve início em agosto de 2016 na cidade de São Paulo, atendendo cerca de 300 escolas estaduais, totalizando aproximadamente 350 mil alunos beneficiados. Além do propósito de oferecer ensino de qualidade a seus alunos, a Companhia contribui com a evolução da sociedade como um todo, auxiliando na continuidade de projetos que têm a capacidade de, também, transformar vidas, em diversas áreas.

Topo

Responsabilidade Ambiental

A Kroton não tem atividades que possam ocasionar danos ambientais relevantes. Os cursos da Companhia na área de saúde possuem laboratórios específicos que são dotados de sistema de coleta de resíduos. A fiscalização desse procedimento é realizada pela prefeitura de cada localidade onde a Kroton tem campi, que fiscalizam os locais antes da liberação do Alvará de Funcionamento.