Destaque

Usina São Martinho inaugura Unidade Termoelétrica

O Grupo São Martinho inaugurou oficialmente nesta terça-feira, dia 30/07, a UTE - Unidade Termoelétrica localizada na Usina São Martinho, em Pradópolis (SP). A nova caldeira e turbogerador consumiram investimentos de R$ 180 milhões e representam o estado da arte da cogeração de energia através da queima do bagaço da cana. A unidade possui capacidade para gerar, num primeiro momento, um excedente a ser comercializado na ordem de 244 mil MWh, quantidade suficiente para transformar a companhia num grande produtor autônomo de energia elétrica e atender a demanda de uma cidade com cerca de 200 mil habitantes.

Mais de 100 pessoas participaram da solenidade de inauguração, entre eles integrantes da diretoria e do Conselho de Administração do Grupo São Martinho. O presidente da empresa, Fábio Venturelli, lembrou que o empreendimento teve 97% dos equipamentos fabricados no Brasil e gerou na sua construção 400 empregos diretos e 1.200 indiretos, levando ao todo 650 dias para ser concluído. "É uma obra que nos orgulha e estabelece um novo diferencial para a São Martinho", afirmou.

João Guilherme Sabino Ometto, presidente do Conselho de Administração, salientou a evolução tecnológica da UTE em comparação com seus similares do passado e a importância das parcerias para viabilizar o investimento. Luiz Antônio Cera Ometto, vice-presidente do Conselho de Administração, enfatizou que a Unidade Termoelétrica representa um novo passo na estratégia de independência energética da companhia.

Mario Gandini, diretor agroindustrial da Usina São Martinho, parabenizou todos os colaboradores pelo empenho na construção da UTE, obra gerenciada internamente. A Unidade Termoelétrica caracteriza-se pelo uso de duas modernas tecnologias para transformar o bagaço da cana em energia elétrica: a de queima em leito fluidizado borbulhante, mais eficiente e flexível que as utilizadas atualmente, gerando mais energia com a mesma quantidade de combustível; e a condensação evaporativa, com reduzido consumo de água em relação às tecnologias de condensação tradicionais.

Política de Privacidade Termos e Condições