Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto de, no mínimo, 05 e, no máximo, 13 membros efetivos, além de seus respectivos suplentes, com mandato unificado de 1 ano, sendo permitida a reeleição por igual período. Ao determinar, dentro do limite aqui estabelecido, o número de membros do Conselho de Administração a ser eleito, os acionistas, reunidos em Assembleia Geral da Companhia, deverão sempre fazê-lo em número ímpar (5, 7, 9, 11 ou 13), jamais elegendo um número par de conselheiros.

Nome Cargo Data de Eleição Prazo do Mandato
Rafael Pesce Membro efetivo independente 09/09/2021 Até AGO de 2022

Rafael Pesce

Formação: É graduado pela Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro - PUC/RJ em Administração de Empresas, com Especialização em Finanças na mesma universidade, possui Certificação Professional CPA-20, 2004 pela ANBID - Associação Nacional de Bancos de Investimentos e de Desenvolvimento e possui certificado de conclusão de curso no IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa): Conclusão do Curso - Melhores Práticas para Conselho de Administração.

Experiência Profissional: Como experiência profissional, Rafael atuou como diretor de diversas áreas na empresa Brasil Plural até o ano de 2019, ano em que foi eleito Diretor Executivo de Participações da Caixa Econômica Federal S.A. até o início de 2020. Atualmente, Rafael é Diretor Executivo de Operações (COO) da empresa Elo Serviços de 2020 até a presente data (2021). Exerce o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Companhia e da MESA desde 09 de setembro de 2021.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

Sr. Rafael Pesce não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido.

Walles de Jesus Lopes Pereira Membro suplente 23/07/2021 Até AGO de 2022

Walles de Jesus Lopes Pereira

Formação: Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - 2001, Pós-graduação na Institut National des Sciences Appliquées (INSA), Rennes, França - 1999, Mestrado em Engenharia de Barragens na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - 2008 e MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016.

Experiência Profissional: Trabalha na Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig (detentora de 8,5353% das ações da MESA, que, por sua vez, é controladora da SAE), como Gerente de Negócios e Participações, desde agosto/2019 e atua na gestão do negócio UHE Belo Monte. É Diretor Técnico na Amazônia Energia Participações S.A., desde outubro/2019, Diretor da Aliança Norte Energia Participações S.A., desde outubro/2019; Membro do Comitê de Gestão da Norte Energia S.A., desde novembro/2019; e Membro do Comitê Técnico da Norte Energia S.A. - desde dezembro/2019. Atua como membro suplente do Conselho de Administração da MESA e da Companhia desde 23 de julho de 2021, tendo atuado anteriormente no mesmo cargo no período de 28 de janeiro de 2020 a 28 de abril de 2021.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Walles de Jesus Lopes Pereira não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Rogério Bautista da Nova Moreira Membro efetivo 28/04/2021 Até AGO de 2022

Rogério Bautista da Nova Moreira

Formação: Formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador em 1999. Mestrado em Direito Público pela PUC-SP em 2006 e MBA em Gestão Empresarial - Odebrecht/FGV em 2013.

Experiência Profissional: Trabalha na Organização Odebrecht desde 2002. Atualmente Diretor Jurídico da Odebrecht S.A., desde Outubro de 2019. Atuou anteriormente como Diretor Jurídico da OR Empreendimentos Imobiliários S.A. no período de 2016 a 2019, Diretor Jurídico da Odebrecht Energia S.A. no período 2012 a 2016, advogado na Odebrecht Energia S.A. no período de 2008 a 2012, advogado na Braskem S.A. no período de 2002 a 2008, advogado no Veirano Advogados no período de 2000 a 2001, advogado na Deloitte no período de 1999 a 2000. Exerceu o cargo de Conselheiro de Administração nas seguintes empresas: Braskem S.A. (2019-atual), OR Empreendimentos Imobiliários S.A. (2019-atual), Lagoa da Barra S.A. (2017-2020), Santo Antônio Energia S.A. (2014-2015) e Odebrecht Comercializadora de Energia S.A. (2014-2015). E ainda, atua como membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia e da MESA desde 04 de maio de 2020.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Rogério Bautista da Nova Moreira não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

José Alves de Mello Franco Membro efetivo 28/04/2021 Até AGO de 2022

José Alves de Mello Franco

Formação: Formado em engenharia elétrica em 1980 na Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre na área de engenharia elétrica pela UNICAMP em 1989.

Experiência Profissional: Foi diretor de Regulação da Enel Brasil de 2002 a 2018, superintendente de Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 1998 a 2002, e assistente de diretoria da Eletronorte de 1982 a 1998. Tomou posse em 24 de abril de 2019 como Diretor de Gestão de Novos Negócios e de Participações em Furnas Centrais Elétricas S.A. (acionista indireta de 43,0554% da Companhia). Exerce o cargo de membro titular do Conselho de Administração da Companhia e da MESA desde 1° de maio de 2019 e de 04 de maio de 2020 a 28 de abril de 2021, execerceu o cargo de Vice Presidente do Conselho de Administração da MESA e da Companhia.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. José Alves de Mello Franco não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Antônio Marco Campos Rabello Membro efetivo 28/04/2021 Até AGO de 2022

Antônio Marco Campos Rabello

Formação: Formado em Administração pela UNIFACS e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Experiência Profissional: Trabalha na Organização Odebrecht desde 2003. Atualmente CFO desde Novembro de 2018. É membro do Conselho de Administração da OEC desde Abril 2019, da OTP desde Junho de 2019, Ocyan desde Novembro de 2018, OR desde Novembro de 2018, e Atvos, de Novembro de 2018 a Maio de 2019. Antes de integrar a holding trabalhou como CFO da OEC desde Julho de 2013, na Odebrecht Energia de Janeiro 2011 a Junho 2013, e como CFO da OOG de Março 2008 a Dezembro de 2010. Trabalhou como Controller da Braskem de Junho 2003 a Março de 2008. De Junho 1999 a Junho 2003 foi Gerente de consultoria financeira da Plaut Consultoria Internacional, empresa de consultoria com sede na Alemanha. De 1994 a 1999 trabalhou na Arthur Andersen na área de Auditoria tendo saído na função de Gerente da área de Business Consulting. E ainda, atua como membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia e da MESA desde 04 de maio de 2020.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Antônio Marco Campos Rabello não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Carla de Andrade e Souza e Andrade Pinto Werdine Machado Membro suplente 28/04/2021 Até AGO de 2022

Carla de Andrade e Souza e Andrade Pinto Werdine Machado

Formação: Formada em Direito pela PUC/RJ em 2007, MBA em Finanças Corporativas pela PUC/RJ em 2017 e Gestão Financeira Empresarial em 2018 pelo Insper.

Experiência Profissional: Trabalhou no BNDES no período de 2005 a 2007 na área industrial, estruturação de financiamentos e iniciou sua carreira em Furnas Centrais Elétricas (acionista indireta da SAE, titular de 43,0554% das ações da MESA) em 2011. Atua como coordenadora da área societária, e financiamentos de projetos, assistente da Diretoria de Finanças e conselheira do Conselho de Administração da Companhia Hidrelétrica Teles Pires Participações S.A. Atuou como membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia e da MESA desde 30 de abril de 2018 e, a partir de 09 de março, atua como membro suplente d Conselho de Administração da Companhia e da MESA. .

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

A Sra. Carla de Andrade e Souza e Andrade Pinto Werdine Machado não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Pedro Eduardo Fernandes Brito Membro efetivo 28/04/2021 Até AGO de 2022

Pedro Eduardo Fernandes Brito

Formação: Bacharel em Direito e Especialista em Processo Civil e Processo Penal pela Universidade Católica de Santos.. Extensão em Direito de Energia pela Universidade Candido Mendes - UCAM. Extensão em contabilidade societária, MBA em Direito Societário e Mestre em Direito de Negócios e de Infraestrutura, todos pela Faculdade de Direito da FGV - Fundação Getúlio Vargas.

Experiência Profissional: Atuou como Operador de Controle Elétrico de Usina Hidroelétrica na Eletropaulo Eletricidade de São Paulo de 1994 a 2004. Entre 2004 e 2019, trabalhou na EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia, onde exerceu os cargos de Advogado Generalista, Gerente Jurídico e Secretário da Sociedade. Trabalha em Furna Centras Elétricas desde 2019, onde já exerceu o cargo de Diretor de Administração (de abril de 2019 até maio de 2020) e, desde maio de 2020, exerce o cargo de Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração. Ainda, atua como Diretor Administrativo e Financeiro da Brasil Ventos S.A. e como conselheira nos Conselhos de Administração da Energias de São Manoel S.A., da Matas de Santa Genebra S.A. e da Lago Azul Transmissão S.A. Exerce o cargo de membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia e da MESA desde 22 de fevereiro de 2021.

É considerada pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Pedro Eduardo Fernandes Brito não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Solange Mendes Geraldo Ragazi David Membro efetivo independente e Presidente do Conselho de Administração 28/04/2021 Até AGO de 2022

Solange Mendes Geraldo Ragazi David

Formação: Bacharel em História pela Faculdade de História da USP, com Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Educação da USP. Advogada, com graduação em Direito Centro Universitário FMU, SP. Pós graduação lato sensu: Direito Empresarial PUC-SP, MBA Energia USP-SP. Doutora e mestre em Ciências - Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP-SP.

Experiência Profissional: Antes de 2002, atuou como advogada no Escritório Wald Advogados e Azevedo Sodré Advogados, principalmente em processos de privatização e reestruturação societária de empresas do setor elétrico. Anteriormente atuou na Associação Comercial de São Paulo (1980 a 1985) e como professora da rede estadual de São Paulo (1985-1988). Atuou, ainda, como gerente executiva jurídica da CCEE de 2002 a 2014, como membro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE, pela CCEE, no período de 2014 a 2020, como Vice-Presidente do Conselho de Administração CCEE de 2015/2020 e como conselheira da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE no período de 2014 a 30.04.2020. Atualmente, atua como conselheira no Conselho de Administração do Cigre Brasil desde 2019 (pro bom), como membro da Comissão de Direito da Energia da OAB-SP, e como professora convidada de disciplina da Universidade de São Paulo, Fundação Vanzolini, da Unifei e da Fundação Getúlio Vargas em cursos de Pós-graduação e MBA. Exerce o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Companhia e da MESA desde 12 de fevereiro de 2021.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

A Sra. Solange Mendes Geraldo Ragazi David não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Luiz Laércio Simões Machado Membro suplente 28/04/2021 Até AGO de 2022

Luiz Laércio Simões Machado

Formação: Graduado em Engenharia Elétrica - EE-UFRJ em 2000, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela IBGEN-RS em 2010 e em Direito Empresarial pela UGF-RJ em 2005 e MBA em Gerência de Energia pela Fundação Getúlio Vargas/RJ em 2001

Experiência Profissional: Exerceu cargo de engenheiro de planejamento da operação energética e comercialização de energia elétrica em FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS no período de 2004 a 2011, Gerente da Divisão de Comercialização de Energia de 2011 a 2014, Coordenador do Grupo Técnico de Regras de Comercialização da Associação Brasileira dos Geradores de Energia - ABRAGE, 2013, Gerente da Divisão de Relações Comerciais de 2014 a 2016, Gerente do Departamento de Comercialização de Energia em2017 e atualmente exerce o cargo de Gerente do Departamento de Risco e Estratégia de Comercialização de Energia Elétrica, 2017. Atua como membro suplente do Conselho de Administração da MESA e da Companhia desde 04 de maio de 2020.

Não é considerada pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Luiz Laercio Simões Machado Junior não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Patricia Cerqueira Vidal Membro suplente 28/04/2021 Até AGO de 2022

Patricia Cerqueira Vidal

Formação: Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2009, Pós Graduada pela CBA em Gestão de Negócios - IBMEC em 2012, LL.M em Direito Societário de Mercado de Capitais - IBMEC em 2015 e MBA em Gestão de Negócios com ênfase em energia elétrica - IBMEC Cursando (previsão - 1° semestre/2020).

Experiência profissional: Trabalhou no Banco do Brasil no período de 2004 a 2012. Em 2012 passou a exercer cargo de Advogada no Departamento do Trabalho, Direito Civil e Penal em Furnas Centrais Elétricas. Em Furnas, exerceu o cargo de Coordenadora de Direito Societário em 2017 e atualmente exerce o cargo de Gerente da Gerência de Apoio Jurídico Societário. Atua como membro suplente do Conselho de Administração da MESA e da Companhia desde 04 de maio de 2020.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

A Sra. Patrícia Cerqueira Vidal não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Larissa Campos Breves Membro efetivo e Vice-Presidente do Conselho de Administração 28/04/2021 Até AGO de 2022

Larissa Campos Breves

Formação: Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade Cenecista de Varginha (MG) em 2000, Pós Graduada em Auditoria, Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (MG) em 2009.

Experiência Profissional: Trabalha na Cemig (detentora de 8,5353% das ações da MESA, que, por sua vez, é controladora da SAE) desde 1993, onde iniciou como Menor Aprendiz. Desde 2001 atua na área de Desenvolvimento de negócios. Entre 2014 a 2016 exerceu cargo de Gerente de Avaliação de Negócios. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Novos Empreendimentos de Geração. Participou de programas de treinamento executivo, dentre os quais e Curso de Regulação e Negócios no setor de energia elétrica - FGV em 2007 e Conselheiros de Administração pelo IBGC em 2017. Exerceu o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Companhia de 28 de abril de 2017 a 30 de abril de 2019, e de membro titular do Conselho de Administração da Companhia e da MESA de 1° de maio até 23 de setembro de 2019, atuando como membro suplente até 3 de dezembro de 2020 quando assumiu de forma efetiva.

Não é considerada pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

A Sra. Larissa Campos Breves não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Eduardo Luiz Sequeira Alves Membro suplente 28/04/2021 Até AGO de 2022

Eduardo Luiz Sequeira Alves

Formação: Graduação em Administração de Empresa pela Faculdade Moraes Júnior. MBA em Desenvolvimento de Executivos em Gestão e Economia Empresarial com ênfase em RH e ênfase em Gestão Organizacional pela UFRJ. Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós - Graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Experiência Profissional: Consultor de Dirigente da Presidência da Caixa Participações S/A (CAIXAPAR). Atuação nas área de Revisão e Implementação de Planejamento e Processos, Análise de Demandas de Auditoria, Arquivo de documentos e Reestruturação de empresasExperiência na elaboração e implementação de sistemas de gestão de processos, desenvolvendo procedimentos e sistemáticas de execução, controle (indicadores) e avaliação dos processos executados. Gestão de grupos de análise, redesenho e melhoria de processos, obtendo reduções significativas de custos e tempos relacionados. Amplo conhecimento administrativo, financeiro e de processos, visando o aprimoramento e melhor uso dos recursos disponíveis na empresa, dentro de metas estabelecidas, usando criatividade e organização para alcançar objetivos, com o controle de custos e otimização de processos. Atua como membro suplente do Conselho de Administração da MESA e da Companhia desde 30 de outubro de 2020.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Eduardo Luiz Sequeira Alves não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Bruno Eustáquio Ferreira Castro de Carvalho Membro efetivo 28/04/2021 Até AGO de 2022

Bruno Eustáquio Ferreira Castro de Carvalho

Formação: PhD em Engenharia Civil no âmbito de Sistemas e Gestão de Infraestrutura pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST/UL). Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB) (Co-Tutela). Mestre Integrado em Engenharia do Ambiente e Recursos Naturais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto-Portugal (FEUP/UP). Mestre em Engenharia Civil pela UnB. Especialista em Políticas de Infraestrutura pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Especialista em Inteligência de Futuro pelo Centro de Estudos Avançados da UnB. Especialista em avaliação socioeconômica de projetos de infraestrutura de grande vulto pela ENAP.

Experiência Profissional:Atualmente é Secretário Executivo Adjunto do MME. Foi membro do cargo de transição, nível IV, no tema de infraestrutura/Minas e Energia/Transporte e Desenvolvimento Regional. Foi Diretor e Secretario Substituto em Articulação e Políticas Públicas nos temas Energia, Petróleo e Gás e Mineração no Programa de Parceria de Investimentos (SPPI/PR). Foi Diretor e Secretario Substituto na Secretaria de Articulação para Investimentos e Parcerias nos temas de ferrovias e portos da SPPI. Foi Diretor da Secretaria de Coordenação de Projetos nos temas de aeroportos e energia elétrica da SPPI. Foi também coordenador da carteira de Projetos do PPI e da agenda de licenciamento ambiental. Foi Assessor, Chefe de Gabinete e Coordenador de Projetos de Infraestrutura nos temas de (modelagem climática, energia, recursos hídricos, drenagem, portos e rodovias) na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR). Foi Assessor no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos do Ministério da Integração Nacional. Foi Assessor na Secretaria Executiva e, em seguida, na Secretaria de Ambiente Urbano no Ministério do Meio Ambiente. Atua como membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia e da MESA desde 09 de março de 2020.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Bruno Eustáquio Ferreira Castro de Carvalho não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

João Antônio Pinheiro Meirelles Membro efetivo 23/07/2021 Até AGO de 2022

João Antônio Pinheiro Meirelles

Formação:Especialização em Administração, Marketing e Finanças - CEAG - FGV/SP - 1999, Mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecom e Finanças - California State University, Long Beach - 1992 e Graduação em Ciências e Engenharia Eletrônica - University Of Arkansas At Little Rock - 1990.

Experiência Profissional:Atuou como Diretor de Finanças e Relação com Investidores na ALUPAR INVESTIMENTO S.A no período de 01/2007 a 11/2009, Diretor Geral na EMPRESA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA DO ESPÍRITO SANTO S.A no período de 12/2009 a 02/2013, Diretor Financeiro e Administrativo na QUELUZ ENERGIA S.A. e LAVRINHAS ENERGIA S.A. no período de 12/2009 a 02/2013, VP de Desenvolvimento de Negócios, Engenharia e Construção na BROOKFIELD ENERGIA RENOVÁVEL S.A. no período de 03/2013 a 01/2014, VP Executivo e CEO das Subsidiárias do Grupo CHINA THREE GORGES BRASIL - CTGBr no período de 05/2014 a 02/2017. E atualmente exerce cargo de Conselheiro Consultivo do GRUPO IPA - INDUSTRIA DE PRODUTOS AUTOMOTIVOS LTDA., Conselheiro Fiscal Suplente da CTEEP-CIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELETRICA PAULISTA, Conselheiro Fiscal Suplente COELBA - CIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA e Conselheiro de Administração NTS - NOVA TRANSPORTADORA DO SUDESTE S.A. Exerceu o cargo de membro titular do Conselho Fiscal da Companhia e da MESA de 04 de maio de 2020 a 28 de abril de 2021, período no qual presidiu o Conselho. Atuou de 28 de abril de 2021 a 23 de julho de 2021 como Conselheiro Suplente, e desde então exerce o cargo de Conselheiro Titular do Conselho de Administração da MESA e da SAE

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. João Antônio Pinheiro Meirelles não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Alexandre Ramos Peixoto Membro suplente 23/07/2021 Até AGO de 2022

Alexandre Ramos Peixoto

Formação: Formado em Engenharia Mecânica com ênfase em Geração de Energia, pós-graduado em Engenharia de Qualidade e Gestão pela PUC-MG e em Gestão e Planejamento Estratégico pela UFNG. Possui MBA Executivo em Gestão em Empresas de Energia Elétrica, pela FGV.

Experiência Profissional:32 anos de experiência no Setor Elétrico/Energético; Atua como Superintendente de Relações Governamentais e Regulatórias - Head Office da CEMIG - Brasília. Já trabalhou como Diretor de Gestão da UHE de Belo Monte, como Chefe do Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia, além de ter trabalhado na ANEEL e nas empresas EPE e CBEE. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da GASMIG e já foi membro do Conselho de Administração da Eletrobras-CERON (2016). Exerceu de 28 de abril de 2021 a 23 de julho de 2021 o cargo de Conselheiro Titular do Conselho de Administração da MESA e da SAE, e desde então exerce o cargo de Conselheiro Suplente.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Alexandre Ramos Peixoto não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer

Matheus Neves Sinibaldi Membro suplente 28/04/2021 Até AGO de 2022

Matheus Neves Sinibaldi

Formação:Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (1997 - 2001) e Pós-Graduado em Gestão de Negócios, Administração e Negócios (2017-2018).

Experiência Profissional: Trabalha na Caixa Econômica Federal desde 2001, onde já atuou na Rede como Gerente Pessoa Física, Gerente Pessoa Jurídica, Gerente Geral e Gerente Regional. Na Matriz, atuou como Gerente de Clientes e Nego cios, Gerente Nacional e atua, desde 2019, como Diretor Executivo da Habitação, atuando cumulativamente na Diretoria de Governos (maio a dezembro de 2019). Atua nas superintendências da Caixa, nas Associações do Mercado Imobiliário (CBIC, ABRAINC, SECOVI, SINDUSCON, ADEMI, dentre outras, e participa ativamente das Vice-Presidências da Caixa, coordenando grupos de trabalho, ações táticas e estruturantes. Atua como membro suplente do Conselho de Administração da MESA e da Companhia desde 30 de outubro de 2020.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Matheus Neves Sinibaldi não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Diretoria

A Diretoria é composta por, no mínimo 2 e, no máximo, 6 Diretores, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração, com prazo de gestão de 2 anos, permitida a reeleição por igual período, sendo um Diretor Presidente, um Diretor de Relações com Investidores e os demais sem designação específica, salvo se outra lhe for conferida, a qualquer tempo, pelo Conselho de Administração.

Nome Cargo Data de Eleição Prazo do Mandato
Daniel Faria Costa Diretor Presidente 13/04/2021 - Posse em 30/04/2021 Até 2023

Daniel Faria Costa

Formação: Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia em 1987, com pós-graduação em Administração Financeira e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabra em 1994, e especialização em Banking pela FGV - SP em 1995.

Experiência Profissional: Trabalhou durante 39 anos no Banco do Brasil, em Corporate Banking e Reestruturação de Ativos de Crédito, tendo atuado no exterior como Head das Operações em Nova Iorque e no México. Em 2018, iniciou sua atuação no Setor de Energia, como Diretor de Participações da CEMIG, conduzindo o Programa de Desinvestimentos e a gestão das participações societárias, tendo atuado como Conselheiro de Administração das empresas TAESA, Gasmig, Cemig SIM. Atuou, de 23 de setembro de 2019 a 28 de abril de 2021, como conselheiro efetivo do Conselho de Administração da Companhia, exercendo sua presidência de 04 de maio de 2020 até 13 de abril de 2021.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Daniel Faria Costa não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Ana Paula Galettii Romantini Diretora de Relações com Investidores 05/07/2021 - Posse em 19/07/2021 Até 2023

Ana Paula Galettii Romantini

Formação: A Sra. Ana Paula Galetti Romantini é graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo -FEA-USP, com MBA em Finanças Corporativas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper.

Experiência Profissional: Possui vasta experiência na área financeira com mais de 27 anos de experiência, com atuação em Controladoria, FP&A, Tesouraria, Captação, Project Finance e Relação com Investidores, TI e Suprimentos em empresas nacionais e multinacionais, tendo trabalhado 11 anos na Santo Antônio Energia (2009-2020), e ocupado os cargos de Gerente de Planejamento Financeira, Gerente Financeira e Gerente Executiva Financeira. Entre maio de 2020 e junho de 2021, exerceu o cargo de Diretora Financeira na Localfrio S.A., um dos maiores grupos logísticos do Brasil.

É considerada pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

A Sra. Ana Paula Galettii Romantini não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Dimas Maintinguer Diretor Estatutário 25/05/2020 Até 2022

Dimas Maintinguer

Formação: Formado em Engenharia Elétrica pela Unesp em 1985. Pós Graduado em Gestão de Negócios de Energia pela Fundação Getúlio Vargas - FGV em 1999 e MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral em 2003.

Experiência Profissional: Exerceu cargo de Diretor de Meio Ambiente, Saúde e Seguraça na empresa Duke Energy Brasil no período de 2006 a 2008. De 2008 a 2013 foi Diretor de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Relações Públicas da CESTE - Consórcio Estreito Energia e ocupou cargo de consultor independente no Grupo Suzano, FUNCOGE no período de 2014 a 2015. Desde 2015 exerce o cargo de diretor da SAE e está em seu segundo mandato consecutivo como Diretor Estatutário.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Dimas Maintinguer não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Conselho Fiscal

Nome Cargo Data de Eleição Prazo do Mandato
Fabio Baccheretti Vitor Membro efetivo 28/04/2021 Até AGO de 2022

Fabio Baccheretti Vitor

Formação: Graduado em Medicina na Universidade Vale do Rio Verde, pós-graduado pelo Hospital Israelita Albert Einten em Gestão em Saúde. Possui Especialização - Médica, Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.

Experiência Profissional: Atualmente, é Secretário de Estado de Saúde no Governo do Estado de Minas Gerais/Belo Horizonte. Trabalhou na FHEMIG - Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais Presidente de 2019 a março de 2021 e na FHEMIG como Diretor do Hospital Júlia Kubitschek por 7 anos. Foi Assessor da Gerência Assistencial de 2015 a 2018, Coordenador da Unidade de Emergência 2012 a 2015, e Plantonista na Unidade de Emergência 2011 a 2012. Exerce desde 28 de abril de 2021 o cargo de membro do Conselho Fiscal da MESA e da SAE.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Fábio Baccheretti Vitor não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Fernando Barreto Rezende de Oliveira Membro suplente 28/04/2021 Até AGO de 2022

Fernando Barreto Rezende de Oliveira

Formação: Formado em Ciências Econômicas, Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha-ES. Corecon/RJ n° 23.465 em 1998, MBA Gestão Empresarial, Fundação Getúlio Vargas - FGV em 2001 e MBA Gerenciamento de Projetos, Fundação Getúlio Vargas - FGV em 2008.

Experiência Profissional: Economista, com mais de 16 anos de atuação na área financeira de Furnas Centrais Elétricas S.A. (Furnas), com foco na gestão econômico-financeira de contratos. Exerceu durante 04 anos (até ago./2017) a função de gerente de divisão, por mais de 04 anos a função de Conselheiro Fiscal na Sociedade de Propósito Específico Empresa de Energia São Manoel S.A., participou como analista, durante 03 anos da implantação do SAP/ERP (go live em jan./2010), Atuou por mais de 05 anos (até 2006) na área responsável em Furnas pela gestão de contratos de empréstimos, financiamentos, confissões de dívidas e garantias financeiras, e atualmente, atua como economista na Espirito Santo Centrais de Energia S.A. - ESCELSA, atual EDP Espirito Santo Distribuição de Energia S.A., na gerência de comercialização de energia, contemplando gestão/revisão de procedimentos de atendimentos comerciais e contratos de iluminação pública. Exerce o cargo de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia e da MESA desde 04 de maio de 2020.

Não é considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Fernando Barreto Rezende de Oliveira não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Pedro Hugo Teixeira de Oliveira Júnior Membro efetivo 28/04/2021 Até AGO de 2022

Pedro Hugo Teixeira de Oliveira Júnior

Formação: Graduado em Ciências Navais, habilitação em mecânica, na Escola Naval do Rio de Janeiro, com conclusão em 1992. Pós- graduado em 2009 no Curso de Estado-maior para Oficiais Superiores na Escola de Guerra Naval (EGN) - Rio de Janeiro e no Curso de Especialização em Gestão Empresarial no Instituto Coppead de Administração - UFRJ.

Experiência Profissional: Atuou em 2018 como assessor do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNG), no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República - GSI/PR (Brasilia/DF). No período de 2016 a 2017, atuou como Chefe da Divisão de Relações Internacionais do Estado-Maior da Armada (Brasilia/DF), e no período de 2015 como Assessor Militar da Marinha junto à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República - SAE/PR (Brasilia/DF). Anteriormente, havia atuado como Oficial de Ligação Brasileiro junto ao Comando Naval Sul e à 4ª Esquadra dos EUA, Assessor de Acompanhamento Legislativo do Gabinete do Comandante da Marinha e como Assessor Parlamentar da Marinha junto ao Senado Federal. Desde janeiro de 2019, é Assessor Especial do Ministro de Estado de Minas e Energia e atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia e da MESA desde 02 de outubro de 2020.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Pedro Hugo Teixeira de Oliveira Júnior não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Fernando Passalio de Avelar Membro efetivo 28/04/2021 Até AGO de 2022

Fernando Passalio de Avelar

Formação: Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá. Especialização em Gestão de Instituições Financeiras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e em Auditoria Governamental na Fundação Gama Filho.

Experiência Profissional: É Secretário de Estado Adjunto na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico desde 19/12/2019. Possuo trajetória profissional e acadêmica tanto em instituições financeiras nas áreas de controles internos e compliance, bem como em órgãos públicos na condição de servidor efetivo da Secretaria de Estado da Fazenda, desde 2008. Atuou como Auditor Interno e, por diversos anos, na condição de gestor público atuando em projetos e políticas públicas voltados para o apoio ao setor produtivo. Exerce o cargo de Conselheiro Fiscal na CEMIG e Norte Energia. Atua desde 28 de abril de 2021 como membro do Conselho Fiscal da MESA e da SAE.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).

O Sr. Fernando Passalio de Avelar não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Marcelo Sampaio da Cunha Filho Membro efetivo 09/09/2021 Até AGO de 2022

Marcelo Sampaio da Cunha Filho

Formação: É graduado em Análise do Envelhecimento dos Ligantes Asfálticos pela Universidade de Brasília (UnB). Possui Mestrado em Planejamento de Transporte especificamente na Avaliação de Vulnerabilidade de Infraestrutura de Transporte (UNB). Licenciado em Engenharia Civil com ênfase no Transporte (UNB).

Experiência Profissional: Analista de infraestrutura do Ministério da Economia. Experiência em gerenciamento e uso de ferramentas SIG para o desenvolvimento e avaliação de políticas públicas. Cargo Atual: Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura. Atualmente coordena, no âmbito do Ministério, ações voltadas à governança, integridade, estratégia, organização e sistemas de gestão e de tecnologia da informação. Supervisiona as ações estratégicas dos órgãos colegiados vinculados ao Ministério, dentre outras atribuições. Foi Subchefe Adjunto de Gestão Pública da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, atuando na agenda de Governo Digital e Transformação de Serviços, Conectividade Estratégia Digital, Proteção de Dados Pessoais. Atuou por mais de três anos como Diretor de Informações e gestão Estratégica de Transporte na Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes. Exerce o cargo de membro titular do Conselho Fiscal da Companhia e da MESA desde 09 de setembro de 2021.

É considerado pessoa politicamente exposta (conforme definido na regulamentação aplicável).


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