Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

A responsabilidade social também faz parte da vocação da Kroton. A missão da Companhia é prover soluções em educação adequadas às necessidades das pessoas e instituições e, acredita que, a Kroton participa ativamente do processo de melhoria da qualidade educacional do País seja: formando cidadãos críticos e criativos; se relacionando de forma transparente e clara com seus stakeholders; e participando das comunidades onde está inserida.

Entre diversos programas e ações sociais desenvolvidos pela Companhia, destacam-se:

- Fundação Pitágoras. Em abril de 1999, a Kroton criou a Fundação Pitágoras, que tem como missão melhorar a gestão de organizações educacionais, contribuindo para a qualidade da educação no País, especialmente nas redes públicas de ensino. As empresas parceiras são patrocinadores financeiros, o que torna a atuação da Fundação Pitágoras financeiramente auto-sustentável. É importante ressaltar que, ao atuar de forma tão abrangente perante a redes públicas, a Fundação favorece também a sua inserção empresarial como fornecedora de produtos e serviços para uma demanda potencial de enorme dimensão.

- Espaço de Arte Pitágoras. Em sua unidade da Cidade Jardim, na cidade de Belo Horizonte/MG, a Kroton criou um anfiteatro integrado a uma galeria de arte, onde são exibidas as mais valiosas coleções. As exposições, como a intitulada "Por Dentro da Mente de Da Vinci", em que foram exibidos modelos das invenções do grande mestre, receberam a vista de milhares de pessoas, especialmente das redes escolares.

- Projeto Bolsa-Escola. A Kroton foi parceira do Instituto Social Maria Teles (ISMART) desde 2005, proporcionando bolsas de estudo para alunos carentes, nas Escolas Associadas, com material didático fornecido gratuitamente. O projeto não está mais em vigor, porém os alunos que ingressaram no projeto até 2010, antes da suspensão do projeto, continuam recebendo suas bolsas.

- Apoio à Comunidade. As unidades de Ensino Superior da Kroton Educacional possuem diversas iniciativas de apoio à comunidade com destaque nas áreas de saúde e direito. Por meio de Clínicas Escola e Núcleos de Prática Jurídica, os nossos alunos prestam atendimento gratuito à comunidade, sempre com a supervisão de um coordenador de curso.

- Sistemas de Gestão Integrados. A Fundação Pitágoras desenvolveu um serviço inovador -Sistema de Gestão Integrado ou SGI para prestar serviços de consultoria educacional aos Municípios, desde a Secretaria de Educação, diretor da escola, até aos professores e alunos, com o objetivo de melhoria da performance educacional das escolas públicas desses Municípios. O SGI já atendeu cerca de 579 mil alunos em 99 municípios. Os resultados são notórios, com melhoria acentuada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ou IDEB dessas escolas de 2007 a 2009: (a) 100% dos Municípios melhoraram o índice; e (b) 82% dos Municípios ficaram 50% acima da média do Brasil.

Topo

Responsabilidade Ambiental

A Kroton não tem atividades que possam ocasionar danos ambientais relevantes. Os cursos da Companhia na área de saúde possuem laboratórios específicos que são dotados de sistema de coleta de resíduos. A fiscalização desse procedimento é realizada pela prefeitura de cada localidade onde a Kroton tem campi, que fiscalizam os locais antes da liberação do Alvará de Funcionamento. Na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, local onde a Kroton tem sua sede, a Companhia centraliza seu curso de saúde em um único campus, dotado de infra-estrutura necessária ao descarte de resíduos.

As leis e regulamentos ambientais são rigidamente estabelecidos e controlados e sua violação pode configurar crime, com penalidades de até R$ 50 milhões, que podem ainda ter seu valor dobrado ou triplicado na hipótese de reincidência. Tal violação pode ainda sujeitar a prisão os membros da Administração e determinar a interdição ou interrupção das atividades comerciais. Os danos ambientais também podem resultar na obrigação por perdas e danos decorrentes de degradação do meio ambiente por aqueles direta ou indiretamente envolvidos, independentemente de prova de intenção, negligência ou erro. Os acionistas e Administradores da Kroton podem ser considerados solidariamente responsáveis pelos danos ao meio ambiente causados pela Companhia.