Descrição das atividades

A Rumo Logística busca relacionamentos comerciais sustentáveis e de longo prazo através da transparência e eficiência em suas operações, assegurando aos seus clientes informações em tempo real, segurança e confiabilidade operacional nas atividades de recepção, manuseio e embarque de produtos de origem vegetal ensacado e a granel.

Os serviços prestados pela companhia voltados para a logística de açúcar e commodities agrícolas sólidas são:

- Transporte multimodal, incluindo transbordo de produtos em armazéns intermediários com, recepção rodo-ferroviária Armazenamento de produtos de origem vegetal à granel e/ou ensacados no Porto de Santos.

- Embarque e desembarque de produtos de origem vegetal Para o embarque de produtos, a Rumo Logística conta com cinco berços de atracação, o que proporciona uma agilidade incomparável nas atracações de navios nomeados nos terminais da companhia.

Recentemente, como parte do projeto da Rumo de exportar 10 milhões de toneladas de açúcar até 2014, a companhia adquiriu 729 vagões e 50 locomotivas. Os novos e inovadores equipamentos melhoram o desempenho, a capacidade, eficiência e produtividade das máquinas, principalmente no momento da descarga. Será a primeira vez que o açúcar será transportado em vagões de uma forma tão inovadora. Para se ter uma ideia, enquanto outros vagões levam cerca de 90 minutos para descarregar, os vagões Rumo realizam esta operação em até dois minutos, o que representa uma redução de 97% no tempo gasto.

Outro importante diferencial é o elevado grau de automação e informatização dos terminais portuários e terminais intermediários (transbordo), fatores fundamentais para a oferta de serviços on-line de rastreabilidade da carga, incluindo o inédito sistema de agendamento de descarga pela internet, que possibilita que o cliente acompanhe de maneira precisa a localização e o tempo de percurso da carga, desde a saída da unidade produtora até o embarque nos navios.

Esses serviços são suportados por toda uma infra-estrutura tecnológica que inclui:

- Software de gestão que monitora as operações e gera informações gerenciais on line que beneficiam e agilizam as decisões internas dos clientes.

- Sistema de rastreamento que monitora a carga desde a saída da unidade produtora até o embarque nos navios, inclusive com acompanhamento do line up do Porto de Santos.

- Sistema de recepção e armazenagem de cargas com identificação.

- Processo de acompanhamento da carga da recepção ao embarque dentro do terminal, incluindo as análises físico-químicas (umidade, cinzas, cor e polarização) dos produtos à granel, pesagem automatizada de veículos, inspeção visual de sacaria e segregação da carga com preservação da identidade do produto.

- Sistema de controle de acesso e monitoramento que atendem as exigências de segurança do ISPS Code, norma internacional que tornam os navios e instalações portuárias mais seguras.

A Rumo também oferece consultoria e planejamento logístico a seus clientes com o objetivo de aliar a experiência da empresa com a adequação dos serviços e arranjos logísticos mais pertinentes e eficazes.