Finansys

A solução Finansys é composta por um conjunto de módulos integrados, destinados ao registro, processamento, controle e gerenciamento das operações das instituições, desde os cadastros básicos, passando pelos produtos bancários, informações legais e gerenciais. Através de configurações e ajustes às particularidades operacionais da organização, o Finansys atende, na medida exata, a todas as necessidades da sua organização.

Compromisso com o cliente

  • Flexibilidade
  • Alto grau de flexibilidade na utilização dos módulos, permitindo a criação de diferenciais de negócios, utilizando os recursos da solução.
  • Qualidade e Estabilidade
  • Investimento em processos e ferramentas de testes, garantindo a continuidade do funcionamento operacional e o acréscimo de recursos com novas funcionalidades.
  • Atendimento Personalizado
  • Atendimento das demandas específicas dos clientes e acompanhamento sistemático, por meio de gerentes de contas e central de atendimento técnico.
  • Evolução
  • Acompanhamento da evolução tecnológica e funcional, em parceria com os clientes, e investimento em novos módulos e funções.

Modularidade e Integração

O Finansys fundamenta-se na concepção de que as atividades de uma organização formam um conjunto harmônico e complementar de processos de informações.Por essa razão, a Solução Finansys é apresentada em módulos independentes, perfeitamente integrados e direcionados ao processamento das diversas atividades do negócio bancário. Os módulos são facilmente incorporados a qualquer módulo pré-existente, reaproveitando a base de dados instalada.

Características

  • Funcionamento multi-banco;
  • Alto nível de integração entre os módulos;
  • Alto nível de parametrização e configuração de funcionamento dos módulos em nível da instituição, produtos ou operações;
  • Total segurança e controle de acesso por perfis ou usuários;
  • Informações centralizadas de dados corporativos como clientes, índices, gerentes, feriados, etc.;
  • Geração dos relatórios e informes legais exigidos;
  • Geração das informações em consultas, relatórios e planilhas Excel;
  • Módulos WEB para as funcionalidades ligadas ao varejo;
  • Contabilização automática diária de todos os eventos, inclusive da carteira de contratos em prejuízo, utilizando critérios contábeis definidos pelo usuário;
  • Integração com os principais módulos de análise de crédito.

Benefícios

  • Consolidação de informações;
  • Simulação de operações;
  • Centralização e simplificação dos controles sobre as operações;
  • Agilização da entrega dos informes do Bacen como risco de crédito, rating, taxas e volumes, IFT e arquivos de auditoria;
  • Maior controle e diminuição dos riscos na concessão de crédito;
  • Visão integrada da posição do cliente;
  • Agilização da conciliação contábil;
  • Análise gerencial da carteira;
  • Auditoria de segurança no acesso a todas as informações;
  • Eliminação de dados divergentes e trabalho de recadastramento e atualizações.




INFORMAÇÕES E CONTROLE

Consolidador de Informes Legais

Realiza gerenciamento, validação e geração ágil e eficaz de vários informativos legais, que são solicitados pelo Banco Central às instituições financeiras.

Abrange a importação de arquivos em formato texto ou XML, nos padrões do BACEN ou através de um único padrão próprio do módulo, chamado padrão CIL. Disponibiliza ainda recursos gerenciais de apoio à tomada de decisão em todos os níveis da organização. Possui alto grau de flexibilidade para parametrização do módulo, facilitando o seu gerenciamento. O módulo pode ser facilmente integrado ao ambiente do cliente e aos demais módulos da instituição. Oferece uma ampla variedade de consultas gerenciais e contábeis, bem como a conciliação dos informativos legais.

O módulo atende às seguintes resoluções do Banco Central e solicitações de auditoria, nos seguintes layouts de arquivo: CADOC’s 3020, 3025, 3026, 3030, 3082/3081, Fundo Garantidor de Crédito (semestral), IFT, COSIF 4150, Taxas e Volumes e Arquivo de auditoria BACEN.

Contabilidade

Desenvolvido para automatização das operações da área de Controladoria das instituições financeiras e fundos de investimentos.

Além de atender as exigências legais, oferece ferramentas gerenciais de controle e análise e tem como objetivo principal agilizar a integração contábil das áreas operacionais das empresas e dos processos internos de contabilidade, através de sua identificação e processamento on-line.

Extrato Unificado

Fornece aos clientes da instituição financeira o extrato referente às suas movimentações financeiras no mês ou no ano (base para recolhimento de IRPF) nas carteiras de Fundos de Investimento, Renda Fixa, Swap, Letra Hipotecária, Tesouro Direto, Conta Corrente, Conta Investimento e Previdência, Seguros, Leasing, Empréstimo e Ações.

Os módulos integrados (responsáveis pelas informações de movimentação do cliente) geram arquivos texto com o movimento de cada cliente da sua carteira.

O módulo recebe e consolida a movimentação dos clientes dentro dos produtos integrados e gera arquivos textos para interface com formatador do extrato para emissão.

Permite gerar 2ª via de extratos e amostragens de extratos para validação dos movimentos pelos módulos integrados.

C3

Controle operacional e gerencial de toda troca de mensagens com a CIP - Câmara Interbancária de Pagamentos, para as operações cedidas (compra e/ou venda) da instituição financeira. Principais funcionalidades:

Recebimento e centralização de contratos cedidos de todos os módulos legados da instituição;
Controle da comunicação com a CIP, efetuando o gerenciamento das interfaces de remessa e retorno, inclusive com criptografia/compactação dos arquivos;
Consultas e relatórios para gerenciamento da base histórica dos contratos cedidos;
Consultas e relatórios das transações operacionais com a CIP;
Controle e conciliação tarifária;
Possibilita retorno das informações de contratos acatados/rejeitados na CIP aos módulos legados.

Cobrança de Vencidos

Módulo responsável por todo o ciclo de cobrança de operações vencidas. Através de fácil integração com qualquer módulo legado de crédito, o módulo controla as atividades da cobrança, possibilitando a parametrização de processos exclusivos para cada modalidade de empréstimos. Possibilita também interface com escritórios de cobrança e órgãos de proteção ao crédito.

Portabilidade de Crédito

O módulo CTC (Central de Transferências ou Portabilidade de Crédito) implementa procedimentos eletrônicos para a solicitação de transferência de contratos entre IFs. Irá automatizar a troca de informações entre os participantes, de maneira que o cliente faça contato apenas com a IF interessada em portar a operação de crédito. Trata contratos de Crédito Consignado, Crédito Imobiliário, Crédito Pessoal, Financiamento de Veículos. Para clientes attps que já utilizam o módulo C3, a interface é unificada, facilitando a instalação e utilização pela experiência prévia dos usuários. Além disso, reaproveita a infraestrutura de conectividade do C3, eliminando custos de instalação desses pré-requisitos.

Cadastro Positivo

O módulo tem como objetivo atender a legislação do governo Federal de modo a controlar o registro de compromissos financeiros, tais como pagamentos relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento, liquidadas ou em andamento, de Pessoas Físicas ou Jurídicas. Auxilia o acompanhamento de histórico de pagamentos do consumidor e propicia um processo de concessão de crédito mais eficaz, além de oferecer insumos para que as Instituições Financeiras ofereçam empréstimos, a juros mais baixos, para bons pagadores. destaca-se por possibilitar o registro de autorização do cliente diretamente no módulo ou via integração com o módulo de Cadastro de Clientes. Possui flexibilidade e parametrização de interface de integração, comunicação com a CIP e independência com a solução de criptografia e compactação.




PRODUTOS BANCÁRIOS

Contas Correntes Finansys

Conjunto de aplicativos que proporciona o total controle, gerencial e operacional, das contas de depósito à vista de uma instituição financeira.

Oferece um conjunto de ferramentas totalmente integradas, desde a abertura da conta até o seu encerramento, passando pelo controle do fornecimento de talões, compensação de cheques, concessão de limites de cheque especial, cadastramento de débito automático, etc. Com o objetivo de facilitar e flexibilizar sua utilização, o sistema foi dividido da seguinte forma:

  • Contas Correntes
    Módulo principal que permite o controle gerencial e contábil das contas correntes.
  • Talonário
    Módulo de controle do fornecimento de talões, reposição automática e sustação de cheques.
  • Compensação
    Módulo responsável pela integração com a COMPE.
  • Cheque Especial
    Módulo responsável pela manutenção dos contratos de cheque especial e conta garantida.
  • Arrecadação
    Módulo de cadastramento de optantes pelo débito automático, integrado às concessionárias de serviços públicos, para o envio das informações referentes a recolhimento de tributos à Receita Federal.

Recebíveis

Controla e gerencia de forma eficaz as diversas carteiras de recebíveis.

Abrange todo o ciclo de vida da operação, desde o recebimento do movimento, por meio de arquivos no padrão CNAB, passando pela boletagem, liberação e liquidação. Disponibiliza ainda informações gerenciais de apoio à tomada de decisão em todos os níveis da organização. Possui alto grau de confiabilidade, flexibilidade e performance necessárias para a gestão de uma carteira de qualidade, permitindo ao usuário autonomia para lidar em um ambiente dinâmico e exigente.

Oferece uma ampla variedade de consultas operacionais, gerenciais, contábeis e fiscais, bem como a formatação de informações legais exigidas pelo Banco Central e Receita Federal.

Atende às carteiras de recebíveis: Cobrança (Simples, Caucionada, Vinculada, Sem Registro), Desconto, Vendor, Antecipação/Caução de Cartões, Pagamento a fornecedores, Cessão de Crédito Venda e Aquisição.

O sistema possui os módulos Análise de risco, Checagem de Duplicatas, Controle de Garantias e SGRWeb. Esse último possibilita ao cliente do banco consultar os dados das suas carteiras de recebíveis na WEB, como informações sobre as movimentações diárias, a posição atual da carteira, detalhamento dos títulos, emissão de segunda via de boleto, entre outros. Além disso, permite que a inclusão de títulos e instruções para os mesmos sejam feitas pelos próprios cedentes.

DDA - Débito Direto Autorizado

Contempla todas as funcionalidades para operacionalização do DDA nos bancos sacado e/ou cedente, abrangendo o gerenciamento da movimentação de títulos eletrônicos junto à CIP.

Empréstimos Varejo

Responsável por gerenciar, de forma ágil e eficaz, todas as operações de crédito ao consumidor.

Abrange desde a automatização do ciclo de análise e concessão de crédito de uma proposta até a liquidação do contrato, passando pelo processamento de contratos e parcelas, cobrança, repactuação e pagamento de comissões a lojistas e promotores.

Oferece uma ampla variedade de consultas gerenciais, contábeis e fiscais, bem como a formatação de informações legais exigidas pelo Banco Central e Receita Federal.

O módulo atende às modalidades de linhas de crédito: Crédito Pessoal, CDC Lojista, CDC Veículos e Crédito Consignado.

O módulo de CDC conta ainda com um módulo de boletagem Web que controla todo o processo de propostas, desde a captura de dados, análise do crédito até a emissão de contratos e boletos, sendo totalmente controlado pelo conceito de workflow.

Devido à flexibilidade do módulo e do conceito de workflow, cada produto pode ter associado uma política de crédito específica que é definida de maneira centralizada, podendo ser customizada e evoluída ao longo do tempo. Possibilita controles de alçadas de analistas de créditos ou de outras áreas da instituição para que a tramitação das propostas aconteça de forma segura. Possui interface amigável integrando o cliente final via lojas, agências e promotoras à central da instituição que irá conceder o crédito.

Empréstimos

Gerenciamento ágil e eficaz de várias modalidades de operações de empréstimos comerciais.

Abrange o ciclo de vida da operação após sua formalização, da boletagem e liberação à liquidação, oferecendo também, recursos gerenciais de apoio à tomada de decisão em todos os níveis da organização. Possui alto grau de flexibilidade para definição das regras específicas de cada linha de crédito, dotando o usuário de autonomia para criar novas linhas. O módulo pode ser facilmente integrado ao ambiente do cliente e aos demais módulos da instituição.

Em termos de recursos para controle, oferece uma ampla variedade de consultas gerenciais, contábeis e fiscais, bem como a formatação de informações legais exigidas pelo Banco Central e Receita Federal.

O módulo atende as modalidades de linhas de crédito: Hot Money, Mútuo, Capital de Giro, CDCI, Vendor, Modalidades do BNDES (Finame, EXIM, etc.), Compror, Resolução 2770, outros repasses do BNDES e Fiança.

Gerenciamento de Cessão - Fundo de Recebíveis

Controla e gerencia os recebíveis de uma cessão (compra ou venda) ou de um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC), também conhecido como Fundo de Recebíveis.

Abrange todo o processo operacional e gerencial de controle dos recebíveis de uma cessão, atendendo aos requisitos operacionais do custodiante, bem como as necessidades de controle do cedente ou originador, tais como: cadastramento detalhado das características da cessão ou fundo e seus originadores, recebimento do movimento, através de arquivos padrão CNAB, análise de risco, análise de elegibilidade e enquadramento.

Realiza o controle e mitigação de risco, através da conferência do processo de blindagem dos recebíveis, junto aos bancos cobradores do originador, concluindo o processo através da integração com o módulo de gestão de investimentos da instituição.

Possui alto grau de confiabilidade, flexibilidade e performance, necessárias para a gestão de uma carteira de qualidade, dotando o usuário de autonomia para lidar em um ambiente dinâmico e exigente.

O SCC/FIDC contempla as seguintes funcionalidades:

Recepção de arquivos em layouts parametrizáveis;
Fechamento da tranche e desembolso com o cálculo da TIR e VPL;
Análise de risco, elegibilidade e enquadramento da tranche com a carteira;
Ferramentas para controle do movimento diário de cobrança;
Relatórios operacionais e gerenciais.

Pagamento a Fornecedores

O SPF ou Módulo de Pagamento a Fornecedores é um módulo que tem por objetivo o recebimento de arquivo de contas a pagar do parceiro (âncora), para leitura dos direitos a receber pelos clientes deste parceiro (fornecedores) e consequente prospecção destes como clientes da IF. Destaca-se por implementar desde a leitura e cadastro automático dos fornecedores, até a simulação e cálculo das operações de antecipação, passando por elegibilidade, integração com portais de negociação de mercado, cálculo de rebate, débito e crédito automático e integração com os principais módulos de cobrança do mercado.

Recebíveis de Cartões

Módulo que tem por objetivo a afiliação de lojistas para domiciliamento bancário, bem como recebimento e controle da agenda de pagamentos do cliente e liquidações de compras a débito e crédito, além do tratamento de fluxos auxiliares, como ARV e faturamento. Destaca-se por ser um módulo flexível, que permite trabalhar com as principais credenciadoras do mercado, e implementa conceito multi-bandeira. Além da conversa direta com as adquirentes, permite fluxo CIP/SCG tanto para agenda/liquidação quanto para as travas. Tem integração automática com o módulo de Recebíveis, permitindo que a agenda do cliente seja transformada em produto, através de operações de crédito ou caucionamento.




INFRAESTRUTURA CORPORATIVA

Cadastros Básicos

Mantém, de forma centralizada e organizada, as informações referentes à estrutura organizacional da instituição, disponibilizando uma estrutura de suporte operacional aos diversos outros módulos da Solução Finansys. Essas informações podem se referir às empresas do grupo, agências e filiais, centros de resultado, funcionários e/ou operadores, além de várias informações externas necessárias à instituição como CEP, municípios, cadastro de bancos e agências, feriados, entre outras.

Índices Econômicos

Mantém, de forma centralizada e organizada, as informações de índices financeiros, moedas, taxas e tarifas utilizadas para acompanhamento do mercado financeiro e cobrança de serviços diversos, bem como a cotação e variação destes, no decorrer de qualquer período.

Cadastro de Clientes

Mantém, de forma centralizada e organizada, as informações referentes a todas as pessoas, físicas ou jurídicas, necessárias à empresa, disponibilizando uma estrutura de suporte operacional aos diversos outros módulos da Solução Finansys. Essas informações podem se referir aos clientes, dependentes, referências, fornecedores, grupos econômicos aos quais os clientes possam estar vinculados e/ou seus respectivos ramos e setores de atividades, etc.

Boletador de crédito

Registra as operações de crédito de varejo e atacado, cuidando de todas as etapas de aprovação das mesmas (esteira de crédito) e suas respectivas formalizações de documentação, através de processos customizáveis pelo próprio usuário. Mantém os registros históricos desses registros e suas alterações e se integra a qualquer módulo de back office de empréstimos.

Garantias

Consolida e centraliza todo o registro e controle das garantias para as operações de crédito ou para os limites do cliente na instituição. Integra facilmente com os módulos legados da instituição como cadastro de clientes, operações de crédito (qualquer fornecedor), controle de ativos (renda fixa, fundos, etc.), entre outros. Trata qualquer tipo de garantia, através de tabela própria dos bens do cliente. Possibilita valorização ou depreciação de garantias, contabilização diária das mesmas, controle de suficiência no limite ou contrato e comprometimento de um bem dado em garantia.

Editor/Emissor de Documentos

Registra qualquer tipo de minuta de documento padrão da instituição, como contratos, cartas de cobrança, etc., e possibilita sua impressão, com o acréscimo de informações no texto de qualquer dado vindo dos legados da instituição. Através de uma interface amigável e prática, possibilita a manutenção desses documentos, relacionando os mesmos a tipos de operações, dando mais segurança e agilidade na operação. A ferramenta pode ser disponibilizada em pontos remotos via web, descentralizando a impressão dos documentos.




CONTROLE OPERACIONAL

Segurança - DR LOCK

Controle de acesso à informação, simplificando para desenvolvedores e administradores, a implementação da segurança de acesso em aplicativos Cliente/Servidor e Web.

Através de uma interface única, permite a definição dos esquemas de segurança válidos para todas as aplicações da instalação, evitando a criação de soluções específicas para cada módulo. Permite o controle de acesso à informação em diversos níveis, iniciando em programa aplicativo e estendendo-se às permissões/restrições em nível de conteúdo de campos.

As aplicações não precisam ser projetadas para trabalhar com o DR LOCK, o que facilita a sua integração aos aplicativos.

Bases Históricas

Mecanismo de expurgo e restore de dados, tendo como base o modelo de dados do cliente com suas respectivas necessidades. Retira os dados pouco relevantes do ambiente de trabalho, liberando espaço em disco do servidor.

Faz a limpeza da base de dados, visando ganho de performance das rotinas, backup e restore dos dados. Permite portabilidade deste módulo entre bases de dados diferentes (Oracle, SQL Server e Geração de Massa de Testes).

Controle de Processamento

Tem como função principal a execução de processos batch sem a intervenção de um operador, fazendo controle automático de dependência entre grupos de processos. Para isso, o módulo possibilita o agendamento de diversas tarefas distribuídas em grupos, onde serão informados os momentos da execução de cada um dos processos, e qual a seqüência que o mesmo deverá ser executado.