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    Fundamentos e Planilhas

    Conselho de Administração

    O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada responsável pela determinação das diretrizes básicas da SulAmérica, bem como pela estratégia corporativa e política geral dos negócios. Dentre outras atribuições, também é responsável pela aprovação do orçamento anual, plano de negócios e de certas operações corporativas, além de eleger e monitorar as atividades dos diretores da SulAmérica. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro do Conselho de Administração deverá deter pelo menos uma ação da Companhia, podendo residir fora do Brasil, e é eleito em Assembléia Geral Ordinária.

    O Conselho de Administração da Sul América S.A. é composto por dez membros, todos acionistas da companhia, e com mandato unificado de um ano, admitida a reeleição. O Estatuto Social da Sul América S.A. estabelece que no mínimo 20% do seu Conselho de Administração deve ser composto por conselheiros independentes. Cinco dos atuais dez membros de seu Conselho, equivalente a 50%, atendem os requisitos de independência do Regulamento do Nível 2 da BM&FBovespa, valor superior ao exigido no referido regulamento, assim como no Estatuto Social da Sul América S.A.

    Anualmente, seus membros participam de um processo de auto-avaliação e de avaliação do desempenho do próprio Conselho de Administração como órgão colegiado, identificando e propondo ações que possam aperfeiçoar sua performance. Em linha com as melhores práticas de governança corporativa, o Conselho dispõe de um regimento interno que disciplina seu funcionamento e prevê medidas para evitar conflitos de interesses.

    Membros do Conselho de Administração Cargo Data da primeira eleição Término do mandato
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas
    Presidente

    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas é Presi¬dente do Conselho de Administração da Sul América S.A. e de suas controladas e Presidente dos Comitês de In¬vestimentos, Remuneração e de Governança e Divulga¬ção. Ingressou na Sul América S.A. em 1987 e ocupou a Presidência da Companhia de 1998 a 2010 e a de suas controladas de 1999 a 2010. É conselheiro da Geneva As¬sociation desde 1999, presidente do conselho do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar e primeiro vice-pre¬sidente da CNSeg, tendo sido também membro do Con¬selho de Administração do Unibanco Holding. Em 1987, trabalhou para a Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck na Suíça. De 1985 a 1986, trabalhou no departamento de mercado de capitais do Chase Manhat¬tan Bank, em São Paulo e Nova York. Graduou-se em Ad¬ministração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

    Presidente 26 de março de 1997 AGO de 2015
    Carlos Infante Santos de Castro
    Conselheiro

    Carlos Infante Santos de Castro é membro efetivo do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2006 e é membro do Comitê de Investimentos da Sul América S.A. desde 2002. Atualmente, é membro dos conselhos de administração de todas as empresas operacionais do grupo Sul América nas áreas de seguros de ramos elementares, saúde, vida, previdência, investimentos e capitalização. É também membro do conselho de administração da Caixa Capitalização S.A. e da Central de Serviços da Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg), além de membro do Comitê de Ética da CNSeg e vice-presidente da Federação Nacional de Capitalização (Fenacap). Ocupou ainda os cargos de presidente da Sul América Capitalização, e no grupo Sul América foi também vice-presidente Corporativo e vice-presidente Financeiro. Foi presidente da GTE-Multitel (telecomunicações) e diretor de novos negócios do Grupo Cataguazes-Leopoldina (hoje Energisa) no Rio de Janeiro. É graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Obteve também os graus de MBA e de Master of Sciences em Engenharia Industrial, ambos pela Universidade de Stanford, EUA. É conselheiro certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

    Conselheiro 29 de outubro de 2010 AGO de 2015
    Christopher John Minter
    Conselheiro Independente

    Christopher John Minter é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 10 de janeiro de 2014, e é responsável pela gestão do principal portfólio de investimentos e pelas aquisições e desinvestimentos estratégicos e financeiros do grupo Swiss Re. Antes de ingressar em tal grupo, entre 2001 e 2012, ocupou diversas posições seniores no Deutsche Bank destacando-se: Head of Private Equity, Head of Corporate Investments e Head of Corporate Development. Nessas posições geriu portfólios de ativos ilíquidos do Banco e de clientes institucionais e privados. De 1993 a 2001 trabalhou na PricewaterhouseCoopers em Praga e Zurique, onde assessorou clientes internacionais em um amplo leque de transações. Cidadão britânico, iniciou sua carreira no Grant Thornton em Londres. É mestre em Direito e História pela Universidade de Cambridge e é membro do Instituto de Contadores Certificados da Inglaterra e País de Gales (Institute of Chartered Accountants in England and Wales). Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Listagem do Nível 2 BM&FBovespa S.A.

    Conselheiro Independente 10 de janeiro de 2014 AGO de 2015
    David Lorne Levy
    Conselheiro Independente

    David Lorne Levy, é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A.desde 10 de janeiro de 2014 e, atualmente, atua como consultor independente para PwC Global Health Industries, organização da qual foi CEO entre 2005 e 2013, contratado com o objetivo de relançar o programa de tecnologia para informações de saúde. Antes e juntar-se à PwC, foi CEO da Franklin Health Inc., empresa que fundou. Atua desde 1983 no desenvolvimento de empreendimentos na área médica e de assistência à saúde. Foi CEO da Corning Franklin Health e da Franklin Health - Personal Path Systems. É médico formado pela McGill University, com mestrado em epidemiologia pela mesma instituição. É membro do American College of Preventative Medicine, atuou professor em diversas instituições na área médica nos Estados Unidos e é Conselheiro de Administração do United Hospital Fund of New York City e do The Atlantic Council. Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Listagem do Nível 2 BM&FBovespa S.A.

    Conselheiro Independente 10 de janeiro de 2014 AGO de 2015
    Guilherme Affonso Ferreira
    Conselheiro Independente

    Guilherme Affonso Ferreira é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde março de 2010 e do Comitê de Remuneração desde novembro de 2010. É presidente da Bahema Participações S.A. des¬de 1975. Atualmente é também membro do Conselho de Administração da empresa de mineração e fabricação de materiais de construção Eternit S.A., da empresa do se¬tor têxtil Tavex, da Companhia Brasileira de Distribuição (grupo Pão de Açúcar), da Valid S.A., da Ideiasnet S.A. e Arezzo S.A., da Gafisa S.A., do Banco Indusval S.A. e também da entidade social Esporte Solidário. É, ainda, membro do conselho consultivo da empresa de gestão de recursos Rio Bravo Investimentos S.A DTVM e do banco de investimento Signatura Lazard Assessoria Financeira Ltda. Atua também no conselho administrativo das enti¬dades benemerentes Instituto de Cidadania Empresarial, Lar Escola São Francisco, Sociedade Harmonia de Tênis, Associação Esporte Solidário e Instituto Ortopédico de Campinas. Nos últimos cinco anos foi membro do Con¬selho de Administração do Unibanco Holding, Submarino S.A., Santista Têxtil, Unibanco - União de Bancos Brasi¬leiros S.A., B2W e Avipal. Graduou-se em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, tendo cursado Economia e Política na Macalester College. Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Listagem do Nível 2 BM&FBovespa S.A.

    Conselheiro Independente 31 de marco de 2010 AGO de 2015
    Isabelle Rose Marie de Ségur Lamoignon
    Conselheiro

    Isabelle Rose Marie de Ségur Lamoignon é mem¬bro do Conselho de Admi¬nistração da Sul América S.A. desde 1997. É diretora da Sulasa Participações S.A. desde 1993 e membro do Conselho de Administração da Sul América Capitalização S.A. - Sulacap desde 2002. Participou do Comitê de Es¬tratégia de 1998 a 2002, tendo cursado em 1993 e 1994 o Programa de Desenvolvimento Gerencial ("PDG") no Rio de Janeiro.

    Conselheiro 26 de março de 1997 AGO de 2015
    Johannes Martinus Maria Boers
    Vice-Presidente

    Johannes Martinus Maria Boers, é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2012, membro do Comitê de Auditoria desde 2013, e membro do ING Group há mais de 27 anos, atuando em car¬gos de gerência sênior em finanças, auditoria e gestão de riscos. Atual¬mente, ocupa o cargo de Head do ING Insurance Investments. De 1999 a 2000 atuou como Auditor-Chefe para o ING Group em Amsterdã, de 2002 a 2004 foi o CFO e CRO Regional do ING Insurance das Américas. De 2004 a 2009 foi o CFO e CRO da companhia de seguros holandesa Nationale-Ne¬derlanden e de 2009 a 2012 foi o CFO e CRO do ING Life India. Antes de ingressar no ING Group, serviu como ofi¬cial do exército holandês por 10 anos, após sua formação na Royal Military Academy.

    Conselheiro 30 de março de 2012 AGO de 2015
    Jorge Hilário Gouvêa Vieira
    Conselheiro

    Jorge Hilário Gouvêa Vieira é membro do Con¬selho de Administração da Sul América S.A. desde 1996 e do Comitê de Au¬ditoria de 2002 até 2012. É presidente da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) e presidente da FENASEG (Federação Na¬cional das Empresas de Seguros Privados e de Capitali¬zação) desde 2010. Foi Secretário de Finanças do Estado do Rio de Janeiro de 1987 a 1990, presidente do Conse¬lho Nacional de Seguros Privados de 1985 a 1987, mem¬bro do Conselho Monetário Nacional de 1985 a 1987 e de 1979 a 1981, membro do Conselho de Administração da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro de 1983 a 1985 e pre¬sidente e diretor executivo da Comissão de Valores Mobi¬liários de 1979 a 1981 e de 1977 a 1979, respectivamente. Foi vice-presidente da ABRASCA de 1981 a 1985 e mem¬bro do Conselho de Administração em 1995. Além disso, foi presidente do Viva-Cred e do IRB-Brasil Resseguros S.A., além de membro do conselho diretor do IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e membro do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, da MBR - Minerações Brasileiras Reu¬nidas S.A., da Generali do Brasil - Companhia Nacional de Seguros, da MRS Logística S.A., da Caemi Mineração e Metalurgia S.A. e da VARIG - Viação Aérea Rio Gran¬dense. Atualmente é sócio do Gouvêa Vieira Advogados e membro do Conselho de Administração da Boa Esperan¬ça S.A. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui mestrado em Direito pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.

    Conselheiro 28 de março de 1996 AGO de 2015
    Pierre-Claude Perrenoud
    Conselheiro Independente

    Pierre Claude Perrenoud é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2000 e do Co¬mitê de Auditoria desde 30 de março de 2012. De 1960 a 1990, ocupou vários cargos na Swiss Re e foi responsável por suas operações na América Latina e em outros paí¬ses. Atualmente, é membro do Conselho de Administra¬ção de seguradoras e resseguradoras cativas em diversos países. Graduou-se em Administração de Empresas pela Neuchatel Business School, na Suíça e em Estudos Espa¬nhóis pela Universidade de Madri. Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Listagem do Nível 2 BM&FBovespa.

    Conselheiro Independente 05 de abril de 2000 AGO de 2015
    Roberto Teixeira da Costa
    Conselheiro Independente

    Roberto Teixeira da Costa é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 1999 e, desde 2002, membro do Comitê de Remuneração e, a partir de 2008, membro do Comitê de Governança e Divulgação, além de membro do Comitê de Sustentabilidade desde 2011 e membro do Comitê de Investimentos desde 10 de janeiro de 2014.. Foi membro do Comitê de Auditoria da Companhia de 2008 a 2010. Foi presidente internacional do conselho de empresários da América Latina -CEAL de 1998 a 2000 e o primeiro presidente da Comissão de Valores Mobili-ários. Foi membro do conselho curador (trustee) do In¬ternational Accounting Standards Committee Foundation - IASCF desde sua criação em 2001 até 2007. É presiden¬te da Câmara de Arbitragem da BM&FBovespa. Presiden¬te do Conselho da BRIX - Energia e Futuros. Membro do Conselho de Administração do BNDESPAR - BNDES Par-ticipações S.A., membro do conselho consultivo da HVS - Consultoria e Participações e do Banco Latinoamericano de Exportaciones S.A., e do conselho curador da Funda¬ção Padre Anchieta. É sócio fundador e atual conselheiro do CEBRI - Centro Brasileiro de Relações Internacionais e membro do GACINT - Grupo de Análise da Conjuntu¬ra Internacional da USP. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atende aos re¬quisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Listagem do Nível 2 BM&FBovespa.

    Conselheiro Independente 27 de abril de 1999 AGO de 2015

    Comitês de Assessoramento do Conselho de Administração

    Comitê de Auditoria. O Comitê de Auditoria é composto por seis membros e reúne-se ordinariamente a cada três meses. É sua função monitorar e avaliar as atividades das auditorias interna e externa, os riscos e controles internos, a adequação, transparência e qualidade técnica das informações contidas nos relatórios financeiros da companhia, bem como zelar pelo cumprimento do Código de Ética e de Compliance da Companhia, além de orientar o Conselho de Administração na escolha dos auditores independentes e do diretor responsável pela auditoria interna.

    Membros do Comitê de Auditoria Cargo
    Carlos José da Silva Azevedo
    Presidente

    Carlos José da Silva Azevedo é membro do Comitê de Auditoria desde março de 2010, passando a ocupar a partir de novembro de 2010 o cargo de presidente do Comitê. Atuou na SulAmérica de 1998 a 2003 como diretor vice-presidente de diversas companhias do grupo . Nesse período também participou como membro do Conselho de Administração de algumas subsidiárias da Companhia, tendo também atuado como membro do Comitê Executivo da SulAmérica. De 1967 a 1998 foi sócio da Arthur Andersen, responsável pelas operações do escritório do Rio de Janeiro. Atualmente é consultor do Comitê de Auditoria da MMX Mineração e Metálicos e membro do Conselho Consultivo do IBEU.

    Presidente
    Christopher John Minter
    Membro

    Christopher John Minter é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 10 de janeiro de 2014, e é responsável pela gestão do principal portfólio de investimentos e pelas aquisições e desinvestimentos estratégicos e financeiros do grupo Swiss Re. Antes de ingressar em tal grupo, entre 2001 e 2012, ocupou diversas posições seniores no Deutsche Bank destacando-se: Head of Private Equity, Head of Corporate Investments e Head of Corporate Development. Nessas posições geriu portfólios de ativos ilíquidos do Banco e de clientes institucionais e privados. De 1993 a 2001 trabalhou na PricewaterhouseCoopers em Praga e Zurique, onde assessorou clientes internacionais em um amplo leque de transações. Cidadão britânico, iniciou sua carreira no Grant Thornton em Londres. É mestre em Direito e História pela Universidade de Cambridge e é membro do Instituto de Contadores Certificados da Inglaterra e País de Gales (Institute of Chartered Accountants in England and Wales). Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Listagem do Nível 2 BM&FBovespa S.A.

    Membro
    Carlos Infante Santos de Castro
    Membro

    Carlos Infante Santos de Castro é membro efetivo do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2006 e é membro do Comitê de Investimentos da Sul América S.A. desde 2002. Atualmente, é membro dos conselhos de administração de todas as empresas operacionais do grupo Sul América nas áreas de seguros de ramos elementares, saúde, vida, previdência, investimentos e capitalização. É também membro do conselho de administração da Caixa Capitalização S.A. e da Central de Serviços da Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg), além de membro do Comitê de Ética da CNSeg e vice-presidente da Federação Nacional de Capitalização (Fenacap). Ocupou ainda os cargos de presidente da Sul América Capitalização, e no grupo Sul América foi também vice-presidente Corporativo e vice-presidente Financeiro. Foi presidente da GTE-Multitel (telecomunicações) e diretor de novos negócios do Grupo Cataguazes-Leopoldina (hoje Energisa) no Rio de Janeiro. É graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Obteve também os graus de MBA e de Master of Sciences em Engenharia Industrial, ambos pela Universidade de Stanford, EUA. É conselheiro certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

    Membro
    Jorge Augusto Hirs Saab
    Membro

    Jorge Augusto Hirs Saab é membro do Comitê de Auditoria da Companhia desde 2009. Desde 2008, atua na Rio Bravo Investimentos na área de fundos de renda variável, com foco em valor e ativismo. Atuou por mais de 4 anos nos Bancos UBS Pactual e Unibanco, além dos bancos Brascan e Coimex Trading, nas áreas de Crédito, Operações Estruturadas e Leveraged Finance.

    Membro
    Pierre Claude Perrenoud
    Membro

    Pierre Claude Perrenoud é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2000 e do Co¬mitê de Auditoria desde 30 de março de 2012. De 1960 a 1990, ocupou vários cargos na Swiss Re e foi responsável por suas operações na América Latina e em outros paí¬ses. Atualmente, é membro do Conselho de Administra¬ção de seguradoras e resseguradoras cativas em diversos países. Graduou-se em Administração de Empresas pela Neuchatel Business School, na Suíça e em Estudos Espa¬nhóis pela Universidade de Madri. Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Listagem do Nível 2 BM&FBovespa.

    Membro

    Comitê de Governança e Divulgação. Composto por cinco membros, o Comitê de Divulgação, criado em maio de 2008, reúne-se ordinariamente a cada trimestre, com o objetivo de monitorar e supervisionar as determinações previstas na Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevantes e de Negociação de Valores Mobiliários, assim como as obrigações estabelecidas no Regulamento Nível 2 adotado pela companhia.

    Membros do Comitê de Governança e Divulgação Cargo
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas
    Presidente

    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas é Presidente do Conselho de Administração da Sul América S.A. e de suas controladas e Presidente dos Comitês de In­vestimentos, Remuneração e de Governança e Divulga­ção. Ingressou na Sul América S.A. em 1987 e ocupou a Presidência da Companhia de 1998 a 2010 e a de suas controladas de 1999 a 2010. É conselheiro da Geneva As­sociation desde 1999, presidente do conselho do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar e primeiro vice-pre­sidente da CNSeg, tendo sido também membro do Con­selho de Administração do Unibanco Holding. Em 1987, trabalhou para a Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck na Suíça. De 1985 a 1986, trabalhou no departamento de mercado de capitais do Chase Manhat­tan Bank, em São Paulo e Nova York. Graduou-se em Ad­ministração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

    Presidente
    Arthur Farme d´Amoed Neto
    Membro

    Arthur Farme d´Amoed Neto é Diretor Vice-Presidente de Controle e Relações com Investidores da Sul América S.A., sendo membro de sua Diretoria desde setembro de 2000. Ingressou no grupo SulAmérica em 1987 e desde 1996 é membro da diretoria de empresas que compõem o grupo. Ocupou a posição de Diretor de Marketing e Planejamento até 1998. Foi eleito Diretor de Finanças Corporativas em 1998, cargo que exerceu concomitante com o de Diretor de Relações com Investidores, para o qual foi eleito em 2000. Entre 2007 e 2011 foi Diretor Vice Presidente Corporativo e de Relações com Investidores e, desde agosto de 2011 passou a acumular as funções de Vice Presidente Financeiro e de Controladoria. É membro efetivo dos Comitês de Governança e Divulgação e de Sustentabilidade da Companhia. Antes de ingressar no grupo SulAmérica, trabalhou no setor público, na indústria imobiliária e nas áreas de seguros e de consultoria econômica, de 1980 a 1987. Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializou-se em Finanças pelo Instituto de Administração de Empresas COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Governança Corporativa pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e em Direito Societário e Mercado de Capitais pela Fundação Getulio Varga.

    Membro
    Christopher John Minter
    Membro

    Christopher John Minter é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 10 de janeiro de 2014, e é responsável pela gestão do principal portfólio de investimentos e pelas aquisições e desinvestimentos estratégicos e financeiros do grupo Swiss Re. Antes de ingressar em tal grupo, entre 2001 e 2012, ocupou diversas posições seniores no Deutsche Bank destacando-se: Head of Private Equity, Head of Corporate Investments e Head of Corporate Development. Nessas posições geriu portfólios de ativos ilíquidos do Banco e de clientes institucionais e privados. De 1993 a 2001 trabalhou na PricewaterhouseCoopers em Praga e Zurique, onde assessorou clientes internacionais em um amplo leque de transações. Cidadão britânico, iniciou sua carreira no Grant Thornton em Londres. É mestre em Direito e História pela Universidade de Cambridge e é membro do Instituto de Contadores Certificados da Inglaterra e País de Gales (Institute of Chartered Accountants in England and Wales). Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Listagem do Nível 2 BM&FBovespa S.A.

    Membro
    Gabriel Portella Fagundes Filho
    Membro

    Gabriel Portella Fagundes Filho é Diretor Presidente da Sul América S.A. desde abril de 2012. Formado em Economia com especialização em Administração de Empresas, possui ampla experiência no mercado de seguros em geral e especialmente nos ramos de saúde. Tem uma relação de 30 anos com a SulAmérica, onde atuou nas áreas comercial, de vida, previdência e ramos elementares, além da Vice-presidência de Saúde e Odontologia, cargo que ocupou até tomar posse como Diretor Presidente. É também Vice-presidente da FenaSaúde - Federação Nacional de Saúde Suplementar, e membro do Conselho Diretor do IES - Instituto de Estudos de Saúde Suplementar.

    Membro
    Roberto Teixeira da Costa
    Membro

    Roberto Teixeira da Costa, é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 1999 e, desde 2002, membro do Comitê de Remuneração e, a partir de 2008, membro do Comitê de Governança e Divulgação, além de membro do Comitê de Sustentabilidade desde 2011 e membro do Comitê de Investimentos desde 10 de janeiro de 2014.. Foi membro do Comitê de Auditoria da Companhia de 2008 a 2010. Foi presidente internacional do conselho de empresários da América Latina -CEAL de 1998 a 2000 e o primeiro presidente da Comissão de Valores Mobili­ários. Foi membro do conselho curador (trustee) do In­ternational Accounting Standards Committee Foundation - IASCF desde sua criação em 2001 até 2007. É presiden­te da Câmara de Arbitragem da BM&FBovespa. Presiden­te do Conselho da BRIX - Energia e Futuros. Membro do Conselho de Administração do BNDESPAR - BNDES Par­ticipações S.A., membro do conselho consultivo da HVS - Consultoria e Participações e do Banco Latinoamericano de Exportaciones S.A., e do conselho curador da Funda­ção Padre Anchieta. É sócio fundador e atual conselheiro do CEBRI - Centro Brasileiro de Relações Internacionais e membro do GACINT - Grupo de Análise da Conjuntu­ra Internacional da USP. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atende aos re­quisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Listagem do Nível 2 BM&FBovespa.

    Membro

    Comitê de Investimentos. Integrado por quatro membros, o Comitê de Investimentos reúne-se ordinariamente a cada três meses para avaliar e rever as diretrizes da política de investimentos da companhia e de suas controladas. Também tem a tarefa de monitorar os resultados obtidos e avaliar o cenário e as tendências do mercado financeiro e a adoção das melhores práticas de controle de risco na gestão de investimentos.

    Membros do Comitê de Investimentos Cargo
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas
    Presidente

    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas é Presi¬dente do Conselho de Administração da Sul América S.A. e de suas controladas e Presidente dos Comitês de In¬vestimentos, Remuneração e de Governança e Divulga¬ção. Ingressou na Sul América S.A. em 1987 e ocupou a Presidência da Companhia de 1998 a 2010 e a de suas controladas de 1999 a 2010. É conselheiro da Geneva As¬sociation desde 1999, presidente do conselho do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar e primeiro vice-pre¬sidente da CNSeg, tendo sido também membro do Con¬selho de Administração do Unibanco Holding. Em 1987, trabalhou para a Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck na Suíça. De 1985 a 1986, trabalhou no departamento de mercado de capitais do Chase Manhat¬tan Bank, em São Paulo e Nova York. Graduou-se em Ad¬ministração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

    Presidente
    Carlos Infante Santos de Castro
    Membro

    Carlos Infante Santos de Castro é membro efetivo do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2006 e é membro do Comitê de Investimentos da Sul América S.A. desde 2002. Atualmente, é membro dos conselhos de administração de todas as empresas operacionais do grupo Sul América nas áreas de seguros de ramos elementares, saúde, vida, previdência, investimentos e capitalização. É também membro do conselho de administração da Caixa Capitalização S.A. e da Central de Serviços da Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg), além de membro do Comitê de Ética da CNSeg e vice-presidente da Federação Nacional de Capitalização (Fenacap). Ocupou ainda os cargos de presidente da Sul América Capitalização, e no grupo Sul América foi também vice-presidente Corporativo e vice-presidente Financeiro. Foi presidente da GTE-Multitel (telecomunicações) e diretor de novos negócios do Grupo Cataguazes-Leopoldina (hoje Energisa) no Rio de Janeiro. É graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Obteve também os graus de MBA e de Master of Sciences em Engenharia Industrial, ambos pela Universidade de Stanford, EUA. É conselheiro certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

    Membro
    Domingos Carelli Neto
    Membro

    Domingos Carelli Neto é membro dos Comitês de Investimentos desde 2009. Atua na área de administração, operações e controladoria de grupos financeiros desde 1968, tendo sido vice-presidente do Bank Boston entre 1975 e 1985, diretor do Banco Crefisul entre 1985 e 1988, diretor vice-presidente do Banco Sul América e da Sul América Investimentos DTVM entre 1988 e 2004. Formado em Engenharia de Produção pela Politécnica USP em 1967, acumula diversos cursos de complementação e especialização na FGV.

    Membro
    Roberto Teixeira da Costa
    Membro

    Roberto Teixeira da Costa é membro do conselho de administração da Sul América S.A. desde 1999, sendo desde 2002 membro de seu Comitê de Remuneração e desde 2008 membro do seu Comitê de Auditoria e Comitê de Governança e Divulgação. Foi presidente internacional do Conselho de Empresários da América Latina - CEAL de 1998 a 2000 e o primeiro presidente da Comissão de Valores Mobiliários. Foi membro do Conselho Curador ("Trustee") do International Accounting Standards Committee Foundation - IASCF desde sua criação em 2001 até 2007. Foi membro do Conselho de Administração da Comercializadora de Energia Elétrica Ltda. (COMERC) e do Inter-American Dialogue em Washington, DC, no qual atualmente é membro do Conselho Consultivo. É presidente da Câmara de Arbitragem da BM&FBovespa, membro do conselho de administração do BNDESPAR - BNDES Participações S.A. e membro dos conselhos consultivos da HVS - Consultoria e Participações, da Bunge Alimentos, da Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar) e do Banco Latinoamericano de Exportaciones S.A. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É sócio fundador e atual conselheiro do CEBRI - Centro Brasileiro de Relações Internacionais e membro do GACINT - Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 2 da BM&FBovespa S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

    Membro

    Comitê de Remuneração.O Comitê de Remuneração conta com quatro membros que se reúnem ordinariamente uma vez ao ano e, extraordinariamente, sempre que necessário para decidir assuntos relevantes de sua competência, e tem como objetivo assistir ao Conselho de Administração na definição das políticas de remuneração dos administradores da companhia e suas controladas, buscando também manter-se permanentemente atualizado a respeito de práticas de remuneração adotadas pelo mercado, além de rever e monitorar a avaliação de desempenho dos administradores.

    Membros do Comitê de Remuneração Cargo
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas
    Presidente

    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas é Presidente do Conselho de Administração da Sul América S.A. e de suas controladas e Presidente dos Comitês de In­vestimentos, Remuneração e de Governança e Divulga­ção. Ingressou na Sul América S.A. em 1987 e ocupou a Presidência da Companhia de 1998 a 2010 e a de suas controladas de 1999 a 2010. É conselheiro da Geneva As­sociation desde 1999, presidente do conselho do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar e primeiro vice-pre­sidente da CNSeg, tendo sido também membro do Con­selho de Administração do Unibanco Holding. Em 1987, trabalhou para a Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck na Suíça. De 1985 a 1986, trabalhou no departamento de mercado de capitais do Chase Manhat­tan Bank, em São Paulo e Nova York. Graduou-se em Ad­ministração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

    Presidente
    Guilherme Affonso Ferreira
    Membro

    Guilherme Affonso Ferreira é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde março de 2010 e do Comitê de Remuneração desde novembro de 2010. É presidente da Bahema Participações S.A. des­de 1975. Atualmente é também membro do Conselho de Administração da empresa de mineração e fabricação de materiais de construção Eternit S.A., da empresa do se­tor têxtil Tavex, da Companhia Brasileira de Distribuição (grupo Pão de Açúcar), da Valid S.A., da Ideiasnet S.A. e Arezzo S.A., da Gafisa S.A., do Banco Indusval S.A. e também da entidade social Esporte Solidário. É, ainda, membro do conselho consultivo da empresa de gestão de recursos Rio Bravo Investimentos S.A DTVM e do banco de investimento Signatura Lazard Assessoria Financeira Ltda. Atua também no conselho administrativo das enti­dades benemerentes Instituto de Cidadania Empresarial, Lar Escola São Francisco, Sociedade Harmonia de Tênis, Associação Esporte Solidário e Instituto Ortopédico de Campinas. Nos últimos cinco anos foi membro do Con­selho de Administração do Unibanco Holding, Submarino S.A., Santista Têxtil, Unibanco - União de Bancos Brasi­leiros S.A., B2W e Avipal. Graduou-se em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, tendo cursado Economia e Política na Macalester College. Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regula­mento de Listagem do Nível 2 BM&FBovespa S.A.

    Membro
    Luiz Fernando Sanzogo Giorgi
    Membro

    Luiz Fernando Sanzogo Giorgi é membro do Comitê de Remuneração desde 2013 e é Administrador de Empresas e atua há 25 anos em Management & Leadership. Fundou em setembro de 2005 a LFG -Assessoria em Gestão Empresarial. É Membro do Conselho de Administração da SANTHER S.A, da VONPAR S.A., das EMPRESAS CONCREMAT. Atualmente ele é também Presidente do Conselho de Administração da TEADIT S.A. e Membro do Comitê de Remuneração da SUL AMÉRICA S.A desde 2013. É Sócio e Membro do Conselho da TRIBOINTERACTIVE (Agência de Marketing & Propaganda Digital) e da ATMA (Consultoria de Cultura e Marca Corporativa). De 2007 a 2008 foi Membro do Comitê de RH do Conselho de Administração do GRUPO LIBRA. e membro do Conselho de Administração da J. MACEDO ALIMENTOS S.A (2007 -2011) e da VIX LOGÍSITICA S.A (2008 - 2010).Foi Vice Presidente Executivo da Suzano Holding - Grupo Suzano de 2003 até 2005, bem como Membro do Comitê de Gestão do Conselho da Suzano Papel e Celulose e Diretor Executivo da Suzano Petroquímica. Foi Membro do Conselho de Administração da Petroflex, de 1989 até 2003, foi Presidente (HayGroup Brasil) e Sócio do Grupo mundial, Consultor e Diretor Executivo da HayGroup.

    Membro
    Roberto Teixeira da Costa
    Membro

    Roberto Teixeira da Costa é membro do conselho de administração da Sul América S.A. desde 1999, sendo desde 2002 membro de seu Comitê de Remuneração e desde 2008 membro do seu Comitê de Auditoria e Comitê de Governança e Divulgação. Foi presidente internacional do Conselho de Empresários da América Latina - CEAL de 1998 a 2000 e o primeiro presidente da Comissão de Valores Mobiliários. Foi membro do Conselho Curador ("Trustee") do International Accounting Standards Committee Foundation - IASCF desde sua criação em 2001 até 2007. Foi membro do Conselho de Administração da Comercializadora de Energia Elétrica Ltda. (COMERC) e do Inter-American Dialogue em Washington, DC, no qual atualmente é membro do Conselho Consultivo. É presidente da Câmara de Arbitragem da BM&FBovespa, membro do conselho de administração do BNDESPAR - BNDES Participações S.A. e membro dos conselhos consultivos da HVS - Consultoria e Participações, da Bunge Alimentos, da Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar) e do Banco Latinoamericano de Exportaciones S.A. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É sócio fundador e atual conselheiro do CEBRI - Centro Brasileiro de Relações Internacionais e membro do GACINT - Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 2 da BM&FBovespa S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

    Membro

    Comitê de Sustentabilidade. O Comitê de Sustentabilidade tem como principais atribuições elaborar e monitorar a execução da política de sustentabilidade da Companhia e respectivos programas, além de assessorar o Conselho de Administração e assistir os demais stakeholders em assuntos relacionados à sustentabilidade corporativa.

    Membros do Comitê de Sustentabilidade Cargo
    Gabriel Portella Fagundes Filho
    Presidente

    Gabriel Portella Fagundes Filho é Diretor Presidente da Sul América S.A. desde abril de 2012 e é membro do Comitê de Governança e Divulgação e do Comitê de Sustentabilidade desde 2013. Formado em Economia com especialização em Administração de Empresas, possui ampla experiência no mercado de seguros em geral e especialmente nos ramos de saúde. Tem uma relação de 30 anos com a SulAmérica, onde atuou nas áreas comercial, de vida, previdência e ramos elementares, além da Vice-presidência de Saúde e Odontologia, cargo que ocupou até tomar posse como Diretor Presidente. É também Vice-presidente da FenaSaúde - Federação Nacional de Saúde Suplementar, e membro do Conselho Diretor do IESS - Instituto de Estudos de Saúde Suplementar.

    Presidente
    Alvaro Almeida
    Membro

    Alvaro Almeida é membro do Comitê de Sustentabilidade desde 2011. É membro também do Conselho Externo do Instituto HSBC. Motivado pelo crescimento da Internet no Brasil, tornou-se empresário da comunicação em 1999, com a criação da Tempestade Comunicação, provedor de conteúdo que teve como clientes BB, Oi, Banco Toyota, Instituto Ethos, entre outros. Em 2002 fundou a Report Comunicação, agência que logo identificou na sustentabilidade o vetor diferenciador da gestão corporativa e que em nove anos tornou-se líder no Brasil em comunicação da sustentabilidade. Graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Membro
    Arthur Farme d´Amoed Neto
    Membro

    Arthur Farme d´Amoed Neto é Diretor Vice-Presidente de Controle e Relações com Investidores da Sul América S.A., sendo membro de sua Diretoria desde setembro de 2000. Ingressou no grupo SulAmérica em 1987 e desde 1996 é membro da diretoria de empresas que compõem o grupo. Ocupou a posição de Diretor de Marketing e Planejamento até 1998. Foi eleito Diretor de Finanças Corporativas em 1998, cargo que exerceu concomitante com o de Diretor de Relações com Investidores, para o qual foi eleito em 2000. Entre 2007 e 2011 foi Diretor Vice Presidente Corporativo e de Relações com Investidores e, desde agosto de 2011 passou a acumular as funções de Vice Presidente Financeiro e de Controladoria. É membro efetivo dos Comitês de Governança e Divulgação e de Sustentabilidade da Companhia. Antes de ingressar no grupo SulAmérica, trabalhou no setor público, na indústria imobiliária e nas áreas de seguros e de consultoria econômica, de 1980 a 1987. Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializou-se em Finanças pelo Instituto de Administração de Empresas COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Governança Corporativa pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e em Direito Societário e Mercado de Capitais pela Fundação Getulio Vargas.

    Membro
    Renato Bueno Terzi
    Membro

    Renato Bueno Terzi, Vice-presidente de Planejamento e Marketing da SulAmérica e membro do Comitê de Sustentabilidade desde 31 de março de 2014, é formado em Engenharia pela Unicamp e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Finanças pelo IBMEC, tendo realizado ainda Curso de Gestão de Pessoas pela Duke University, em Nova York, EUA. O executivo atuou por 19 anos no setor financeiro, em áreas como Gestão de Pessoas, Vendas, Marketing, Planejamento e TI, como foco no desenvolvimento de negócios e inovação, tendo liderado equipes por 12 anos e gerenciado projetos em diversas áreas. Iniciou sua carreira em 1994 como trainee do antigo Banco Nacional e, antes de aceitar o convite da SulAmérica, atuava como presidente do HSBC Seguros do Panamá. Na companhia, Terzi esteve à frente da área de Vida e Previdência até 2013.

    Membro
    Marco Antonio Antunes da Silva
    Membro

    Marco Antonio Antunes da Silva é Vice-Presidente de Operações e Tecnologia e membro do Comitê de Sustentabilidade desde de 2013. De 2000 até 2013 atuou como Diretor de Operações em Saúde na SulAmérica. É Membro Titular da Comissão Técnica de Mecanismos de Regulação da FenaSaúde, Representante da Seguradora no Sindicato das Seguradoras (SP), Membro da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS), Membro da Diretoria Técnica do Instituto de Estudo de Saúde Suplementar (IESS), Representante das Seguradoras na Câmara de Saúde Suplementar (ANS), Representante Legal da SulAmérica Seguros na ANS, Diretor Responsável pelos Registros e Indícios de Ocorrências dos Crimes da Lei 9.613/98 e Coordenador de Troca de Informação em Saúde Suplementar na ANS, Membro da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) - São Paulo, desde 2000. Graduado em Química Industrial na Universidade Osvaldo Cruz e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas e PDG pela Fundação Getúlio Vargas.

    Membro
    Patrícia Quírico Coimbra
    Membro

    Patrícia Quírico Coimbra, Diretora de Recursos Humanos na SulAmérica desde 29 de julho de 2013 e membro do Comitê de Sustentabilidade desde 31 de março de 2014. Possui 23 anos de experiência em recursos humanos e em áreas de negócio, junto a empresas multinacionais e locais líderes nos mercados de óleo e gás, bens de consumo não duráveis e telecomunicações. Graduada em Tecnologia de Informação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, RJ em 1989, também formada em Economia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, RJ em 1994, e Pós-graduação em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, RJ em1998. Atuou como Diretora de Desenvolvimento Organizacional na OI Participações de 2011 até 2013. De 1998 até 2011, atuou na S.C. Johnson como Gerente de Desenvolvimento Organizacional, Gerente de Tecnologia de Vendas, Gerente Sr Recursos Humanos, Diretora Interina, chegando a ocupar o cargo de Diretora de Recursos Humanos. Iniciou sua carreira em 1989 na Shell do Brasil como Assistente a Chefe de Planejamento Estratégico, passando a ocupar cargo de Chefe de Treinamento Corporativo/Líder de Projeto, e depois como Business Partner Corporativa e Novos Negócios até 1998.

    Membro
    Roberto Teixeira da Costa
    Membro

    Roberto Teixeira da Costa é membro do conselho de administração da Sul América S.A. desde 1999, sendo desde 2002 membro de seu Comitê de Remuneração e desde 2008 membro do seu Comitê de Auditoria e Comitê de Governança e Divulgação. Foi presidente internacional do Conselho de Empresários da América Latina - CEAL de 1998 a 2000 e o primeiro presidente da Comissão de Valores Mobiliários. Foi membro do Conselho Curador ("Trustee") do International Accounting Standards Committee Foundation - IASCF desde sua criação em 2001 até 2007. Foi membro do Conselho de Administração da Comercializadora de Energia Elétrica Ltda. (COMERC) e do Inter-American Dialogue em Washington, DC, no qual atualmente é membro do Conselho Consultivo. É presidente da Câmara de Arbitragem da BM&FBovespa, membro do conselho de administração do BNDESPAR - BNDES Participações S.A. e membro dos conselhos consultivos da HVS - Consultoria e Participações, da Bunge Alimentos, da Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar) e do Banco Latinoamericano de Exportaciones S.A. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É sócio fundador e atual conselheiro do CEBRI - Centro Brasileiro de Relações Internacionais e membro do GACINT - Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. Atende aos requisitos de independência estabelecidos no Regulamento de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 2 da BM&FBovespa S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

    Membro

    The Board of Directors is a decision-making body responsible for establishing SulAmérica‘s main guidelines, the corporate strategy and general business policy. Among other duties, the Board of Directors is also responsible for approving the annual budget, the business plan and certain corporate operations, in addition to electing and monitoring the activities of SulAmérica‘s executive officers. According to the Brazilian Corporation Law, each member of the Board of Directors shall hold at least one share of the Company, being allowed to reside abroad and elected at Annual General Meeting.


    Sul SulAmérica‘s Board of Directors is composed of nine members and an equal number of alternates, all of them shareholders of the Company, and with a unified one-year term of office, reelection permitted. SulAmérica‘s By-Laws establishe that at least 20% of its Board of Directors shall be composed of independent members. Three of the current nine members of the Company‘s Board of Directors, equivalent to 33%, are independent members, in compliance with the Listing Rules of Level 2 of BM&FBovespa, higher than required by regulation, as well as Sul América S.A.‘s By-Laws.


    Board members participate in an annual process of self-assessment and assessment of the performance of the Board of Directors itself, as a joint committee, identifying and proposing initiatives to improve its performance. In line with the best corporate governance practices, the Board of Directors has a charter that governs its activities and sets forth measures to prevent conflicts of interests.





















































































    Members of the Board of Directors Position Date of first
    election
    End of term
    of office

    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas



    Chairman

    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas has been a member of the Board of Directors of Sul America S.A since 1997, and also a member of the Board of Directors of the subsidiaries since 1998 and President of the Investments, Compensation and Governance and Disclosure Committees. Joined Sul America S.A. in 1987, being the President of the Company since 1998 and its subsidiaries since 1999. Counselor of Geneva Association since 1999, council president of the Supplementary Health Institute and first vice-president of CNSeg, being also a member of the board of directors of Unibanco Holding. In 1987, worked for Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck in Switzerland. From 1985 to 1986, worked at the market capital department of Chase Manhattan Bank in Sao Paulo and New York. Graduated in Business Administration by Getulio Vargas Foundation, in Sao Paulo.



    Chairman March 26, 1997 2012 AGM

    Johannes Martinus Maria Boers



    Vice Chairman



    Vice Chairman October 29, 2010 2012 AGM

    Arthur John Kalita



    Member



    Member October 29, 2010 2012 AGM

    Carlos Infante Santos de Castro



    Member

    Carlos Infante Santos de Castro has been a member of the Board of Directors of Sul America S.A., which is a member since 2006, and member of Investments Committee since 2002. Currently, is president of Sul America Capitalizacao S.A. - Sulacap, member of the board of directors of Brasilcap Capitalizacao and Caixa Capitalizacao. Occupied position as Corporative vice-president and Financial vice-president, as well as vice-president and member of board of directors of several controlled companies of SulAmerica group, in the area of insurance of casualty, health, social security, life and capitalization. He was a president of GTE-Multitel and Executive Officer of new business of Cataguazes-Leopoldina Group in Rio de Janeiro. Graduated in Electrical Engineer by Catholic University of Rio de Janeiro, holds a MBA and Master of Sciences in Production Engineering by University of Stanford, USA.



    Member October 29, 2010 2012 AGM

    Fernando Alves Meira



    Member representing Johannes Martinus Maria Boers



    Member representing Johannes Martinus Maria Boers March 31, 2008 2012 AGM

    Francisco Werneck de Albuquerque Maranhão


    Member representing Arthur John Kalita



    Member representing Arthur John Kalita March 31, 2008 2012 AGM

    Guilherme Affonso Ferreira



    Independent Member

    Guilherme Affonso Ferreira has been a member of the Board of Directors of Sul America S.A. since March, 2010 and a member of Compensation Committee since November, 2010. President of Bahema Participacoes S.A. since 1975. For the last Five years served as member of the board of directors of the following companies: Unibanco Holding, Submarino S.A. e-business company, Santista Têxtil, Unibanco - Uniao de Bancos Brasileiros S.A., B2W e-business company, and Avipal a company directed at the production of meat, milk and by-products. Currently is a member of the board of directors of Eternit, a mining and building materials company, of Rio Bravo Investments, Tavex a textile industry company and Pao de Acucar, dedicated to retail, being also a member of the Advisory Board of Signatura Lazard an investment bank. He also works with philanthropic companies such as Instituto de Cidadania Empresarial, Lar Escola Sao Francisco and Campinas Orthopedic Institute. Graduated in Production Engineer by Escola Politecnica - USP, and also coursed Economics and Politics and the Macalester College. Complies with the requirements of independence established in Bovespa‘s Level 2 Distinguished Practices of Corporate Governance.



    Independent Member March 31, 2010 2012 AGM

    Isabelle Rose Marie de Ségur Lamoignon



    Member

    Isabelle Rose Marie de Ségur Lamoignon has been a member of Sul América S.A.’s Board of Directors since 1997 and a member of the Board of Directors of subsidiaries since 2005. She has been a Director of Sulasa Participações S.A. since 1993 and a member of Sul América Capitalização S.A. - Sulacap’s Board of Directors since 2002. She participated in the Strategy Committee from 1998 to 2002 and participated in the Management Development Program ("PDG") in Rio de Janeiro in 1993 and 1994.



    Member March 26, 1997 2012 AGM

    Jorge Hilário Gouvêa Vieira



    Member

    Jorge Hilário Gouvêa Vieira has been a member of Sul América S.A.’a Board of Directors since 1996 and of its Auditing Committee since 2002. He was Finance Secretary for Rio de Janeiro State from 1987 to 1990, chairman of the National Private Insurance Council from 1985 to 1987, member of the National Monetary Council from 1985 to 1987 and from 1979 to 1981, a board member at the Rio de Janeiro Stock Exchange from 1983 to 1985 and chairman and executive officer of the Brazilian Securities and Exchange Commission from 1979 to 1981 and 1977 to 1979, respectively. He was the vice-president of ABRASCA from 1981 to 1985 and member of its Board of Directors in 1995. In addition, he was a trustee of the Brazilian Capital Markets Institute - IBMEC and member of the Board of Directors of Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, MBR - Mineração Brasileiras Reunidas S.A., Generali do Brasil - Companhia Nacional de Seguros, White Martins S.A., MRS Logística S.A., Caemi Mineração e Metalurgia S.A., VARIG - Viação Aérea Rio Grandense, Viva-Cred and IRB-Brasil Resseguros S.A. He is currently a partner at Gouvêa Vieira Advogados and member of the Board of Directors of Boa Esperança S.A. He has a degree in law from Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro and a master’s in law from the University of California at Berkeley.



    Member March 28, 1996 2012 AGM

    Pierre-Claude Perrenoud



    Independent Member

    Pierre-Claude Perrenoud has been a member of the Board of Directors of Sul América S.A. since 2000. From 1960 to 1990, he held several positions at Swiss Re and was responsible for its operations in Latin America and other countries. Currently, he sits on the board of captive insurers and reinsurers in several countries. He has a degree in business administration from Neuchatel Business School in Switzerland and in Hispanic studies from the University of Madrid. He meets the independence requirements established in the Distinguished Corporate Governance Practices Level 2 of BM&FBovespa.



    Independent Member April 5, 2000 2012 AGM

    Robert William Crispin



    Member

    Robert William Crispin has been the vice-chairman of Sul América S.A.’s Board of Directors since 2006, having been a member of its Compensation Committee from 2005 to 2008. From 2001 to 2007 he was chairman of the Board of Directors and CEO of ING Investment Management LLC and member of ING’s Executive Management Team for the Americas, responsible for all ING‘s insurance and investment management activities in the Americas. During the last 35 years he has worked in insurance and financial services companies, leading several business units like investment, finance, distribution, reinsurance, international operations and technology. He earned an MBA from the University of Connecticut and is also a chartered financial analyst.



    Member April 28, 2006 2012 AGM

    Roberto Teixeira da Costa



    Independent Member

    Roberto Teixeira da Costa has been a member of the Board of Directors of Sul América S.A. since 1999, serving on the Compensation Committee since 2002 and on the Auditing and Governance and Disclosure committees since 2008. He was the international president of the Latin American Business Council - CEAL from 1998 to 2000 and the first President of the Brazilian Securities and Exchange Commission. He was Trustee of the International Accounting Standards Committee Foundation - IASCF from its foundation in 2001 until 2007. He served as a member of the Board of Directors of the Inter-American Dialogue in Washington, D.C., of which he is currently a member. He serves as the chairman of the BM&FBovespa Arbitration Chamber, member of the BNDESPAR - BNDES Participações S.A. Board of Directors and a member of the advisory boards of HVS - Consultoria e Participações, Bunge Alimentos, Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar) and Banco Latinoamericano de Exportaciones S.A. He has a degree in economics from the Rio de Janeiro Federal University and is a founding partner and current board member of the Brazilian Center for International Relations - CEBRI and member of the International Conjuncture Analysis Group- GACINT at the University of São Paulo. He meets the independence requirements established in the Distinguished Corporate Governance Practices Level 2 of BM&FBovespa.



    Independent Member April 27, 1999 2012 AGM

    Board of Directors‘ Advisory Committees


    Audit Committee. The Audit Committee is composed of five members and ordinarily meets every three months. It is responsible for monitoring and assessing the internal and external audit activities, risks and internal controls, technical compliance, transparency and quality of information included in the Company‘s financial reports, as well for overseeing the fulfillment of the Company‘s Code of Ethics and Compliance and for advising the Board of Directors in the selection of the independent auditors and the officer in charge of the internal audit.































    Audit Committee Members Position

    Carlos José da Silva Azevedo



    President

    Carlos José da Silva Azevedo has been a member of the Audit Committee since March 2010, being its President since November 2010. He served SulAmérica from 1998 to 2003 as executive vice president of several group companies. In this period, he also served as a member of the Boards of Directors of some of the Company’s subsidiaries, as well as on SulAmérica’s Executive Committee. From 1967 to 1998 was a partner at Arthur Andersen, responsible for its Rio de Janeiro office. Currently, he is a consultant for the Audit Committee at MMX Mineração e Metálicos and member of the IBEU Advisory Committee.



    President

    Jorge Augusto Hirs Saab



    Member

    Jorge Augusto Hirs Saab is a member of the Company‘s Auditing Committee since 2009. Since 2008, Mr. Saab has worked at Rio Bravo Investimentos in the Variable Income Funds division, specializing in value and activism. He worked for more than four years at UBS Pactual and Unibanco, in addition to working in the Credit, Structured Operations and Leveraged Finance divisions of Brascan and Coimex Trading.


    Member

    Jorge Hilário Gouvêa Vieira



    Member

    Jorge Hilário Gouvêa Vieira has been a member of Sul América S.A.’a Board of Directors since 1996 and of its Auditing Committee since 2002. He was Finance Secretary for Rio de Janeiro State from 1987 to 1990, chairman of the National Private Insurance Council from 1985 to 1987, member of the National Monetary Council from 1985 to 1987 and from 1979 to 1981, a board member at the Rio de Janeiro Stock Exchange from 1983 to 1985 and chairman and executive officer of the Brazilian Securities and Exchange Commission from 1979 to 1981 and 1977 to 1979, respectively. He was the vice-president of ABRASCA from 1981 to 1985 and member of its Board of Directors in 1995. In addition, he was a trustee of the Brazilian Capital Markets Institute - IBMEC and member of the Board of Directors of Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, MBR - Mineração Brasileiras Reunidas S.A., Generali do Brasil - Companhia Nacional de Seguros, White Martins S.A., MRS Logística S.A., Caemi Mineração e Metalurgia S.A., VARIG - Viação Aérea Rio Grandense, Viva-Cred and IRB-Brasil Resseguros S.A. He is currently a partner at Gouvêa Vieira Advogados and member of the Board of Directors of Boa Esperança S.A. He has a degree in law from Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro and a master’s in law from the University of California at Berkeley.



    Member

    Timothy Scott Mackenzie



    Member

    Timothy Scott Mackenzie has been a member of the Company‘s Auditing Committee since 2006, and since 2005 he has held positions on boards of directors of different Group companies. Before joining ING Group, where Mr. Mackenzie is currently head of the Financial Department for ING Latin America, in 2000, he worked at Milliman & Robertson, Inc. as a consulting actuary (1989-1996) and at Confederation Life as U.S. individual valuation manager (1982-1989). He earned a degree from Canada‘s University of Waterloo in 1982.


    Member

    Walter Iorio



    Member

    Walter Iorio is a member of the Company‘s Auditing Committee since 2008. From 1966 to 2005, he worked at KPMG, where he served as the partner in charge of audits of financial institutions and insurance firms and as Coordinator of Financial Services operations until 1997. He is a member of the Financial Institutions Specialists Work Group of the Brazilian Institute of Independent Auditors (IBRACON), which, in conjunction with the Brazilian Central Bank, elaborates regulations relative to auditing and accounting procedures. He served as Coordinator of the Internal Control Board of the São Paulo State Regional Accounting Council (CRC-SP) from 2006 a 2009. Since 2006, he has served as President of the Auditing Committees of Tokio Marine Brasil Seguradora S.A. and Tokio Marine Seguradora S.A. He has also been the Head Superintendent of KPMG PREV - Sociedade de Previdência Privada since 2000. In 2007 and 2008 he served on the Board of Directors of Banco Indusval S.A. Mr. Iorio earned a degree in accounting from the Álvares Penteado Foundation‘s São Paulo School of Economic Sciences in 1969.


    Member

    Investment Committee. The Investment Committee is composed of five members and meets ordinarily every three months to assess and review the investment policy guidelines of the Company and its subsidiaries. In addition, it is responsible for monitoring obtained results and for assessing both the financial market scenario and trends as well as the adoption of best risk control practices for investment management.





























    Investment Committee Members Position

    Patrick Antônio Claude de Larragoiti Lucas



    President

    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas has been a member of the Board of Directors of Sul America S.A since 1997, and also a member of the Board of Directors of the subsidiaries since 1998 and President of the Investments, Compensation and Governance and Disclosure Committees. Joined Sul America S.A. in 1987, being the President of the Company since 1998 and its subsidiaries since 1999. Counselor of Geneva Association since 1999, council president of the Supplementary Health Institute and first vice-president of CNSeg, being also a member of the board of directors of Unibanco Holding. In 1987, worked for Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck in Switzerland. From 1985 to 1986, worked at the market capital department of Chase Manhattan Bank in Sao Paulo and New York. Graduated in Business Administration by Getulio Vargas Foundation, in Sao Paulo.




    President

    Arthur John Kalita



    Member

    Arthur John Kalita is an alternate member of Sul América S.A.’s Board of Directors, where he has served since 2006, having been a member of its Investment Committee from 2002 to February of 2008. Before joining the ING Group, where he is currently investment advisor for Latin America, he worked at J.P. Morgan and Company from 1982 to 1998, in the Public Securities Association as an officer from 1978 to 1982 and at the Power Authority of the State of New York from 1976 to 1978. He has degrees from Hamilton College and Albany Law School - Union University.


    Member

    Carlos Infante Santos de Castro



    Member

    Carlos Infante Santos de Castro has been a member of the Board of Directors of Sul America S.A., which is a member since 2006, and member of Investments Committee since 2002. Currently, is president of Sul America Capitalizacao S.A. - Sulacap, member of the board of directors of Brasilcap Capitalizacao and Caixa Capitalizacao. Occupied position as Corporative vice-president and Financial vice-president, as well as vice-president and member of board of directors of several controlled companies of SulAmerica group, in the area of insurance of casualty, health, social security, life and capitalization. He was a president of GTE-Multitel and Executive Officer of new business of Cataguazes-Leopoldina Group in Rio de Janeiro. Graduated in Electrical Engineer by Catholic University of Rio de Janeiro, holds a MBA and Master of Sciences in Production Engineering by University of Stanford, USA.


    Member

    Domingos Carelli Neto



    Member

    Domingos Carelli Neto is a member of the Company‘s and Sulasapar‘s Investments Committees since 2009. Mr. Carelli has worked in the areas of management, operations and controllership of financial groups since 1968, having served as Vice President of Bank Boston (1975-1985), as a Director at Banco Crefisul (1985-1988) and as Executive Vice President of Banco Sul América and of Sul América Investimentos DTVM (1988-2004). He earned a degree in production engineering from the Polytechnic University of São Paulo in 1967 and has completed several complementary and specialty area programs at the Getúlio Vargas Foundation.


    Member

    Kevin Martins da Silva



    Member

    Kevin Martins da Silva has served on the Company‘s Investments Committee since 2003 and on the Governance and Disclosure Committee since 2008. He served as Sul América S.A.‘s Executive Vice President of Finance from July of 2007 to May of 2008. He was Vice President of Corporate and Strategic Development at ING Latin America from 2002 to 2007. Since 1997, Mr. Silva has worked for several companies associated with or belonging to the ING group. He has also served as Vice Chairman of the Board of Directors of some of Sul América S.A.‘s subsidiaries (2002-2008). Before joining ING in 1997, he worked as a financial analyst at Wasserstein Perella & Co. in London (1995-1997). He earned a degree in economics from England‘s University of Bristol in 1995, and in 1996 he gained certification as a corporate and financial representative from London‘s Securities and Futures Authority. In 1999, he completed the London Business School‘s Executive Financial Analysis and Corporate Financial Analysis Program.


    Member

    Compensation Committee. The Compensation Committee is made up of four members that meet ordinarily once a year and extraordinarily whenever necessary to resolve on relevant matters within its scope. It has the purpose of assisting the Board of Directors in establishing the compensation policy of the management of the Company and its subsidiaries, always seeking to be in step with the compensation practices adopted by the market, besides reviewing and monitoring the evaluation of the management‘s performance.

























    Compensation Committee Members Position

    Patrick Antônio Claude de Larragoiti Lucas



    President

    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas has been a member of the Board of Directors of Sul America S.A since 1997, and also a member of the Board of Directors of the subsidiaries since 1998 and President of the Investments, Compensation and Governance and Disclosure Committees. Joined Sul America S.A. in 1987, being the President of the Company since 1998 and its subsidiaries since 1999. Counselor of Geneva Association since 1999, council president of the Supplementary Health Institute and first vice-president of CNSeg, being also a member of the board of directors of Unibanco Holding. In 1987, worked for Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck in Switzerland. From 1985 to 1986, worked at the market capital department of Chase Manhattan Bank in Sao Paulo and New York. Graduated in Business Administration by Getulio Vargas Foundation, in Sao Paulo.




    President

    Carlos Jaime Muriel Gaxiola



    Member

    Carlos Jaime Muriel Gaxiola has been a member of Sul América S.A.’s Board of Directors since March of 2008, having also been elected to the Compensation Committee. Since December of 2002 he has worked in ING group companies, currently serving as CEO and Corporate Vice-President of ING for Latin America. He has a degree in industrial engineering from the Ibero-American University in Mexico City and in economics and business administration from Austin Community College.



    Member

    Roberto Teixeira da Costa



    Member

    Roberto Teixeira da Costa has been a member of the Board of Directors of Sul América S.A. since 1999, serving on the Compensation Committee since 2002 and on the Auditing and Governance and Disclosure committees since 2008. He was the international president of the Latin American Business Council - CEAL from 1998 to 2000 and the first President of the Brazilian Securities and Exchange Commission. He was Trustee of the International Accounting Standards Committee Foundation - IASCF from its foundation in 2001 until 2007. He served as a member of the Board of Directors of the Inter-American Dialogue in Washington, D.C., of which he is currently a member. He serves as the chairman of the BM&FBovespa Arbitration Chamber, member of the BNDESPAR - BNDES Participações S.A. Board of Directors and a member of the advisory boards of HVS - Consultoria e Participações, Bunge Alimentos, Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar) and Banco Latinoamericano de Exportaciones S.A. He has a degree in economics from the Rio de Janeiro Federal University and is a founding partner and current board member of the Brazilian Center for International Relations - CEBRI and member of the International Conjuncture Analysis Group- GACINT at the University of São Paulo. He meets the independence requirements established in the Distinguished Corporate Governance Practices Level 2 of BM&FBovespa.



    Member

    Guilherme Affonso Ferreira



    Member

    Guilherme Affonso Ferreira has been a member of the Board of Directors of Sul America S.A. since March, 2010 and a member of Compensation Committee since November, 2010. President of Bahema Participacoes S.A. since 1975. For the last Five years served as member of the board of directors of the following companies: Unibanco Holding, Submarino S.A. e-business company, Santista Têxtil, Unibanco - Uniao de Bancos Brasileiros S.A., B2W e-business company, and Avipal a company directed at the production of meat, milk and by-products. Currently is a member of the board of directors of Eternit, a mining and building materials company, of Rio Bravo Investments, Tavex a textile industry company and Pao de Acucar, dedicated to retail, being also a member of the Advisory Board of Signatura Lazard an investment bank. He also works with philanthropic companies such as Instituto de Cidadania Empresarial, Lar Escola Sao Francisco and Campinas Orthopedic Institute. Graduated in Production Engineer by Escola Politecnica - USP, and also coursed Economics and Politics and the Macalester College. Complies with the requirements of independence established in Bovespa‘s Level 2 Distinguished Practices of Corporate Governance.



    Member

    Governance and Disclosure Committee. Created in May 2008 and comprised of five members, the Governance and Disclosure Committee meets ordinarily every quarter with the purpose of monitoring and overseeing the resolutions set forth in the Policy on Disclosure of Material Acts or Facts and on Securities Trading as well as in the obligations established in the Level 2 Regulation adopted by the Company.





























    Governance and Disclosure Committee Members Position

    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas



    President

    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas has been a member of the Board of Directors of Sul America S.A since 1997, and also a member of the Board of Directors of the subsidiaries since 1998 and President of the Investments, Compensation and Governance and Disclosure Committees. Joined Sul America S.A. in 1987, being the President of the Company since 1998 and its subsidiaries since 1999. Counselor of Geneva Association since 1999, council president of the Supplementary Health Institute and first vice-president of CNSeg, being also a member of the board of directors of Unibanco Holding. In 1987, worked for Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck in Switzerland. From 1985 to 1986, worked at the market capital department of Chase Manhattan Bank in Sao Paulo and New York. Graduated in Business Administration by Getulio Vargas Foundation, in Sao Paulo.




    President

    Arthur Farme d‘Amoed Neto



    Member

    Arthur Farme d‘Amoed Neto is Control and Investor Relations Vice-President for Sul America S.A. and member of the Board of executive officers since September 2000. Joined the SulAmerica group in 1987 and since 1996 is member of board of executive officers of companies of the group. Held the position as marketing and planning director until 1998. Was elected Officer of Corporate Finances in 1998, and performed this job concurrently with officer of investors relation, for which was elected in 2000. Between 2007 and 2010, was Corporative and Investors Relation Vice-President, and since August 2011 is responsible for the Finance and Controlling areas. A sitting member of the Governance and Disclosure Committee of the Company. Prior to join the SulAmerica group, worked at the public sector, in the real state industry and in the areas of insurance and economic consulting, from 1980 to 1987. Graduated in Civil Engineer by the Federal University of Rio de Janeiro and achieved specialization in Finances by the Business Administration Institute COPPEAD of the Federal University of Rio de Janeiro, in Corporative Governance by the Capital Market Brazilian Institute and in Corporate Law and Capital Market by Getulio Vargas Foundation.


    Member

    Kevin Martins da Silva



    Member

    Kevin Martins da Silva has served on the Company‘s Investments Committee since 2003 and on the Governance and Disclosure Committee since 2008. He served as Sul América S.A.‘s Executive Vice President of Finance from July of 2007 to May of 2008. He was Vice President of Corporate and Strategic Development at ING Latin America from 2002 to 2007. Since 1997, Mr. Silva has worked for several companies associated with or belonging to the ING group. He has also served as Vice Chairman of the Board of Directors of some of Sul América S.A.‘s subsidiaries (2002-2008). Before joining ING in 1997, he worked as a financial analyst at Wasserstein Perella & Co. in London (1995-1997). He earned a degree in economics from England‘s University of Bristol in 1995, and in 1996 he gained certification as a corporate and financial representative from London‘s Securities and Futures Authority. In 1999, he completed the London Business School‘s Executive Financial Analysis and Corporate Financial Analysis Program.


    Member

    Roberto Teixeira da Costa



    Member

    Roberto Teixeira da Costa has been a member of the Board of Directors of Sul América S.A. since 1999, serving on the Compensation Committee since 2002 and on the Auditing and Governance and Disclosure committees since 2008. He was the international president of the Latin American Business Council - CEAL from 1998 to 2000 and the first President of the Brazilian Securities and Exchange Commission. He was Trustee of the International Accounting Standards Committee Foundation - IASCF from its foundation in 2001 until 2007. He served as a member of the Board of Directors of the Inter-American Dialogue in Washington, D.C., of which he is currently a member. He serves as the chairman of the BM&FBovespa Arbitration Chamber, member of the BNDESPAR - BNDES Participações S.A. Board of Directors and a member of the advisory boards of HVS - Consultoria e Participações, Bunge Alimentos, Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar) and Banco Latinoamericano de Exportaciones S.A. He has a degree in economics from the Rio de Janeiro Federal University and is a founding partner and current board member of the Brazilian Center for International Relations - CEBRI and member of the International Conjuncture Analysis Group- GACINT at the University of São Paulo. He meets the independence requirements established in the Distinguished Corporate Governance Practices Level 2 of BM&FBovespa.



    Member

    Thomaz Luiz Cabral de Menezes



    Member

    Thomaz Luiz Cabral de Menezes was elected CEO of the Company on March 31, 2010. He built a solid career at Johnson & Higgins, where he began in 1987, serving in several positions in Brazil and abroad that added to his technical knowledge in insurance, pricing and risks. From 1992 to 1997 he served Johnson & Higgins in New York, being responsible for domestic and international accounts. In 1997, after the merger of Johnson & Higgins with Marsh & McLennan he became the director responsible for the São Paulo office, assuming the position of country manager for Brazil. From 2004 to 2010 he was the CEO of Marsh Seguros McLennan da América Latina & Caribe, based in São Paulo and Miami, adding the responsibilities of CEO in Brazil for the same company in 2007. He has a degree in business administration from São Marcos College in São Paulo.


    Member


    Sustainability Committee. The Sustainability Committee is mainly responsible for designing and monitoring the execution of the Company’s Sustainability Policy and respective programs, and assisting and advising the Board of Directors and other stakeholders on issues related to corporate sustainability.





































    Sustainability Committee Members Position

    Thomaz Luiz Cabral de Menezes



    Presiding Officer

    Thomaz Luiz Cabral de Menezes was elected CEO of the Company on March 31, 2010. He built a solid career at Johnson & Higgins, where he began in 1987, serving in several positions in Brazil and abroad that added to his technical knowledge in insurance, pricing and risks. From 1992 to 1997 he served Johnson & Higgins in New York, being responsible for domestic and international accounts. In 1997, after the merger of Johnson & Higgins with Marsh & McLennan he became the director responsible for the São Paulo office, assuming the position of country manager for Brazil. From 2004 to 2010 he was the CEO of Marsh Seguros McLennan da América Latina & Caribe, based in São Paulo and Miami, adding the responsibilities of CEO in Brazil for the same company in 2007. He has a degree in business administration from São Marcos College in São Paulo.

    Presiding Officer

    Arthur Farme d´Amoed Neto



    Member

    Arthur Farme d’Amoed Neto is Control and Investor Relations Vice-President for Sul America S.A. and member of the Board of executive officers since September 2000. Joined the SulAmerica group in 1987 and since 1996 is member of board of executive officers of companies of the group. Held the position as marketing and planning director until 1998. Was elected Officer of Corporate Finances in 1998, and performed this job concurrently with officer of investors relation, for which was elected in 2000. Between 2007 and 2010, was Corporative and Investors Relation Vice-President, and since August 2011 is responsible for the Finance and Controlling areas. A sitting member of the Governance and Disclosure Committee of the Company. Prior to join the SulAmerica group, worked at the public sector, in the real state industry and in the areas of insurance and economic consulting, from 1980 to 1987. Graduated in Civil Engineer by the Federal University of Rio de Janeiro and achieved specialization in Finances by the Business Administration Institute COPPEAD of the Federal University of Rio de Janeiro, in Corporative Governance by the Capital Market Brazilian Institute and in Corporate Law and Capital Market by Getulio Vargas Foundation.


    Member

    Carlos Alberto de Figueiredo Trindade Filho



    Member

    Carlos Alberto Trindade Carlos Alberto Trindade rejoined the company earlier this year to serve as Vice President responsible for the Auto and P&C operations. Mr. Trindade had previously served the company in several positions between 2004 and 2010. Prior to rejoining the company, Mr. Trindade was the CEO of Brasil Insurance Participações e Administração S.A. for almost a year. Mr. Trindade began his career in the insurance industry in 1980, working at several organizations, such as Johnson Higgins Corretores de Seguros and Companhia de Seguros Interatlântico. Mr. Trindade was also the president of Icatu Hartford - Seguros de Vida e Previdência Complementar. Between 1987 and 1989, Mr. Trindade was director and president of the Brazilian Professional Association of Life Insurance (Associação Profissional de Seguros de Vida). Subsequently, Mr. Trindade was the president of the Technical Committee of Life Insurance at the National Federation of Insurance Companies (Federação Nacional das Empresas de Seguros - FENASEG) from 1993 to 1994. Mr. Trindade also served as a Director of the Insurance Companies Union in Rio de Janeiro from 1996 and 1999, Director of the National Association of Pension Companies from 1998 and 2001, and Vice-President of the Brazilian National Federation of General Insurance (Federação Nacional de Seguros Gerais - FENSEG). Carlos Alberto Trindade holds an MBA in Life Care Planning from the American College of Physicians in Philadelphia and an Executive MBA from University of São Paulo (Universidade de São Paulo - USP).


    Member

    Gabriel Portella Fagundes Filho



    Member


    Gabriel Portella has been SulAmérica’s Vice President responsible for the Health and Dental operations since 2009. Between 2005 and 2009, Mr. Portella was a Partner at Control Consultoria. Prior to that period, Mr. Portella served as a Director of Health, Life, Pension and P&C at Porto Seguro S.A. Mr Portella is a Vice-President of the National Federation of Health Insurance (Federação Nacional de Seguros de Saúde - FENASAÚDE), a Board Member of the Institute for Health Insurance Studies (Conselho do Instituto de Estudos de Saúde - IESS) and a Member of the National Academy of Insurance and Pension (Academia Nacional de Seguros e Previdência - ANSP). Gabriel Portella holds a bachelor’s degree in economics from Cândido Mendes College in Rio de Janeiro, and an MBA from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).


    Member

    Roberto Teixeira da Costa



    Member

    Roberto Teixeira da Costa has been a member of the Board of Directors of Sul América S.A. since 1999, serving on the Compensation Committee since 2002 and on the Auditing and Governance and Disclosure committees since 2008. He was the international president of the Latin American Business Council - CEAL from 1998 to 2000 and the first President of the Brazilian Securities and Exchange Commission. He was Trustee of the International Accounting Standards Committee Foundation - IASCF from its foundation in 2001 until 2007. He served as a member of the Board of Directors of the Inter-American Dialogue in Washington, D.C., of which he is currently a member. He serves as the chairman of the BM&FBovespa Arbitration Chamber, member of the BNDESPAR - BNDES Participações S.A. Board of Directors and a member of the advisory boards of HVS - Consultoria e Participações, Bunge Alimentos, Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar) and Banco Latinoamericano de Exportaciones S.A. He has a degree in economics from the Rio de Janeiro Federal University and is a founding partner and current board member of the Brazilian Center for International Relations - CEBRI and member of the International Conjuncture Analysis Group- GACINT at the University of São Paulo. He meets the independence requirements established in the Distinguished Corporate Governance Practices Level 2 of BM&FBovespa.

    Member

    Vanessa Angélica Campos Pina



    Member

    Vanessa Pina has 21 years of experience in Human Resources, having served in several executive positions for domestic and multinational companies, in addition to management consulting projects. Ms. Pina has broad experience in the area, with an emphasis in organizational change, planning, training & development, resourcing, endomarketing, performance management and succession / career management. Prior to joining SulAmérica as HR Director in 2011, Ms. Pina was an executive at British American Tabacco (BAT) and its subsidiary Souza Cruz, serving in several positions from 2003 to 2011, including Regional HR Business Partner for Operations and Regional Organizational Development Manager. From 1998 to 2003, Ms. Pina held HR managerial positions at JohnsonDiversey, including serving as representative for Latin America on a global team set up to review the human resources strategy and structure following the merger. Previously, Ms. Pina was a Project Manager at Praxis Consultores (1996 - 1998) and an Executive at Mesbla Serviços Financeiros (1991 - 1995). Vanessa Pina holds a bachelor’s degree in psychology from UERJ, an MBA in management from Fundação Dom Cabral and an MBA in marketing from Universidade Cândido Mendes.


    Member

    Alvaro Almeida



    Member

    Alvaro Almeida was elected a member of the Sustainability Committee in 2011. He is also a member of the HSBC Institute External Committee. Driven by internet growth in Brazil, he became an entrepreneur in the communications area in 1999 with the creation of Tempestade Comunicação, a content provider whose clients include: BB, OI, Toyota Bank and Instituto Ethos. In 2002, he founded Report Comunicação, an agency that identified sustainability as the driver for corporate management differentiation and in nine years became Brazil‘s leader in sustainability reporting. He graduated in Journalism from the Federal University of Rio Grande do Sul.


    Member


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