Noticias

Parceria internacional: instituições de ensino superior fecham convênio para trocar experiências e expandir conhecimento

Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado é natural que profissionais com experiências no exterior tenham mais chances de alavancar a carreira e ganhar destaque no mercado de trabalho. Com base nessa premissa, a unidade Pantanal da Universidade de Cuiabá (UNIC) fechou um acordo de intercâmbio com a Universidade de New York (NYU), nos Estados Unidos. Por meio dessa parceria internacional, os alunos terão a oportunidade de visitar empresas multinacionais e estudar em uma das instituições norte-americanas mais renomadas.

Tudo começou com uma carta de intenções enviada pela UNIC Pantanal para a NYU com o intuito de fechar um convênio e atender as necessidades do projeto Business English do curso de Administração de Empresas. Em 24 de janeiro, a aliança foi firmada entre as instituições de ensino superior para levar alunos ao exterior. O programa abrange cursos de verão no campus norte-americano, inclusive um intensivo de Finanças. No local serão oferecidas palestras de CEOs de empresas renomadas, como Whole Foods e Starbucks, e visitas a companhias como NYSE-Wallstreet, Bloomberg e à Reserva Federal dos Estados Unidos (FED). Na sala de aula serão desenvolvidos cases que serão apresentados para avaliação dos professores da NYU.

O grupo de intercambistas ficará hospedado na universidade com acesso livre a todos os espaços do campus, podendo assistir aulas em qualquer curso como ouvinte. De acordo com a professora da graduação em Administração de Empresas, Iracema Borges, essa troca de conhecimento é fundamental para fortalecer o idioma e aprender ainda mais sobre a cultura dos EUA. “Sempre foi meta da UNIC motivar o aprendizado de outras línguas, principalmente do inglês, em alunos do curso de Administração”, explica a docente. “Realizamos o acordo para incentivar ainda mais esse aprendizado e fortalecer os laços internacionais.”

Para o futuro
Entre os dias 10 a 13 março, o reitor da UNIC, Rui Fava, receberá o reitor da NYU, James Stuckey, em Mato Grosso. No encontro serão discutidos novos acordos entre as instituições de ensino superior, como cursos da NYU voltados para os gestores da Kroton Educacional, intercâmbio de alunos da NYU para os campi da UNIC, além da expansão do programa para outras graduações e pós-graduações. “É o inicio de algo inédito, com possibilidades de trocar experiências enriquecedoras entre alunos e professores”, conclui a coordenadora do Intercambio professora Edijeide Freitas.