Amadeus

Um sistema integrado de gestão empresarial, para funcionamento em ambiente web, especialmente desenvolvido para a automação de Fundos de Pensão e empresas de Seguridade Social. A solução Amadeus abrange, de forma completa, as funções necessárias à gestão destas Entidades, incluindo previdência, investimento, finanças e controladoria.

Segurança de Acesso

Simplifica para os administradores do sistema a implementação da segurança de acesso. Através de uma interface única, permite a definição dos esquemas de segurança válidos para todas as aplicações da instalação, evitando a criação de soluções específicas para cada módulo. Permite o controle de acesso à informação em diversos níveis, por usuário ou por grupo de usuários, iniciando em programas aplicativos e estendendo-se às permissões/restrições até em nível de conteúdo de campos.

Parametrização

Ferramenta que permite a parametrização dos sistemas aplicativos, ajustando as expressões e fórmulas que tenham possibilidade de mudanças, evitando manutenções nos códigos fonte dos módulos do sistema, agilizando e flexibilizando mudanças que podem ser realizadas pelo próprio cliente.

Geração de Informações

Ferramenta que gera arquivos no formato "txt" a partir das informações existentes em qualquer banco de dados. Possibilita a geração de documentos integrados ao Microsoft Word, facilitando a geração de correspondências e documentos pelos próprios usuários do sistema.

Integração

Permite a importação de arquivos "txt", para a base de dados do Amadeus. Executa regras de validação antes da importação, gerando relatório de críticas para dados de entrada que estejam inconsistentes, mantendo a base de dados íntegra. Possibilita a parametrização dos layouts de importação dos arquivos de acordo com a necessidade do cliente.


Informações e Controle

Previdência

Investimento

Finanças e Controladoria

Atendimento




INFORMAÇÕES E CONTROLE

Contabilidade

Soluções customizadas que automatizam os procedimentos contábeis, atendendo as necessidades gerenciais e exigências dos órgãos reguladores. Este módulo permite:

  • Manter os planos de contas estruturados (oficiais), contábeis e auxiliares;
  • Tratar as operações interprogramas, interpatrocinadoras e/ou interplanos;
  • Escriturar os livros contábeis em forma de relatórios legais, microfichas ou arquivos eletrônicos;
  • Fornecer relatórios com grande flexibilidade e exportalos em vários formatos (.txt, .xls, .csv, etc.);
  • Extrair informações para integrações legais (Previce ANS), fiscais e gerenciais.

E-financeira

Sistema Web que permite receber informações dos legados de previdência e saúde de forma automática, conforme definições da Fundação. As informações são consolidadas e pré-validadas no sistema de acordo com as regras do e-Financeira, gerando relatórios para avaliação antes do envio para a Receita. O sistema integra com a Receita Federal através dos certificados
A1 ou A3, permitindo acompanhamento e gestão dos participantes enviados à Receita Federal.

IG Previdência

Módulo de BI (Business Intelligence) que fornece informações para tomada de decisão. Possibilita a gestão dos planos existentes e disponibiliza informações comparativas dos principais indicadores de desempenho do segmento de Previdência Complementar.
O Amadeus oferece um conjunto de indicadores comparativos do mercado de previdência com relatórios e gráficos. Tudo organizado de modo a agilizar e facilitar sua utilização pelos executivos da organização, tais como:

  • Adesão aos planos;
  • Saldos e reservas dos planos;
  • Benefícios pagos;
  • Cotas previdenciárias;
  • Cotas de investimentos;
  • Ações judiciais;
  • Movimentação contábil.




PREVIDÊNCIA

Cadastro Corporativo

Grupo de funções de infraestrutura que suporta o processamento dos outros módulos do Amadeus. As informações controladas pelo módulo podem ser importadas das bases das patrocinadoras ou cadastradas diretamente. Mantém, de forma centralizada, as informações que serão utilizadas pelos demais módulos, tais como: patrocinadora, empregado, participante, dependente, incidência de dependência (ex: IR, Pensão), representante legal (tutor, curador), banco e agência, índice financeiro e experiência profissional.

Arrecadação

Captação e administração de recursos para o custeio administrativo da Fundação e para manutenção dos planos de benefícios previdenciários.

Oferece grande flexibilidade com a parametrização das principais regras de negócio. Este módulo possibilita:

  • Definir perfil dos participantes e, a cada tipo identificado, associar a responsabilidade de pagamento das contribuições, a forma de cálculo das mesmas e as regras de movimentação das reservas na ocorrência de eventos inerentes ao negócio;
  • Administrar os perfis de investimento de cada plano, permitindo ao participante escolher a carteira para aplicação, inclusive com a possibilidade de aplicação em mais de um perfil ao mesmo tempo;
  • Permitir ao participante escolher a opção de tributação de IR (progressivo/regressivo), quando de sua saída do plano, seja por aposentadoria, portabilidade ou resgate;
  • Controlar o ciclo mensal de contribuição e cálculo da cota previdenciária com a atualização das reservas, inclusive com a geração de prévias de movimentação mensal;
  • Manter o controle das reservas individuais e coletivas, gerando maior transparência para administração do patrimônio previdenciário;
  • Emitir extrato de desligamento, contemplando todas as possibilidades oferecidas pelos institutos previdenciários;
  • Simular benefícios futuros, possibilitando a parametrização das regras de cálculo de acordo com o regulamento da organização;
  • Fazer simulações coletivas de aposentadorias e alterações no custeio.

Concessão de Benefícios

Módulo responsável pela concessão e administração de benefícios programados, de risco e pagamento único. Possibilita a criação de novas modalidades de benefícios e parametrização dos respectivos métodos para o cálculo do valor inicial do benefício. As funções desse módulo possibilitam:

  • Definir as regras de elegibilidade e formas de pagamento de cada benefício;
  • Emitir memória de cálculo, demonstrando o método aplicado para obtenção do valor inicial do benefício, seja de contribuição definida ou benefício definido;
  • Simular individualmente a concessão de benefícios, permitindo ao participante ter uma previsão do valor de seu benefício complementar e do INSS;
  • Efetuar conversão entre diferentes tipos de benefícios para um assistido.

Pagamento de Benefícios

Cálculo da folha de pagamento dos assistidos, determinando os valores dos proventos e descontos, além das verbas de contribuição, abono anual, imposto de renda e pensão judicial.

Este módulo permite:

  • Efetuar o cálculo dos benefícios a partir de variados critérios de inicialização;
  • Fechar separadamente as folhas, exemplo: INSS, auxílio doença e complementar;
  • Corrigir benefícios, utilizando um índice oficial, um percentual do mesmo ou um índice próprio;
  • Imprimir os contracheques em formulários (frente e verso) com logotipo.

Seguro e Pecúlio

Controle das apólices de seguro de vida em grupo, seguro de acidentes pessoais e contratos de pecúlio, permitindo o controle financeiro dos prêmios, capital segurado e agenciamento. Possibilita a gestão dos processos de sinistros, bem como o pagamento das indenizações. As funções deste módulo permitem ao participante solicitar adesão ao seguro e/ou pecúlio pela Internet e possibilitam ao usuário do módulo:

  • Cadastrar e controlar as apólices, definindo critérios de cobertura, comissão, limites e taxas, bem como executar automaticamente a transferência de seguros de um contrato para outro, na ocorrência da renovação de apólice;
  • Cadastrar a proposta de adesão e documentos necessários para sua aprovação, bem como os beneficiários do seguro, possibilitando o controle daqueles que têm o direito de receber indenizações;
  • Registrar as ocorrências de seguro, possibilitando a visualização do histórico;
  • Geração do prêmio mensal e recebimento dos prêmios pagos, possibilitando a devolução de cobrança indevida, o cálculo do prêmio retroativo e a emissão de carta para inadimplentes;
  • Efetuar o controle de sinistro: cadastramento do processo, registro dos fatos ocorridos, controle do recebimento dos documentos, cálculo e registro das indenizações, emissão da carta de crédito, liberação e aprovação do pagamento, correção das indenizações provisionadas e encerramento do processo.

Cobrança

Executa as interfaces de cobrança de quaisquer tipos de prestações a vencer com os sistemas de folha de ativos, benefícios, cobrança bancária registrada, entre outros. Contempla a formatação e a geração das interfaces de remessa das cobranças, bem como as integrações de retorno dos aceites e pagamentos recebidos. Assim como os demais módulos, também é altamente parametrizável, o que permite integrações de recebimento, remessa e retorno de informações de diversos legados.




INVESTIMENTO

Portfólio de Investimentos

O mais completo conjunto de softwares para gestão do portfólio de investimentos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - EFPC, tais como Renda Fixa, Renda Variável, SWAP e Cotas de Fundos. Os softwares de Investimento possibilitam:

  • Registro e acompanhamento dos investimentos por carteiras, mercados e estratégias;
  • Segregação automática dos investimentos comuns aos planos;
  • Apuração diária da cota e da rentabilidade dos planos, segmentos e estratégias de investimento;
  • Análise de risco por carteiras e perfis de investimento (cálculo do Var e de indicadores de risco);
  • Relatórios de enquadramento - Resolução 3792, Política de Investimento e Normas de Gestão Terceirizada - incluindo os ativos dos fundos investidos;
  • Relatórios legais e gerenciais (DI, DNP, etc.);
  • Espelhamento de fundos exclusivos;
  • Conciliação automática das posições em custódia;
  • Contabilidade automática dos investimentos, segregada por patrocinador, integrada aos sistemas contábeis das Fundações.

Empréstimo

Administração de contratos de empréstimos aos participantes. Controla desde a simulação da concessão até a quitação do contrato. Esse módulo permite:

  • Administrar os tipos de empréstimo disponíveis;
  • Definir as regras de concessão de empréstimo para cada perfil;
  • Administrar o capital disponível a ser emprestado, apurado pelo patrimônio;
  • Efetuar a simulação, a concessão do empréstimo e a cobrança das prestações.


FINANÇAS E CONTROLADORIA

Orçamento

Elaboração, apuração e acompanhamento orçamentário proveniente do planejamento empresarial. Este módulo possibilita:

  • Manter planos de contas orçamentários, com a flexibilidade de poderem ser compatíveis com o plano de contas contábil;
  • Controlar o processo de elaboração, apuração e acompanhamento em diferentes níveis (patrocinadora, plano ou centro de responsabilidade);
  • Processar a apuração do realizado orçamentário de forma automatizada;
  • Controlar as alterações do orçamento para geração de versões no decorrer do exercício.

Compras e Contratações

Controle das solicitações, aquisições, recepção de materiais e serviços. Trata toda a contabilização dos documentos fiscais a partir de critérios cadastrados, permitindo:

  • Controlar os pedidos de materiais e serviços;
  • Tratar o processo de cotação junto aos fornecedores;
  • Controlar as autorizações de fornecimento (ordens de compra);
  • Controlar os contratos de fornecedores;
  • Gerenciar os documentos fiscais, aspectos fiscais (tributos) e legais;
  • Gerar toda a contabilização proveniente dos documentos fiscais;
  • Extrair informações para integrações fiscais (DIRF, DCTF, etc.) e gerenciais.

Tesouraria

Controle dos pagamentos, recebimentos e movimentações financeiras (caixa/banco). Trata toda a contabilização financeira a partir de critérios previamente cadastrados. Este módulo possibilita:

  • Controlar as operações financeiras provenientes de autorizações de pagamento, autorizações de recebimento, lançamentos financeiros e transferências;
  • Acompanhar o fluxo das operações financeiras;
  • Gerenciar todas as contas (caixa e contas correntes), através de suas movimentações e saldos (financeiro e bancário);
  • Gerar a contabilização dos movimentos financeiros;
  • Fornecer o fluxo financeiro previsto e realizado dos compromissos registrados;
  • Extrair informações para integrações bancárias, fiscais e gerenciais.

Patrimônio

Administração dos bens próprios (contábeis e não contábeis) e de terceiros (locados) que exigem controle físico individualizado. Trata toda a contabilização patrimonial a partir de critérios previamente cadastrados, mantendo o controle analítico das informações contábeis. Este módulo permite:

  • Manter o plano de contas patrimonial compatível com o plano de contas contábil;
  • Manter o cadastro das localizações dos bens patrimoniais;
  • Controlar os processos contábeis de patrimoniação (adição), constituição, reavaliação, transferência, alienação e baixa (total e parcial) dos bens patrimoniais;
  • Controlar os eventos das movimentações físicas e os eventos contábeis mensais (depreciação e amortização);
  • Fornecer relatórios operacionais e contábeis (razão auxiliar, movimentação das contas, etc.);
  • Controlar o processo de inventário dos bens patrimoniais.




ATENDIMENTO

Conjunto completo de módulos para o atendimento às necessidades de informações dos participantes e patrocinadoras, através da internet, dispositivos móveis e central de atendimento.

HomePrev Participante

Disponibiliza consultas e solicitações de alterações cadastrais, utilizando a internet. As alterações podem ser gravadas em tabelas temporárias para posterior validação ou realizadas diretamente na base de produção, de acordo com a definição da Fundação.

As seguintes funções, dentre outras, estão disponíveis:

  • Consultar planos, bem como consultar e/ou alterar as informações dos participantes, dependentes, representantes
  • legais, tutores e curadores;
  • Consultar o perfil do participante e histórico de contribuição, o saldo dos fundos (simulação de resgate), a memória de cálculo de IR, contribuições realizadas e extrato de reserva;
  • Simular benefícios a partir de novos cenários de custeio;
  • Consultar o contracheque, o histórico de pagamento de benefício, a situação do benefício e agenda de acompanhamento;
  • Consultar a ficha financeira dos empréstimos concedidos;
  • Simular, solicitar a concessão e emitir contrato de empréstimos.

HomePrev Patrocinadora

Módulo de gerenciamento dos planos das patrocinadoras. Disponibiliza um conjunto de consultas de fácil visualização e acesso, permitindo o controle financeiro das fundações por suas patrocinadoras. Consultas disponíveis na página WEB:

  • Patrimônio consolidado de todos os planos das patrocinadoras;
  • Contribuições depositadas, benefícios, resgates pagos e saldo dos fundos por patrocinadora e plano;
  • Estatística por perfil, com distribuição de participantes por idade, tempo de serviço, tempo de vinculação e regime de tributação;
  • Cobertura patrimonial por plano e período;
  • Evolução de reservas com a posição de provisões matemáticas e posição de fundo por plano e período.

Central de Atendimento

Relacionamento com participantes, desde o registro da solicitação até a efetivação do atendimento. Promove a melhoria da qualidade e produtividade no tratamento das demandas, bem como a excelência na prestação de serviços aos participantes. São controlados pelo módulo: o fluxo dos atendimentos, áreas responsáveis, situações dos atendimentos, acompanhamentos das ocorrências e estatísticas diversas.

Mobile

Permite ao participante, por meio do smartphone, fácil acesso aos seus dados cadastrais, dados do plano, bem como consulta e solicitação de novos empréstimos.

Suas principais funções são:

  • Consultar e atualizar os seus dados cadastrais;
  • Extrato de contribuição;
  • Contracheque;
  • Simulação de empréstimo;
  • Simulação de benefício.