Home | Sofisa Direto | Mapa do Site | English

Conselho de Administração

Nos termos do Estatuto Social do Banco Sofisa, seu Conselho de Administração deve ser composto por, no mínimo, cinco e, no máximo, sete membros, dentre os quais pelo menos 20% deverão ser Conselheiros Independentes. Na eventualidade do percentual de 20% resultar em número fracionário de membros de seu Conselho de Administração, proceder-se-á ao arredondamento para o número inteiro: (i) imediatamente superior, quando a fração for igual ou superior a 0,5; ou (ii) imediatamente inferior, quando a fração for inferior a 0,5. Uma vez composto por cinco membros, o Conselho de Administração do Banco Sofisa deverá apresentar, portanto, ao menos um Conselheiro Independente. O Conselheiro Independente deve ser identificado como tal na ata da Assembleia Geral que o eleger.

O Conselho de Administração do Banco é responsável pela orientação geral de seus negócios, incluindo a sua estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização de seu desempenho. Dentre outras atribuições, o Conselho de Administração do Banco Sofisa é competente para eleger e destituir os membros de sua Diretoria e supervisionar o exercício de suas funções.

Os membros do Conselho de Administração do Banco são eleitos por sua Assembleia Geral, para um mandato unificado de dois anos, permitida a reeleição. A Assembleia Geral do Banco Sofisa também é competente para destituir, a qualquer tempo, qualquer membro de seu Conselho de Administração. Os membros de seu Conselho de Administração deverão ser necessariamente pessoas físicas e deter, ao menos, uma ação de sua emissão, independentemente de serem ou não residentes no Brasil.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os acionistas minoritários de companhias abertas detentores de ações que representem, pelo menos, 15% do total das ações com direito a voto, ou os detentores de ações preferenciais sem direito a voto ou com direito a voto restrito que representem, no mínimo, 10% do capital social, ou ainda os titulares de ações ordinárias e ações preferenciais que, em conjunto, representem no mínimo 10% do capital social, têm o direito de eleger, em votação separada, um membro do Conselho de Administração do Banco Sofisa.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data da Eleição Término do mandato
Gilberto Maktas Meiches Presidente 28/04/2016 AGO de 2021
André Jafferian Vice-Presidente 28/04/2016 AGO de 2021
Antonio Carlos Feitosa Conselheiro Independente 28/04/2016 AGO de 2021
Raul Rosenthal Ladeira de Matos Conselheiro Independente 09/06/2017 AGO de 2021

Gilberto Maktas Meiches. O Sr. Gilberto atual Presidente do Conselho, foi Diretor Presidente desde setembro de 2009 até maio de 2013. Em 2006 foi eleito Diretor Vice-Presidente do Banco Sofisa S.A., cargo que exerceu até 2009. Foi Diretor do Banco Cidade S/A, de 1989 a 2002 e Diretor da MultiCommercial Bank DTVM Ltda, de 2002 a 2006.Ocupou cargos em diversas instituições do Sistema Financeiro Nacional desde 1979.

André Jafferian Neto. O Sr. André graduou-se em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1984. De 1985 a 1993 foi Diretor de instituições financeiras pertencentes ao Grupo Zogbi. Em 1993, juntou-se ao Banco Sofisa como Diretor Financeiro, tendo assumido, posteriormente, a Vice-Presidência. Desde 1993, o Sr. André, ainda, ocupa cargos na alta administração de suas subsidiárias. Durante os anos de 2003 e 2004, ocupou a Presidência da Associação Brasileira de Bancos Comerciais. Em 2007 a 2009 foi Presidente do Banco Sofisa. Atual Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Financeiro do Banco Sofisa.

Antonio Carlos Feitosa. O Sr. Antonio graduou-se em Direito e Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Ingressou no Banco Central do Brasil em 1974,onde exerceu diversos cargos, dentre os quais o Delegado Regional do Banco Central do Brasil, em São Paulo. Ocupou a posição de Presidente do Banco do Estado de São Paulo S.A. (Banespa) de 1995 a 1997, durante o Regime Especial de Administração Temporária. Foi Coordenador do Comitê de Auditoria do Banco do Estado de Santa Catarina S.A. (BESC), no período de 2006 a 2008. Foi membro do Conselho Fiscal do Banco Sofisa no período de 2007 a 2009. Atualmente ocupa a posição de membro do Conselho de Administração do Banco Sofisa, desde maio de 2009.

Raul Rosenthal Ladeira de Matos. O Sr. Raul é formado em engenharia industrial, Ph.D. pela University of Birmingham-Inglaterra e M.Sc. em Production Engineering pela University of Birmingham-Inglaterra e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; ocupou a presidência do grupo American Express na América Latina, do Comitê de Auditoria da Qualicorp S/A e de diversas empresas do grupo Bozano Simonsen; é integrante do Conselho de Administração da Qualicorp S/A, da Companhia de Bebidas Müller e da SUPER BAC - Proteção Ambiental S.A.; integrou a administração da Copebras S/A, Mundial S/A, J Macêdo S/A, Parmalat Brasil S/A Indústria de Alimentos, Sharp S/A Equipamentos Eletrônicos, Granóleo S/A Comércio e Indústria de Sementes Oleaginosas e Derivados, Canbras Communications Corporation-Bell Canada International (Canadá), TeleTech International (Estado Unidos da América), HBO Latin America (Estados Unidos da América) e DirecTV Latin América (Estados Unidos da América); e exerceu docência na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Diretoria Executiva

O Estatuto Social do Banco Sofisa estabelece que a Diretoria do Banco deve ser composta por, no mínimo, quatro, e, no máximo, oito Diretores. Os Diretores do Banco Sofisa são responsáveis pela administração diária de seus negócios, e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração do Banco.

Os Diretores do Banco Sofisa são eleitos por seu Conselho de Administração, para um mandato de dois anos, permitida a reeleição. A Lei das Sociedades por Ações permite que os membros do Conselho de Administração do Banco, até o máximo de um terço, sejam eleitos para ocupar cargos em sua Diretoria. Os Diretores do Banco Sofisa poderão ser destituídos, a qualquer tempo, por seu Conselho de Administração.

Diretores Cargo Data da Eleição Término do mandato
Alexandre Burmaian Diretor Presidente 24/05/2016 RCA de 2020
André Jafferian Diretor 24/05/2016 RCA de 2020
Diaulas Morize Vieira Marcondes Diretor 24/05/2016 RCA de 2020
Silvia Scorsato Diretora 19/01/2017 RCA de 2020
Alessandro Solon Moura de Andrade Diretor 26/06/2018 RCA de 2020

Alexandre Burmaian. O Sr. Alexandre graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Em 1989, entrou para o quadro de executivos do Banco, tendo em 1991 assumido o cargo de principal executivo da instituição, posição que ocupou até abril de 2006, quando passou a atuar no Conselho de Administração. Em 1996 iniciou o projeto de formação do Sofisa Bank of Florida, que obteve a aprovação do Federal Deposit Insurance Corporation e do Department of Banking of the State of Florida e iniciou suas operações em 1999. Ocupou também a posição de Vice-Chairman da Sofisa Bank of Florida até o final do ano de 2006, quando então assumiu a posição de Chairman. Foi Presidente do Conselho de Administração desde setembro de 2006 até maio 2013. Atual membro do Conselho de Administração e Diretor-Presidente desde maio 2013.

André Jafferian Neto. O Sr. André graduou-se em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1984. De 1985 a 1993 foi Diretor de instituições financeiras pertencentes ao Grupo Zogbi. Em 1993, juntou-se ao Banco Sofisa como Diretor Financeiro, tendo assumido, posteriormente, a Vice-Presidência. Desde 1993, o Sr. André, ainda, ocupa cargos na alta administração de suas subsidiárias. Durante os anos de 2003 e 2004, ocupou a Presidência da Associação Brasileira de Bancos Comerciais. Em 2007 a 2009 foi Presidente do Banco Sofisa. Atual Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Financeiro do Banco Sofisa.

Diaulas Morize Vieira Marcondes Junior: Com mais de trinta anos de experiência no mercado financeiro, atuou de 1984 a 1990 no Lloyds Bank Ltd como Gerente de Relacionamento; em 1990 passou a integrar a equipe comercial do Banco Cidade e concluiu sua permanência em 2002, quando ocupava o cargo de Superintendente Operacional; no Banco BCN S.A. assumiu o cargo de Superintendente Comercial em 2002 e, ao desligar-se em 2004, ocupava o cargo de Gerente Regional. A partir de 2004 atuou no Banco Bradesco como Gerente Regional, Superintendente Executivo - Bradesco Varejo e Diretor Regional. Em 2012 assumiu a Diretoria Departamental do Segmento Bradesco Prime, posição ocupada até 2015, antes de assumir a Diretoria no Banco Sofisa S.A..

Silvia Scorsato: Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no ano de 1996; servidora pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo entre 1995 e 1997; integrou, de 1997 a 2009, a equipe de profissionais do Banco ABN AMRO Real S/A, nas funções de advogada integrante do Núcleo de Ações Cíveis Especiais e Tributárias, Coordenadora do Contencioso Tributário, e Gerente do Contencioso de Crédito; integrou, de 2009 a 2012, a equipe de profissionais do Banco Santander (Brasil) S.A., nos cargos de Gerente da Cobrança Judicial e Gerente da Cobrança Judicial Atacado e Consultoria Jurídica; integrou, de 2012 a 2015, a equipe de profissionais do Banco Safra S.A., no cargo de Consultora Jurídica - Recuperação de Crédito de Grandes Clientes; integra, desde 2015, a equipe do Banco Sofisa S.A., com responsabilidade pela gestão do Departamento Jurídico desta instituição, promovendo a sua reestruturação; possui duas pós-graduações lato sensu, em Direito Tributário e Direito do Consumidor, além de cursos de extensão e formação, cursados no Brasil e no exterior, em áreas como Direito Bancário e de Mercado de Capitais, Direito Tributário (com enfoque em Contabilidade Fiscal) e de direção geral, liderança e administração.

Alessandro Solon Moura de Andrade: Graduado em Engenharia de Produção. Integrou o Banco Citibank de 1994 a 2000, nas funções de trainee, analista e gerente de Database; de 2001 a 2004, integrou a Claro (na época BCP Telecomunicações), na função de gerente de Database; de 2004 a 2006, integrou a Sky TV na função de gerente de segmentos e comunicação; de 2006 a 2013 integrou a Zurich Santander na função de superintendente de CRM; integrou de 2013 a 2016 o Google na função de Diretor de Sales&Services e Diretor de Customer Experience para pequenas e médias empresas da América Latina; de 2016 a 2018 integrou o Banco Santander na função de superintendente executivo responsável pelos canais digitais, inovação, CRM e Big Data. Integrou o Conselho de Administração da Super Pagamentos e Administração de Meios de Eletrônicos S/A de 2017 a 2018.


Última Atualização: 22 de fevereiro de 2019  
Sofisa © 2019 | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Termos e Condições
-->