Processos Produtivos: Reutilização de Resíduos
Fertirrigação com vinhaça

No setor sucroenergético, praticamente nada se perde e tudo se transforma. As unidades da São Martinho mantém um conjunto de esforços em toda a área agrícola e industrial com o objetivo de aumentar a produtividade e otimizar o uso dos resíduos.

  • Vinhaça: trata-se de um resíduo líquido da destilação que ocorre durante o processo de produção do etanol. É rico em potássio, um nutriente necessário à adubação da cana-de-açúcar. Por meio de ações rigorosamente controladas, a vinhaça é aplicada para fertiirrigação, técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado. Jatos de água no ar caem como chuva em grande parte dos canaviais para facilitar a sua aplicação.
  • Torta de Filtro: gerada na clarificação do caldo de cana, a torta é rica em fósforo e matéria orgânica. Após tratamento e complementação com nutrientes, resulta num composto usado no plantio e nas socas de forma a substituir a utilização de fertilizantes minerais.
  • Uso Racional da Água: a companhia investe em projetos que visam diminuir a quantidade de água captada no meio ambiente para a produção de açúcar e etanol. Tanto as áreas agrícolas quanto industriais que compõem as quatro unidades da São Martinho têm essa postura de controlar a quantidade de água utilizada.
Política de Privacidade Termos e Condições