Projetos Sociais

COMUNIDADE

O relacionamento da São Martinho com a sociedade é indissociável de seus negócios, razão pela qual é um dos valores da Companhia (respeito pelas pessoas) e é compreendido como um dos pilares (comunidade).

Por meio de sua política de responsabilidade social, a Companhia estabelece diretrizes voltadas para uma gestão social pautada em uma relação ética e transparente com seus públicos.

Anualmente, a São Martinho destina recursos para apoiar projetos e ações de responsabilidade social, priorizando as áreas de educação básica e profissional, esporte e cultura, gerando valor para a sociedade.

São trabalhos que visam o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais, como os listados a seguir.

Corrida São Martinho

A prova anual tem percursos de 5 e de 10 quilômetros e visa promover a integração entre colaboradores de diversas unidades, além de alertar para a importância do tema saúde. Os percursos passam por trilhas que cortam os canaviais da Usina São Martinho.

A corrida tem cada vez mais despertado o interesse de atletas profissionais - tanto que, por ser realizada no final do ano, a prova vem sendo usada por maratonistas como preparação para a tradicional Corrida de São Silvestre.

O evento é aberto à participação do público, e as premiações são divididas em categorias (masculina, feminina, por faixa etária, colaboradores e não colaboradores). A edição de 2016 foi a oitava a ser realizada e reuniu cerca de 1.500 corredores.

Estação Cultura

O projeto Estação Cultura, iniciativa promovida pela São Martinho em parceria com a Cia EmCena Brasil, promove no mês de outubro, uma ação itinerante, com uma programação cheia de peças teatrais, cinema e oficinas culturais.

Por meio de um palco sobre rodas, as cidades de Pradópolis, Quirinópolis, Américo Brasiliense e Iracemápolis, recebem nas suas principais praças a caravana da Estação, onde toda a comunidade pode participar do espetáculo realizado durante um final de semana cheio de cultura!

Projeto Tifui

O Torneio Interno de Futebol Usina Iracema (Tifui) acontece todos os anos, no período de entressafra. É uma forma de integrar ainda mais os colaboradores e de proporcionar momentos de lazer e descontração.

Todos os materiais e recursos utilizados para os jogos, que acontecem na própria unidade, são cedidos pela empresa.

Feira do Livro

Desde 2011, a Usina São Martinho proporciona a seus colaboradores uma visita à Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, cujo tema em 2016 foi "Viva o escritor, salve, salve o leitor". A empresa também incentiva a leitura, por meio da doação de livros para os visitantes da feira.

Em 2015, foram beneficiados cerca de 30 adolescentes do programa Projov, além de 90 colaboradores.

Campanha do Agasalho

Iniciativa filantrópica anual que tem o objetivo de arrecadar agasalhos e cobertores, destinados a instituições sociais do entorno das unidades da São Martinho.

Primeiro Emprego Projov e Patrulheiros

Desenvolvido em parceria com instituições de Iracemápolis e Pradópolis promovendo o acesso de jovens, com idades entre 16 e 18 anos, ao mercado de trabalho.

O projeto oferece capacitação e oportunidades profissionais aos estudantes da rede pública de ensino. Ao fim do programa, os jovens têm a oportunidade de permanecer na Companhia e, ainda, de participar de recrutamentos internos até um ano após sua saída.

Programa Empresários do Futuro

Desenvolvido em Iracemápolis, o projeto tem como objetivo mostrar aos alunos do sexto, sétimo e oitavos anos, como funciona uma empresa. A ação inclui a apresentação de conceitos como marketing, finanças, recursos humanos e produção.

Durante 15 semanas, os participantes têm a oportunidade de desenvolver e comercializar um produto, com base em pesquisas de mercado elaboradas e executadas por eles com a supervisão de colaboradores voluntários da São Martinho.

A participação dos jovens também é voluntária, já que as aulas são ministradas no contra turno escolar. O projeto é fruto de parceria da Companhia com as ONGs Junior Achievement e Instituto de Desenvolvimento de Limeira (Ideli).

Projeto Jogos do Sesi

Parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Usina Iracema, o programa busca incentivar a prática do esporte e o trabalho em equipe entre os colaboradores.

A competição inclui diversas modalidades, como natação, xadrez e atletismo.

Telessalas

Projeto realizado pela Usina Iracema, em parceria com a Fundação Bradesco e prefeitura de Iracemápolis.

Oferece anualmente, a diversos jovens e adultos, a oportunidade de retomar os estudos. Para tanto, a ação disponibiliza quatro telessalas dotadas de equipamentos, material didático e monitores custeados pela empresa. Desde 2012, milhares de pessoas completaram os ensinos fundamental e médio por meio do projeto.

Bom Ano Escolar

Desenvolvido na Usina Iracema, o programa auxilia os colaboradores a manterem seus filhos na escola, reforçando a importância da educação por meio da entrega de kits com material escolar.

A cada ano, são abertas inscrições para que os colaboradores solicitem o benefício, entregue no mês de fevereiro. São dois tipos de kit: um para alunos do 1.º ao 5.º ano e outro para estudantes do 6.º ao 9.º ano. Na Santa Cruz há três tipos de Kit: um para a pré-escola, um para o 1º ao 4º ano e outro para o 5º ano ao ensino técnico. Em 2016, foram distribuídos 1600 kits.

Campanha Natal sem Fome

Promovida em parceria com instituições sociais, a São Martinho arrecada alimentos não perecíveis nos meses de outubro e novembro, estimulando o espírito de solidariedade e voluntariado nos colaboradores e beneficiando a comunidade carente, no mês de dezembro.

Programa Empresa Cidadã

Desde 2010, a São Martinho adota a prorrogação do período de licença-maternidade de 120 dias para 180 dias e agora adota a licença paternidade, de cinco para quinze dias, conforme concedido pelo Governo Federal. Com isso, 100% das mães da empresa podem optar por ficar seis meses em casa, após o parto, antes de retornar ao trabalho. Essa ação ainda é pouco praticada no mercado.

Programa Aprendiz

Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), proporciona capacitação profissional para aprendizes da Companhia, de idades entre 16 e 18 anos.

Eles participam de cursos de aprendizagem industrial para os cargos de eletricista de sistemas eletroeletrônicos e mecânico de manutenção de máquinas industriais.

Inclusão social e economicamente ativa

Destacando seu compromisso com a diversidade, a São Martinho promove cursos de capacitação profissional para pessoas com deficiência, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as prefeituras de Guariba, Pradópolis, Barrinha, Araraquara e Américo Brasiliense.

O projeto, iniciado em fevereiro de 2013, prepara os participantes para o mercado de trabalho, promovendo a inclusão social e a formação de cidadãos economicamente ativos.

Os alunos são qualificados profissionalmente pelo Senai por meio de treinamento específico com professores especializados e acompanhamento de equipe multiprofissional.

Já participaram do projeto 130 aprendizes, com formações para as funções de assistente administrativo e almoxarife. Ao fim do curso, que dura cerca de um ano, todos recebem um certificado de qualificação profissional.

Em 2015, 16 participantes da iniciativa passaram a trabalhar na Usina São Martinho como almoxarifes ou assistentes administrativos. O projeto ainda proporciona elevação da autoestima, oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, com consequente aumento de renda.

Outras ações também valorizam pessoas com deficiência. É o caso da contribuição mensal da Usina Iracema à Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril). Para melhorar a qualidade do atendimento da instituição, a unidade também cede espaço físico e apoia sua gestão. Como reconhecimento, todos os anos a unidade recebe o selo Empresa Amiga da Aril.

Além disso, a São Martinho desenvolve projeto interno de readaptação de colaboradores liberados pelo INSS. Com esses profissionais não podem retornar à função de origem na Empresa, permaneceriam sem o benefício do INSS e sem o salário. Para evitar isso, a readaptação ocorre por iniciativa e custos próprios da Companhia.

Teatro Prefeito Virgínio Ometto

Em parceria, a Usina Iracema e a Associação Movimento Arte e Cultura de Iracemápolis (Amaci) promoveram a reforma do antigo cinema da cidade, que o transformou em um moderno e aconchegante cineteatro. Inaugurado na safra 14/15, a obra recebeu investimentos de mais de R$ 2 milhões; parte do valor foi captada por meio da Lei Rouanet e de financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é proporcionar momentos de lazer e cultura à comunidade, em uma estrutura que conta com capacidade para receber 324 pessoas e um palco de 12 metros de comprimento, que permite a realização dos mais variados tipos de espetáculos.

Política de Privacidade Termos e Condições