Treinamento e Desenvolvimento

O Grupo São Martinho tem como tradição investir em seus colaboradores por acreditar que a força, o potencial e o diferencial de uma empresa estão justamente em seus recursos humanos. Nos últimos anos, esta área aprimorou sua gestão, alavancando ganhos efetivos para toda a organização, que hoje conta com mais de 8 mil colaboradores. Gerar oportunidades, capacitar e motivar tornaram-se, mais do que uma crença, objetivos visando preparar equipes para desafios cada vez maiores.

Os colaboradores recebem treinamento todos os anos com conteúdo técnico, prático e comportamental. Com isso, suas competências são aprimoradas, levando-os a atuar como profissionais mais motivados, atualizados, versáteis e comprometidos, características fundamentais no mercado de trabalho.

A companhia também oferece programa de bolsa de estudos, que tem como objetivo principal o desenvolvimento das competências necessárias para melhorar a performance dos colaboradores. O programa contempla cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação.

REQUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Para mais informações clique aqui.

Com os avanços tecnológicos e devido às questões ambientais, progressivamente, o trabalho manual vem sendo substituído por processos mecanizados nas atividades de plantio e colheita da matéria-prima. Com o objetivo de requalificar os empregados que atuam nessas atividades manuais e de suprir as demandas atuais e futuras, o Grupo investe constantemente na capacitação de pessoas. Dentre os programas realizados na empresa e na comunidade, destacam-se:

- Formação de Mantenedores da Área Agrícola: programa de aproximadamente 18 meses de duração, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que conta com a participação de trabalhadores rurais.
Ao todo, são 600 horas destinadas ao aprendizado em sala de aula, que pode acontecer na própria empresa ou no SENAI da região. Há ainda atividades práticas realizadas nas oficinas de manutenção. Após o término do programa e de acordo com a disponibilidade de vagas, os empregados participantes podem ser promovidos. No programa finalizado em 2009, houve um aproveitamento de 100% dos integrantes por meio de promoções internas.

- Formação de Operadores de Máquinas Agrícolas e Motoristas: programa realizado com monitores internos ou em parceria com o SENAI (foto), tem o objetivo de formar profissionais nas atividades de motorista e operação de máquinas agrícolas.

- Programa Renovação: coordenado pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) e pela Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP), o programa (foto) tem como meta a capacitação de sete mil trabalhadores rurais para atender às demandas do setor e das comunidades no Estado de São Paulo. O Grupo São Martinho foi membro do comitê de estruturação do projeto e também sediou em suas unidades essas atividades dos trabalhadores, além de receber empregados de diversas usinas. Em 2010, o projeto requalificou 1.712 trabalhadores rurais de 120 usinas em 8 modalidades diferentes. Desse total, 183 (10,7%) são empregados das unidades São Martinho e Iracema.

Política de Privacidade Termos e Condições