Home | Sofisa Direto | Mapa do Site | English

1. De que forma o Banco Sofisa divulga suas informações aos acionistas e ao mercado em geral?

Em virtude do compromisso de transparência assumido junto ao mercado, além do cumprimento do fluxo legal de informações exigido pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM") e pelo Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA, o Banco Sofisa encaminha periodicamente suas informações à CVM/BM&FBOVESPA com disponibilização simultânea no site "http://www.sofisa.com.br/ri" e encaminhamento por correio eletrônico às pessoas cadastradas no seu mailing. Adicionalmente, o Banco Sofisa também realiza suas publicações legais societárias e de suas demonstrações financeiras anuais nos jornais Valor Econômico de São Paulo e Diário Oficial do Estado de São Paulo, conforme determina seu Estatuto Social.

2. Como posso me cadastrar no mailing do Banco Sofisa para me manter sempre atualizado(a)?

Acesse o link, também disponível no site "www.sofisa.com.br/ri", seção "Relações com Investidores".

3. Quais são as vantagens do Banco Sofisa ter suas ações listadas no Nível 2 de Governança Corporativa - BM&FBOVESPA?

A BM&FBOVESPA possui três níveis diferentes de práticas de governança corporativa, Nível 1 de Governança, Nível 2 de Governança e Novo Mercado. Eles diferenciam-se pelo grau das exigências destas práticas. O Banco Sofisa aderiu ao Nível 2 de Governança Corporativa - BM&FBOVESPA, reforçando o seu comprometimento com as boas práticas de governança corporativa.

As empresas listadas no Nível 2 oferecem aos seus acionistas investidores melhorias nas práticas de governança corporativa que ampliam os direitos societários dos acionistas minoritários e aumentam a transparência das companhias, com divulgação de maior volume de informações e de melhor qualidade, facilitando o acompanhamento de sua performance. Isso significa o comprometimento com um conjunto mais amplo de práticas de governança relativas aos direitos societários dos acionistas minoritários. Por exemplo, a companhia aberta listada no Nível 2 tem como obrigações adicionais à legislação:

  • Divulgação de demonstrações financeiras de acordo com padrões internacionais IFRS ou US GAAP.
  • Conselho de Administração com mínimo de 5 (cinco) membros e mandato unificado de até 2 (dois) anos, permitida a reeleição. No mínimo, 20% (vinte por cento) dos membros deverão ser conselheiros independentes.
  • Direito de voto às ações preferenciais em algumas matérias, tais como, transformação, incorporação, fusão ou cisão da companhia e aprovação de contratos entre a companhia e empresas do mesmo grupo sempre que, por força de disposição legal ou estatutária, sejam deliberados em assembléia geral.
  • Extensão para todos os acionistas detentores de ações ordinárias das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia e de, no mínimo, 80% (oitenta por cento) deste valor para os detentores de ações preferenciais (tag along).
  • Realização de uma oferta pública de aquisição de todas as ações em circulação, no mínimo, pelo valor econômico, nas hipóteses de fechamento do capital ou cancelamento do registro de negociação neste Nível;
  • Adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado para resolução de conflitos societários.

A premissa básica é que a adoção de boas práticas de governança corporativa pelas companhias listadas no Nível 2 confere maior credibilidade ao mercado acionário e, como conseqüência, aumenta a confiança e a disposição dos investidores em adquirirem as suas ações, pagarem um preço melhor por elas, reduzindo seu custo de captação. Veja a íntegra do Regulamento do Nível 2 de Governança Corporativa BM&FBOVESPA, clicando aqui.

4. Quais são os direitos dos acionistas do Banco Sofisa?

Os acionistas detentores de ações ordinárias têm direito a um dividendo anual mínimo obrigatório de 25% do lucro líquido do exercício, conforme determina a Lei nº 6.404/76 (leia sobre "Política de Dividendos" no item 9 abaixo); 01 (um) voto por ação ordinária nas Assembléias Gerais; e tag along de 100% no caso de venda do controle acionário.

Já os acionistas detentores de ações preferenciais, gozarão das mesmas vantagens acima com exceção do direito a voto, porém terão direito a prioridade no reembolso do capital social, sem prêmio, no caso de liquidação do Banco.

5. Como posso me manter informado quanto aos meus direitos acionários e pagamentos de dividendos do Banco Sofisa?

Os acionistas deverão manter atualizados os seus dados cadastrais junto ao Banco Itaú, (instituição responsável pelo Sistema de Ações Escriturais), a fim de garantir a plenitude do exercício dos seus direitos, bastando para tal dirigir-se a qualquer agência do Itaú com os documentos apropriados. Os acionistas que possuem os dados bancários atualizados no cadastro, quer sejam correntistas do Banco Itaú ou de outros bancos, recebem automaticamente os proventos deliberados na data de início de pagamento estipulada pela empresa, inclusive sendo notificados através do "Aviso de Crédito de Proventos Escriturais", o qual especifica todos os dados do evento creditado. Caso os acionistas não possuam dados bancários, os proventos ficam à disposição a partir da data de início de pagamento estipulada pela empresa, devendo o investidor procurar uma agência do Banco Itaú para recebimento, acompanhado de todos os documentos de identificação e do "Aviso para Recebimento de Proventos de Ações Escriturais", recebido oportunamente.

6. Onde e como comprar e vender as ações do Banco Sofisa?

O Banco Sofisa possui registro de cia. aberta na Comissão de Valores Mobiliários - CVM e suas ações preferenciais são negociadas na BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros -, sob o código/ticker SFSA4. Para comprar ou vender ações de emissão do Banco Sofisa é necessário contatar uma corretora de valores que fará a intermediação da negociação junto à Bolsa de Valores através de um formulário de registro preenchido e aprovado pela corretora.

As ações podem ser registradas/custodiadas:

  • Na corretora de valores mobiliários onde a ações foram compradas, e que tem a responsabilidade pelo pagamento de eventuais dividendos / juros sobre capital próprio; detém as informações necessárias para a restituição de imposto de renda e sobre os acontecimentos relacionados, ou

  • Através do sistema de ações do Banco Itaú, responsável pelo encaminhamento de informações sem custo adicional. Neste caso, o acionista terá a vantagem de receber os dividendos automaticamente na sua conta-corrente no banco e agência de sua escolha. Antes de contatar uma corretora, sugerimos analisar essa questão junto ao site da BM&FBOVESPA- www.bmfbovespa.com.br.

Por uma questão ética o Banco Sofisa não indica nem referencia os serviços de nenhuma corretora, porém a lista das corretoras que integram a BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros - pode ser conferida no site www.bmfbovespa.com.br. Outra opção para a negociação das ações é via Internet, para isso, é necessário que o acionista seja cliente de uma corretora da BM&FBOVESPA que forneça o sistema Home Broker o qual permita a negociação das ações via Internet.

7. Qual a Política de Dividendos do Banco Sofisa?

O Estatuto Social do Banco Sofisa, de acordo com a Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas e suas alterações posteriores) determina que no mínimo 25% do lucro líquido do exercício seja distribuído aos acionistas como dividendo anual mínimo obrigatório, desde que esteja compatível com a situação financeira da empresa, em bases trimestrais, semestrais ou anuais. Essa política não impede o Banco de se posicionar a favor de realizar o máximo de distribuição possível a seus acionistas, em consonância com a Lei Societária, via Juros sobre o Capital Próprio com o objetivo de otimizar seu planejamento tributário.

8. O que significam os termos "posição acionária" e "ex-dividendos" relacionados ao direito de dividendos?

A data de posição acionária é a data base estabelecida para o pagamento de proventos (Dividendos e Juros sobre Capital Próprio - JCP), ou seja, todos os detentores de ações da empresa na data da posição acionária são elegíveis aos respectivos dividendos declarados. Já a condição "ex-dividendos", corresponde à data imediatamente subseqüente ao da posição acionária, sendo que acionistas que adquiriram posições a partir dessa data não fazem jus aos proventos declarados, independentemente da data de realização dos respectivos pagamentos.

9. Quantas ações compõem o capital social do Banco Sofisa?

O Capital Social do Banco Sofisa é composto por 137.747.421 ações, sendo 97.140.150 ordinárias e 40.607.271 preferenciais (última alteração AGE de 12.08.2010).

10. Qual o percentual de ações em circulação (free float) de emissão do Banco Sofisa?

Atualmente o percentual de ações em circulação de emissão do Banco Sofisa é de 25,1% (em 31.12.2015).

11. Qual deve ser o procedimento no caso de transferência de ações do Banco Sofisa?

Tanto no caso das ações de emissão do Banco Sofisa, esse procedimento exige o preenchimento e assinatura de "formulário de transferência" e entrega de documentação pertinente, a ser realizada exclusivamente em uma "Agência Especializada" Itaú. Verifique as orientações e documentação necessária para realizar a "Transferência de Ações no Mercado de Balcão".

12. Como o acionista do Banco Sofisa pode verificar sua posição acionária?

As ações do Banco Sofisa são custodiadas pela instituição financeira Itaú Unibanco, que disponibiliza aos nossos acionistas o Investfone (0xx11 5029 7780 - em dias úteis, das 09h00 às 18h00) e um canal seguro para atendimento via internet, onde se pode consultar a posição acionária, extrato de movimentação, avisos de pagamento, informes de rendimentos e boletim de subscrição.

Acesse: www.investshop.com.br/acionistas

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, ligue em um dos seguintes telefones:
SAC: 0800 728 0728 | Reclamações, Cancelamentos, Informações e Sugestões.
Ouvidoria: 0800 570 0011 - em dias úteis, das 9h00 às 18h00
Deficiente Auditivo e de fala: 0800 722 1722
E-mail: investfone@itau.com.br

A inexistência de saldo de ações nos registros do Itaú pode decorrer do fato destas ações já terem sido vendidas ou transferidas para custódia das bolsas de valores/CBLC. Neste caso o acionista deve entrar em contato com o seu corretor de valores.
Para mais informações ou esclarecimentos sobre a posição acionária, o acionista poderá contatar a Gerência de Relações com Investidores do Banco Sofisa através do e-mail ri@sofisa.com.br ou do telefone (0XX11) 3176-5836/5834. .

13. Como posso contatar a Área de Relações com Investidores do Banco Sofisa?

Através do e-mail: ri@sofisa.com.br ou através dos telefones (0XX 11) 3176-5836/5834.

Banco Sofisa S.A.
Alameda Santos, 1496 - 10º andar
Cerqueira César - São Paulo
01418-100
Tel: (0xx11) 3176-5836/5834
Fax: (0xx11) 3176-5880
www.sofisa.com.br

Márcio do N. Miguel
Gerente de RI

Quaisquer questões não relacionadas a analistas e investidores devem ser encaminhadas para o Fale Conosco Banco Sofisa

O atendimento aos acionistas do Banco Sofisa é efetuado em qualquer agência do Banco Itaú S.A., cuja sede está localizada na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, nº 100, Torre Itaúsa, São Paulo, SP. Outros endereços podem ser consultados clicando aqui. O telefone e o e-mail de contato do departamento de acionistas do Banco Itaú são (0xx11) 5029-7780 e investfone@itau.com.br, respectivamente.

Última Atualização: 18 de março de 2016  
Sofisa © 2019 | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Termos e Condições
-->