Diretoria, Conselho e Comitês

Conselho de Administração

Nos termos do Estatuto Social da TAESA, o seu Conselho de Administração deve ser composto por onze membros titulares (efetivos) e seus respectivos suplentes, residentes ou não no país, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de um ano, podendo ser reeleitos. Em conformidade com o Contrato de Adoção de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 2, o Conselho de Administração da Companhia deverá apresentar ao menos quatro conselheiros Independentes, sendo dois efetivos e dois suplentes, os quais deverão ser identificados como tal na ata da Assembleia Geral de acionistas que os eleger.

O Conselho de Administração da TAESA é responsável pela orientação geral dos seus negócios. Dentre outras atribuições, é responsável por eleger e destituir os membros de sua diretoria além de supervisionar o exercício de suas funções. Compete ainda ao conselho deliberar sobre a participação em concorrências públicas promovidas pela ANEEL ou por qualquer representante do Poder Concedente com competência para tal.

Atualmente, o Conselho de Administração da TAESA é composto por:

Nome Cargo
José Maria Rabelo Membro Efetivo

O Sr. José Maria Rabelo, é advogado formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), possui MBA em Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e MBA Internacional para Altos Executivos, pela APG Amana Key. Exerceu o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG) de outubro de 2017 a março de 2018, ocupou também o cargo de Diretor- Superintendente na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) entre março de 2011 a junho de 2014. O Sr. José trabalhou no Banco do Brasil, onde exerceu os seguintes cargos: Vice-Presidente de Negócios Internacionais e Atacado, Diretor de Comércio Exterior, Gerente Geral da Unidade de Reestruturação de Ativos Operacionais e Superintendente Executivo da Unidade de Negócios de Crédito, entre outros cargos de direção. Foi Diretor Presidente da BB Leasing S.A. Arrendamento Mercantil de 2006 a 2009 e Diretor Comercial na Companhia de Seguros Aliança do Brasil de 2000 a 2002. Atuou nos últimos 5 anos como membro dos conselhos nas seguintes instituições: Banif - Banco Internacional do Funchal (Brasil) - 09/2015 a 01/2016, Conselho de Administração da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. - TAESA (05/2014 a 04/2015), Conselho Fiscal da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. - TAESA (01/2011 a 04/2014), Conselho Nacional de Previdência Complementar - CNPC (03/2011 a 06/2014), Comitê Nacional de Educação Financeira - CONEF (03/2011 a 06/2014), Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização - COREMEC (03/2011 a 06/2014), Randon Implementos e Participações S.A. (04/2007 a 04/2011). Atualmente, exerce os cargos de membro titular do Conselho de Administração da Aliança Geração de Energia S.A. (desde 03/2018), membro titular do Conselho de Administração da Madeira Energia S.A. e da Santo Antônio Energia (12/2017) e membro titular do Conselho Fiscal da Itaúsa - Itaú Investimentos S.A. (04/2016). Nos últimos 5 anos, José Maria Rabelo, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Antonio Dirceu Araújo Xavier Membro Efetivo

O Sr. Antônio Dirceu Araújo Xavier é formado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com cursos de extensão na Universidade de Harvard, EE.UU. e na Faculdade Internacional de Direito Comparado de Estrasburgo, França. Trabalhou na Cemig de 1972 a 2001, onde chegou a ocupar o cargo de Assistente da Diretoria com atuação no contencioso da empresa. Atuou na Eletrobrás - Centrais Elétricas Brasileiras S.A. como Chefe da Procuradoria Jurídica e na Companhia Mineradora de Minas Gerais-COMIG, como Assessor da Presidência. De 2001 a 2014 atuou como advogado, com foco no Direito da Eletricidade, vasta experiência nas áreas de administração geral, gestão, processos, procedimentos operacionais, além do gerenciamento e coordenação de equipes multidisciplinares. Foi membro do Conselho de Administração da CEMIG no período de 2015 a 2018. Nos últimos 5 anos o Sr. Antônio Dirceu Araújo Xavier não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Daniel Faria Costa Membro Efetivo

O Sr. Daniel Faria Costa é bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1987, com especialização em Administração Financeira e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (respectivamente em 1994 e 2000). Funcionário do Banco do Brasil desde 1979, tendo atuado em diversas Superintendências em diferentes estados e países. Atualmente exerce a posição de Diretor de Novos Negócios da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG. O administrador acima declara que nos últimos 5 anos não teve qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas; qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Paulo Mota Henriques Membro Efetivo

O Sr. Paulo Mota Henriques graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Federal de Minas Gerais. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. MBA em Finanças pelo IBMEC. Desenvolveu carreira técnica, gerencial e executiva na Cemig Holding e Cemig Geração e Transmissão S.A, com experiência de 31 anos. Foi Diretor Presidente da TAESA (2009-2011), gerenciando o processo de take over da Companhia (transição da TERNA para TAESA), reestruturação do negócio/processos e implantação de seu novo plano e modelo de gestão. Foi membro do Conselho Diretor da ABRATE, membro do Comitê de Transmissão da ABDIB, membro do Conselho de Administração do ONS e membro de Conselhos de Administração de Empresas de Transmissão. Atuou em diversos projetos e áreas de atividades no setor elétrico, com destaque para o segmento e negócio de transmissão de energia. Professor de Pós-Graduação na Disciplina Transmissão de Energia Elétrica na PUC Minas. Diretor da ABRATE - Associação Brasileiras das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica. Nos últimos 5 anos o Sr. Paulo Mota Henriques não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

José João Abdalla Filho Membro Efetivo

O Sr. José João Abdalla Filho é banqueiro, Diretor Presidente e acionista controlador do Banco Clássico S.A.; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro - CEG; Membro Suplente do Conselho de Administração da Engie Brasil Energia S.A.; Diretor-Presidente da Dinâmica Energia S.A.; Diretor-Presidente da Social S.A. Mineração e Intercâmbio Comercial e Industrial. Membro do conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig Distribuição S.A., e Cemig Geração e Transmissão S.A. Nos últimos 5 anos o Sr. José João Abdalla Filho não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Carlos da Costa Parcias Júnior Membro Independete

O Sr. Carlos da Costa Parcias Júnior graduou-se em Economa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1984), tendo cursado Mestrado em Economia pela PUC-RJ (1990). Atualmente é Senior Business Advisor na Parcias Advisory desde maio de 2017 e Professor do Departamento de Economia da PUC-Rio. Anteriormente, de março de 2012 a abril de 2017 foi membro do conselho de administração da CPFL Renováveis e Diretor de Desenvolvimento de Negócios na CPFL Energia. Foi Diretor de Participações da Camargo Corrêa Investimentos em Infraestrutura (CCII), de maio de 2011 até fevereiro de 2012 e membro do conselho de administração e de comitês da CPFL Energia. Foi advisor financeiro independente, com foco em fusões e aquisições e estruturação de operações de ‘private equity’, de 2003 a 2011, Diretor da Icatu Gestão de Participações, entre 2001 e 2003, cuja a atividade principal é a de gestão de investimentos; Diretor do Banco de Investimentos Fleming Graphus, entre 1998 a 2000; Presidente do BBA-Capital Asset Management, atual Itaú BBA, entre 1993 a 1998; Executivo do JP Morgan, entre 1992 a 1993; e também como Assessor da Presidência do BNDES, entre 1990 a 1992. Nos últimos 5 anos o Sr. Carlos da Costa Parcias Júnior não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

François Moreau Membro Independete

O Sr. François Moreau é Diretor da Estratégia & Valor, empresa de consultoria em gestão de investimentos e desenvolvimento de negócios de energia e infraestrutura, investidor no setor de energia e infraestrutura, com experiência em montagem e execução de estratégias de recuperação de valor de empresas. Participou ativamente em diversas operações comerciais de grande porte e processos de reformas institucionais, ocupando papel de liderança na reestruturação dos setores de petróleo, gás natural e energia elétrica. Trabalhou no grupo BG - British Gas (1997 a 2002) respondendo pelo desenvolvimento de novos negócios e assuntos corporativos. Liderou as negociações com o Governo de São Paulo na privatização da distribuição de gás, quando a BG adquiriu o controle da Comgás. Foi Diretor da Comgás na fase do take-over pós-privatização até a normalidade das operações. Em 2001 estruturou o 1º negócio privado de suprimento de gás natural, via acesso livre, após arbitragem pela ANP. Trabalhou no grupo Shell (1980 a 1997) inicialmente ocupando posições nas áreas corporativas, marketing, metais (Billiton). Foi Gerente de Relações Governamentais e via Ação Empresarial atuou na elaboração e aprovação do marco legal e regulatório dos setores de óleo, gás e energia elétrica. Foi Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Gás, tendo participado nas negociações que levaram a associação com Enron nos gasoduto Bolívia - Brasil e termoelétrica de Cuiabá. Em 1997 liderou a aquisição da participação de 20% que o município de São Paulo detinha na Comgás, em antecipação a privatização. Tem formação em administração de empresas, com pós-graduações em Administração Avançada (City of London Polytechnic), Estratégia (Stanford University) e MBA pelo PDG/SDE. LL.M. em Direito Societário e Mercado de Capitais pelo IBMEC Rio de Janeiro. Participa como Membro dos Conselhos de Administração da Eternit (2017), TPI - Triunfo Participações e Investimentos (2015 a 2017), HRT (2013) e do Conselho Fiscal da Duke Energy, Geração Paranapanema (atualmente Rio Paranapanema Energia - Grupo CTG) desde 2008. Nos últimos 5 anos, François Moreau, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Bernardo Vargas Gibsone Membro Efetivo

O Sr. Bernardo possuí Mestrado em Economia pela Universidade de Los Andes e MBA com ênfases em finanças, economia empresarial, internacional, cursos de doutorado em economia, micro e macro economia pela Columbia Business School em Nova York.Ocupa o Cargo de CEO na InterconexionElectrica S.A.E.S.P. Colômbia desde 2015, foi sócio da companhia Nogal Assessorias Financeiras em Bogotá de 2001 a 2014. Na ING Barrings (Colômbia) foi presidente entre1997 e 2000, responsável pelas operações unificadas da ING Barings na Colômbia, por todas as atividades da Carteira de Investimentos e Carteira Corporativa. Presidente da ING Barings CorporaciónFinanciera, para operações bancárias e de tesouraria local (com ativos de US$ 170 milhões). Entre 1994 e 1996, foi gerente geral na Barings Securities (Pacto Andino), responsável por administrar projetos, especialmente de M&A e emissão de capital. Na ProexportColombia (NationalExportPromotionOrganization), exerceu a função de presidente entre 1993 e 1994, responsável pela estruturação e implantação de um novo modelo para a promoçãodas exportações colombianas. Também foi responsável pela supervisão de 180 profissionais e coordenação da estratégia de exportação nacional, incluindo 4 áreas de serviços e 16 a nível mundial. Entre 1992 e 1993, foi presidente da Fiduciária Colombiana de Comercio Exterior (FIDUCOLDEX) e instituiu o Trust Bank, orientado ao desenvolvimento de empresas de exportação. Em 1992, no Ministério de Comércio Exterior foi assessor do Ministro Membro da equipe de negociações de comércio e investimentos estrangeiros com os governos do Reino Unido, Canadá, Israel, México, Venezuela e Estados Unidos. No Departamento de Reservas Internacionais e Financiamento Externo do Banco de la Republica (Banco Central, entre 1988 - 1992, foi Diretor Responsável pela estratégia de investimentos do Portfolio de Reservas Internacionais do Banco Central. Em1987, foi Analista da Mesa NegociaciónDeudaLatinoamericana naShearson LehmanBrothers em Nova York, USA. No Departamento Internacional do Banco de la Republica (Banco Central) exerceu a função de SubdiretorResponsável pela supervisão de uma equipe de 20 profissionais, controle dos investimentos de reservas internacionais, coordenação e execução de transações de dívidas, desenvolvimento de modelos para a projeção das contas internacionais do país entre 1985 e 1986.Entre 1983 e 1985, trabalhou na Junta Monetaria como Assistente dos Assessores responsável pela formulação de propostas financeiras e de política cambial para a Junta, implementação do desenho do sistema de reservas mínimas para Bancos de Desenvolvimento e Introdução e monitoramento de modelos para prognóstico de crescimento dos agregados monetários e da balança de pagamentos. Na Investigación Económica daCorporación Centro Regional de Población entre 1982 e 1983 foi analista responsável pela participação em projetos de análises de questões de políticas monetária, fiscal e de comércio internacional. ÉPresidente do Conselho de Administração da CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista; membro do Conselhos da Companhias: ISA Capital do Brasil S.A.; ISA Peru; Amarilo, Spectrum (Guatemala); DynamoProducciones; Lumni Colômbia; Best Buddies; FundaciónNeme; Fundación San MateoApostol; Hospital Infantil Universitario de San José.

Cesar Augusto Ramirez Rojas Membro Efetivo

Desde 2014 - Vice-presidente Transporte de Energía, ISA. Colômbia: Responsável pela nova estrutura da ISA, seguindo estratégia definida para alcançar a Visão 2020 da Companhia, da articulação dos processos de operação e manutenção, gestão de projetos, engenharia, abastecimento e inovação, buscando a captura de eficiência, mediante o estabelecimento de diretrizes para a gestão e aplicação das melhores práticas tanto na ISA quanto em suas filiais.2009 - 2014 - Presidente da CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica - São Paulo, Brasil: Durante o período foi aprofundado no alinhamento da estratégia da CTEEP com a da ISA com relação as metas de crescimento, estabelecendo em 2016 uma meta de receita anual de R$ 3.500 milhões e também na busca da excelência operacional e qualidade de serviço, o que levou a CTEEP a ser empresa referência na ANEEL, para a definição de indicadores de gastos de O&M. Também durante este período apresentou os mais altos índices de disponibilidade dos ativos entre as empresas do setor.Em 2009 foi iniciada a estruturação técnica, financeira e organizacional para o desenvolvimento de projetos obtidos através das licitações de 2008, como o projeto de interconexão do Rio Madeira, em parceria com duas subsidiárias da Eletrobrás, com a participação societária da CTEEP de 51,1% e investimento de R$ 3.541 milhões; a construção de 5 subestações no Estado de São Paulo, com investimento de R$ 363 milhões, 100% de propriedade da CTEEP, e a construção de 3 linhas de transmissão e 2 subestações nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, com investimento de R$ 203 milhões, em parceria com a empresa CYMI da Espanha.Em 2009 a ISA coordenou uma licitação pública internacional, obtendo a concessão de duas subestações no Estado de São Paulo, com um investimento de R$ 182 milhões, com 100% de participação acionária da CTEEP. Em 2011, ganhou a concessão de 4 linhas de transmissão e 2 subestações, com um investimento de R$ 635 milhões, em parceria com a CHESF, Empresa do Grupo Eletrobrás, tendo a CTEEP 50,1% da participação acionária. Também foi vitoriosa na obtenção da concessão de uma subestação no estado de São Paulo, com um investimento de R$ 43 milhões e 100% de participação acionária da CTEEP.Com o desenvolvimento de estratégias, em conjunto com várias associações, sindicatos, membros de comissões parlamentares, ANEEL, Ministérios de Minas e Energia e Fazenda, foi obtido do governo brasileiro a indenização dos ativos anteriores a 2000. A proposta do Governo foi apresentada ao Conselho de Administração da Companhia e a Assembleia de Acionistas, tendo sido aprovada a recomendação para renovação de contrato de concessão no. 59, por mais 30 anos. Além do reconhecimento de aproximadamente R$ 3.000 milhões de reais para os ativos posteriores a 2000, estando pendente o seu valor final.2005 - 2009 - Gerente de Estratégia Corporativa - ISA. Colômbia: Responsável pelo Direcionamento Estratégico da Companhia, buscando o alinhamento das empresas do Grupo com a estratégia definida pelo Conselho de ISA. Dentro do processo de crescimento é importante ressaltar os esforços na busca e estruturação de negócios, que culminaram em aquisições pela CTEEP no Brasil e Consorcio Transmantaro no Perú. Também vale mencionar a obtenção da concessão do Rio Madeira, 5 Subestação no Estado de São Paulo e a interligação entre os estados de Tocantins, Maranhão e Piauí, no Brasil. No Perú foi obtida a concessão da linha de transmissão Chilca-LaPlanicie - Zapallal.1998 - 2005 - Gerente Administrativo de ISA. Colômbia: Responsável pelas áreas de Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Organizacional, Tecnologia da Informação e Logística. Participação em Conselhos de Administração: Colombia: INTERCOLOMBIA y Transelca; Brasil: CTEEP e ISA Capital de Brasil; Perú: REP, Consorcio Transmantaro e ISA Perú; Chile: Interchile e Panamá: InterconexiónColombia Panamá.

Hermes Jorge Chipp Membro Independete

Durante sua carreria, o Sr. Hermes Chipp exerceu diversos cargos, dentre eles: Engenheiro do Departamento de Coordenação de Sistemas - DECS, da Diretoria de Operação de Sistemas - ELETROBRÁS, de 1971 a 1980;Chefe de Divisão do Departamento de Coordenação de Sistemas - DECS, da Diretoria de Operação de Sistemas - ELETROBRÁS, de 1980 a 1990;Chefe da Divisão de Planejamento da Operação Elétrica - DOLP, do Departamento de Planejamento e Análise da Operação Elétrica - DOL, da Diretoria de Operação de Sistemas - ELETROBRÁS, de 1990 a 1991;Coordenador do Grupo de Trabalho de Planejamento da Operação Elétrica a Médio Prazo - GTPM do Subcomitê de Estudos Elétricos - SCEL, do Grupo Coordenador para Operação Interligada - GCOI, de 1990 a 1991;Chefe do Departamento de Planejamento e Análise da Operação Elétrica - DOL, da Diretoria de Operação de Sistemas - ELETROBRÁS, de 1991 a 1993; Coordenador do Subcomitê de Estudos Elétricos - SCEL, do Grupo Coordenador para Operação Interligada - GCOI, de 1991 a 1996;Assistente Executivo da Diretoria de Operação de Sistemas da ELETROBRÁS, de1993 a 1995;Diretor de Operação de Sistemas (interino) da ELETROBRÁS, de 1995 a1995;Secretário Executivo do Grupo Coordenador para Operação Interligada - GCOI, de 1997 a 1998;Diretor de Planejamento e Programação da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, de 1998 a 2005;Diretor Geral Interino do Operador Nacional do Sistema Elétrico de 2005 a 2005;Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, de 2005 a 2016;Membro permanente do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE do Ministério de Minas e Energia, de 2005 a 2016. Exerceuatividades no Projeto de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro como:Coordenador do Grupo de Apoio - Estrutura e Modelo Comercial - 1ª Fase - Análise da Proposta da Consultoria Coordenador do Grupo de Mercado e Arranjos Comerciais - 2ª Fase - Implantação do Projeto Coordenador da Coordenadoria Técnica de Mercado - 3ª Fase - Finalização do Projeto.Exerceu as seguintes atividades em Organismos Internacionais do Setor Elétrico: Presidente da CIER - Comisión de IntegraciónEnergética Regional, no período 2012-2013 após exercer a Vice-Presidência no período de 2008-2010. Presidente e posteriormente Vice-Presidente da Organização Internacional GO15 (ex-VLPGO - VeryLarge Power Grid Operators), nos períodos de 2013, 2014 e 2015. Ocupou cargo de administração na CompanhiaCA da Santo Antonio Energia, a partir de 08/06. Atualmente épesquisador sênior e consultor do Grupo de Estudos Elétricos-GESEL da UFRJ.

Fernando Bunker Gentil Membro Efetivo

O Sr. Fernando possui MBA naUniversityof Southern California, 1974 e graduado em Business Administration pelaUniversityof Southern California, 1972.Exerce o cargo de Sócio e Diretor Executivo na G5 EVERCORE PRIVATE EQUITY desde 2012e é responsável porselecionar oportunidades de investimento em torno de R$ 40-100 milhões. Dentre as principais atividades, ele participa do Comitê de Investimento; analisa e aprova propostas de investimentos elidera o processo de captação de recursos junto a investidores institucionais no Brasil e no exterior. Na Companhia DARBY PRIVATE EQUITY foi Diretor Executivo, responsável pelas atividades no Brasil de 2006 a 2012. Na SWISS RE GROUP, Nova York, NY foiDiretor Executivo e Chefe de Finanças Estruturadas Globais, Grupo de Negócios de Serviços Financeiros entre 2002 e 2004 e Diretor Executivo, Chefe para a América Latina, Grupo de Riscos Corporativos entre 2000-2002. Na CompanhiaING GROUP, empresa européia (sediada na Holanda) líder em serviços financeiros, com atividades em Banco de Investimento e Corporativo, Seguros e Administração de Ativos exerceu os seguintes cargos: Diretor Executivo, Chefe para as Américas, Nova York, Banco de Investimento e Corporativo entre 1997-2000 e membro do Comitê Executivo do ING Barings Global; Diretor Executivo, Chefe para o Brasil, São Paulo entre 1990 e 1997;Chefe para a América Latina, São Paulo entre 1995 e 1997 Banco de Investimento e Corporativo. Na BANKERS TRUST CO., Nova York, NY foi Vice Presidente Senior entre 1979-1990, Chefe de Private Banking para o Brasil entre 1989-1990Aumentou os ativos sob administração em 20%, para U$500 milhões, e gerou entre U$5 e 10 milhões em receitas por meio de "debt for equity swaps". Vice Presidente Adjunto/Vice Presidente, LatinAmerica Merchant Banking: 1979-1989 É Membro do Conselho Consultivo para o Brasil da The NatureConservancy, a maior organização de conservação do meio-ambiente do mundo entre 2005 e 2010. Foi membro do Conselho da América Latina da Georgetown University, entre 2011 e 2014 e membro do Conselho do Instituto Tênis, fundação que apoia programas esportivos e escolares para crianças de baixa renda desde 2007.

Celso Maia de Barros Membro Independete

Desde 2013, exerce o cargo de Sócio Gerente na Urca Capital Partners, Boutique de Investimentos Bancários Independente onde é responsável pela instituição e execução de operações de M&A e financiamento. Lidera uma equipe de 15 profissionais com sede em São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente executa mandatos em setores industrializados, imobiliários, agronegócios e serviços educacionais diversificados. Entre 2001 e 2012, Fundador e Sócio Gerente de uma importante empresa de serviços de investimento bancário brasileira chamada VergentPartners, Boutique de Investimentos Bancários Independente. Liderou e participou de todas as transações de referência da empresa, em especial: (i) a venda de controle da Terna Participações, subsidiária da Terna da Itália para a CEMIG, no valor de R$ 2,3 bilhões; (ii) a venda por quase R$ 1 bilhão da Cia. Providência, o maior fabricante regional de tecido não tecido (TNT) em uma aquisição alavancada por um consórcio de investimento privado; (iii) a venda de uma participação de 50% na Tecondi, principal operadora portuária de contêineres de Santos, e; (iv) o aconselhamento de opinião justa aos conselheiros independentes da Brasil Foods em sua aquisição de ações de ações de acionistas minoritários da Sadia no valor de mais de R$ 7 bilhões. De 2000 a 2001, foi Co-Diretor da BrazilInvestment Banking (Morgan Stanley, Importante Banco de Investimento Global). Na Salomon Brothers / Citigroup, Banco de Investimento Corporativo Global, foi Chefe da BrazilInvestmentBanking, Nova York e São Paulo entre 1995 e 2000. De 1992 a 1994, exerceu o cargo de Diretor em Mercados de Capital Acionário, Londres e Nova York na S.G. Warburg&Co. / SBC Warburg, Importante Banco Europeu de Investimento. Foi Diretor Financeiro Corporativo Assistente na UBS Philips e Drew, Importante Banco Europeu de Investimento entre 1990 e 1992.

Fernando Augusto Rojas Pinto Membro Efetivo

O Sr. Fernando é Engenheiro Eletricista formado pela "Universidad Nacional da Colômbia" (1978), especialista em Finanças pela "Universidad EAFIT" e Mestre em Sistemas elétricos de Potência pela "Universidad de Manchester" (1983). Ingressou na ISA como Engenheiro em 1979 e exerceu as funções de Chefe de Programação e Análises, Diretor de Mercado, Gerente de Conexão, Gerente de Serviços de Transporte de Energia e Gerente da Região Sul-Americana. Atualmente é Presidente da Isa Capital do Brasil S/A, criada para a aquisição e controle acionário da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - CTEEP.

Diretoria Executiva

O Estatuto Social da TAESA estabelece que sua diretoria deve ser composta por cinco diretores, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, um Diretor Técnico, um Diretor Jurídico e Regulatório e um Diretor de Desenvolvimento de Negócios, todos eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato unificado de 3 (três) anos, destituíveis a qualquer tempo, sendo permitida a cumulação de cargos e a reeleição de seus membros, no todo ou em parte. Os diretores da Companhia são responsáveis pela administração executiva diária de seus negócios e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas por seu Conselho de Administração.

Atualmente, a Diretoria da Companhia é composta pelos membros:

Nome Cargo
Raul Lycurgo Leite Diretor Presidente e Diretor Jurídico e Regulatório

O Sr. Raul Lycurgo Leite é mestre em Direito Internacional pela American University - Washington College of Law, em Washington (EUA), pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Direito e Política Tributária e também em Direito Econômico e das Empresas, e bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). Atuou como Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU) de 2002 até junho de 2017, quando se licenciou do cargo. De 2002 a 2010, atuou na Procuradoria-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De janeiro de 2011 a março de 2015, atuou ainda como Consultor Jurídico do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC. Em 21 de janeiro de 2015, foi eleito Diretor Jurídico da Companhia Energética de Minas Gerais ("Cemig"), tendo permanecido neste cargo até 30 de junho de 2017.

Marcus Pereira Aucélio Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília - UNB. Possui MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC e é pós-graduado em Economia do Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, em 2000. O Sr. Marcus Pereira Aucélio exerceu, ao longo de sua carreira, inúmeras posições gerenciais. Atuou por meio da Coordenação de 5 áreas do Tesouro Nacional responsáveis pelo cumprimento da meta de resultado primário do Governo Federal, pela programação financeira do Tesouro Nacional e seu fluxo de caixa, pelo relacionamento com as Estatais Federais e empresas com participações minoritárias da União, pela indicação, acompanhamento, orientação e avaliação da atuação dos conselheiros fiscais representantes do Tesouro Nacional, pelas Operações Oficiais de Crédito da União (empréstimos e subvenções) voltadas para o fomento das atividades agropecuárias, agroindustriais, exportações, infraestrutura produtiva, indústria e crédito produtivo individual, pelo acompanhamento e representação dos Fundos Públicos e privados no quais a União tenha participação, pela gestão dos haveres financeiros e mobiliários do Tesouro Nacional, pelo processo de regularização de obrigações de natureza financeira da União, pela análise econômico-fiscal de projetos de das diferentes modalidades de investimento, incluindo concessões e parcerias público-privadas. Foi membro do Conselho Fiscal da EAS Eletropaulo S.A. entre 2009 e 20015; membro do conselho fiscal do Conselho Fiscal da Petrobrás S.A. - Presidente de 2006 a 2012; membro do Comitê de Auditoria do Banco de Brasília - BRB de 2011 a 2012; membro do Conselho Fiscal da VALE S.A de 2009 a 2010.; membro do Conselho de Administração da Eletrobrás S.A em 2007; membro em Conselho Fiscal do Banco do Brasil S.A. - Presidente entre 2001 a 2005; membro de Conselho Fiscal do Banco do Estado de São Paulo - BANESPA - Presidente entre 1998 e 2000.

José Aloise Ragone Filho Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1986, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência. Possui MBA empresarial em Gestão de Negócios pelo IBMEC Business School e diversos cursos de especialização na área de energia. Sua trajetória profissional se iniciou na Cemig, onde atuou nas áreas de gestão e coordenação, operacional e de engenharia. Também atuou na Light Serviços de Eletricidade S.A., ocupando a Superintendência de Operação e Manutenção de Rede. Em 2011, assumiu a Presidência da Taesa, permanecendo até maio de 2016. Em junho do mesmo ano, assumiu o cargo de diretor na Antares Energia, sendo responsável pela coordenação, planejamento e estruturação de captações e aquisições na área de energia elétrica.

Marco Antônio Resende Faria Diretor Técnico

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG em 1987. Possui MBA em Gestão de Projetos e Pessoas pela FGV. Ao longo de sua trajetória profissional que se iniciou na CEMIG (geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica) em 1978, desempenhou diversas funções. Nos últimos cinco anos, os cargos que ocupou foram os seguintes: (i) Gerente de Operação e Manutenção da Transmissão, de 2005 a 2009; e (ii) Gestor do Projeto de Integração da Companhia, em 2009.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração da TAESA e de seus auditores independentes. O Estatuto Social da TAESA prevê um Conselho Fiscal permanente. O Conselho Fiscal deve ser composto de no mínimo três e no máximo cinco membros efetivos, com igual número de suplentes.

As principais responsabilidades do Conselho Fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da Companhia aberta e reportar suas conclusões aos acionistas.

Atualmente, compõem o Conselho Fiscal:

Titulares Cargo
Custódio Antonio de Mattos Membro do conselho fiscal (Efetivo)

O Sr. Custodio Antonio de Mattos é Graduado em Direito, pela Universidade do Estado da Guanabara - UEG, tem Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de Birminghan, Especialização em Gestão Empresarial Avançada cursado no INSEAD. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário do Estado de Governo de Minas Gerais desde abril de 2019. Atuou como conselheiro de Administração da CESAMA de 1983 a 1988, Conselheiro de Administração PBH Ativos em 2014, Conselheiro de Administração da CEMIG em 2014 e onselheiro Fiscal da BHTRANS de 2015 a 2016. Nos últimos 5 anos, o Sr. Custodio Antonio de Mattos não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Júlia Figueiredo Goaytacaz Sant‘Anna Membro do conselho fiscal (Efetivo)

A Sra. Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna é formada em comunicação social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pósgraduada em Políticas Públicas pelo IUPERJ, possui MSc em Development Studies pela ILAS- University of London, Reino Unido e é Doutora em Ciência Política pela IESP- UERJ. Atuou na SEEDUC como: Assessora de Planejamento no período de 2011 a 2014, como Assessora Especial no período de 2015 a 2017 e Subsecretária de Infraestrutura e Tecnologia no período de 2017 a 2018. Desde janeiro de 2019 é Secretária do Estado de Educação de Minas Gerais. Nos últimos 5 anos a Sra. Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna não esteve sujeita aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Manuel Domingues de Jesus e Pinho Membro do conselho fiscal (Efetivo)

O Sr. Manuel Domingues de Jesus e Pinho, é contador, formado pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior. Fundador e Diretor-Presidente da Domingues e Pinho - Contadores, além de fundador e Membro do GBRASIL - Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade e membro do IGAL - International Grouping of Accountants and Lawyers. Desde o ano de 2014 atua como Diretor Financeiro da Câmara de Comércio Americana para o Brasil/Rio de Janeiro, já na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha/Rio de Janeiro atuou entre 2006 a 2016, exerceu também a função de Vice-Presidente e Diretor. Entre os anos de 2013 a 2015 foi Vice-Presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Industria do Rio de Janeiro, entre os anos de 2010 e 2014 foi Presidente do Conselho Fiscal e de 2014 a 2016 foi membro do Conselho Consultivo. O Sr. Manuel também foi membro da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil/Rio de Janeiro. Ocupa desde o ano de 2007 até o ano de 2018 a posição de membro do Conselho Deliberativo do SESCON-RJ e Diretor Secretário. Exerce mandato de membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, que compreende o período de 2014 a 2018. É Presidente do Conselho Fiscal da CTEEP, com mandato desde o ano de 2006 até o ano de 2018, além de exercer mandato no Conselho Deliberativo do Real Gabinete Português de leitura do Rio de Janeiro desde 2011 até o ano de 2019. Exerceu também os cargos da AEBC/Escola Alemã Corcovado - Deutsche Schule, atuou como Presidente do Conselho Fiscal, no período de 2005 até 2010, foi Diretor de Recursos Humanos e entre 2010 ao ano de 2014 foi membro do Conselho Consultivo. Foi membro também do Conselho Fiscal da TBG, entre os anos de 2007 a 2012. Nos últimos 5 anos, Manuel Domingues de Jesus e Pinho, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Murici dos Santos
Membro do conselho fiscal (Efetivo)

O Sr. Murici dos Santos é advogado e também é formado em História pela Universidade Guarulhos (2002). Atualmente realiza Consultoria em Governança Corporativa, prestando serviços de consultoria e assessoria empresarial nas áreas societária e de governança corporativa, especialmente na atuação em Conselhos Fiscais como membro titular e suplente, de Companhias de renome no mercado. Nos últimos períodos, o Sr. Murici ocupou e ocupa os seguintes cargos em Órgãos Colegiados: Conselheiro Fiscal suplente da Drogasil S/A (2006/2008), Conselheiro Fiscal suplente da M&G Poliéster S.A (2006/2011), Conselheiro Fiscal Titular da Tafibrás Participações S.A (2007/2008), Conselheiro Fiscal suplente da Bicicletas Monark S.A (2008/2011), Conselheiro Fiscal do Banco Nossa Caixa S.A (2008/2009), Conselheiro Fiscal Titular da Medial Saúde S.A (2008/2009), Conselheiro Fiscal suplente da Santos Brasil S.A (2008/2009), Conselheiro Fiscal suplente da AES Tietê S.A (2009/2010), Conselheiro Fiscal titular da Companhia Paranaense de Energia - Copel (2010/2011), Conselheiro Fiscal suplente da Pettenati S.A Indústria Têxtil (2011/2012), Conselheiro Fiscal Titular da Anhembi Morumbi (2012/2013), Conselheiro Fiscal suplente da Cristal Pigmentos do Brasil S.A (2013/2014), Conselheiro Fiscal suplente da HRT Participações em Petróleo S.A (2013/2014), Conselheiro Fiscal Suplente da Guararapes Confecções S.A (2014/2017), Conselheiro Fiscal suplente da Triunfo Participações e Investimentos S.A. (2014/atual), Rio Paranapanema S.A. (2014/atual), Rossi Residencial S.A (2015/atual), Tarpon Investimentos S.A (2016/atual), Profarma Distribuidora de produtos Farmacêuticos S.A. (2017/atual) e Conselheiro Fiscal titular da Valid Soluções e Serviços de Segurança em Meios de Pagamento e Identificação S.A (2015/atual), Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro - CEG (2017/atual) e Eucatex S.A Industria e Comércio (2017/atual). Foi Presidente da Comissão de Prerrogativas e Direitos da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo - subseção de Mairiporã- (2014/2015) e atua desde 2016 como Coordenador da Escola Superior de Advocacia - ESA - subseção de Mairiporã. Nos últimos 5 anos, Murici dos Santos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Marcello Joaquim Pacheco
Membro do conselho fiscal (Efetivo)

O Sr. Marcello Joaquim Pacheco é advogado com especialização em Direito Societário. Atualmente exerce o cargo de Diretor-Executivo da Marpache Serviços Especializados em Administração (desde 2009). Ocupou o cargo de Diretor Tesoureiro da subseção da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo (2013/2015), também exerceu as seguintes funções: Secretário do Conselho Fiscal da Anhanguera Educacional S.A. (2009), Secretário do Conselho Fiscal da M&G Poliéster S.A. (2007/2009), Sócio da Bonora, Kunrath, Moussa, Pacheco, Advogados Associados - São Paulo, Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Mairiporã (2006/2008), Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Mairiporã (2005/2006), Assessor Técnico de Gabinete - Prefeitura Municipal de Mairiporã (2001/2004), Sócio da Advocacia Pacheco Ramos - (1997-2000), Consultor Jurídico da FM - cobranças e Serviços Ltda. (1997-1999), Estagiário Concursado do Ministério Púbico do Estado de São Paulo (1995), Fiscal de Tributos do Município de Mairiporã (1996-1997), Monitor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade São Francisco (1993-1995). O Sr. Marcello ocupa cargo no conselho fiscal das seguintes instituições: Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S/A, Eucatex S.A. Ind e Comércio, Tarpon Investimentos S.A., Tegma Logistica S.A., Rossi Residencial S.A., Triunfo Participações e Investimentos S.A. e no conselho de administração da Companhia Energética de Brasília-CEB. Atuou também como Conselheiro Fiscal da Companhia Energética de Brasília - CEB, Conselheiro Fiscal Suplente na Grendene (2015/2016), Conselheiro Fiscal Suplente na Tegma Logistica S.A (2015/2017), Conselheiro Fiscal Suplente da Têxtil Renauxview S.A. (2014/2015), Conselheiro Fiscal da HRT Participação De Petróleo S.A. (2013/2014) e Conselheiro Fiscal da Duke Energy, Geração Paranapanema S.A. (2009/2013). É membro Associado ao IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Tesoureiro de subseção da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo, Consultoria Jurídica e Fiscal para Arautos do Evangelho - Associação Internacional de Direito Pontifício (Fiscal/Tributárias e Ambiental). Nos últimos 5 anos, Marcello Joaquim Pacheco, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Eduardo José de Souza
Membro do conselho fiscal (suplente)

O Sr. Eduardo José de Souza é formado em Administração de Empresas pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, com pós-graduação em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Consultor Sênior da Gasmig (Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG) em 2009 e atuou como Consultor para assuntos relacionados à Auditoria Interna, Gestão Integrada de Riscos e Controles Internos. Ocupou cargos no Conselho Fiscal da Redentor Energia SA, considerando o período entre 2011 e 2015, no Conselho Fiscal da Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig de 2011 a 2015, Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Forluminas da Previdência Social - FORLUZ. Nos últimos cinco anos, Eduardo José de Souza, não estava sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, condenação ou aplicação de sentença em processo administrativo perante a CVM e a qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o efeito da suspensão ou desqualificação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Luiz Felipe da Silva Veloso
Membro do conselho fiscal (suplente)

Luiz Felipe da Silva Veloso é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, com pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral no ano de 1997 e Gestão Estratégica pela UFMG, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas Contábeis de Minas Gerais em 1984 e Finanças e Negócios Corporativos, INSEAD Business School, em convênio com Fundação Dom Cabral no ano de 2010. Nos últimos 5 anos, o Sr. Luiz Felipe vem atuando como analista Consultor na Cemig, no período de 2011 a 2015 foi Assessor Especial da Presidência em Furnas Centrais Elétricas S.A., atuante na Condução de projetos especiais da Presidência nas áreas de finanças e novos negócios, Relacionamento Institucional e como Coordenador do Comitê de Novos Negócios de Furnas. Atuou como Superintendente de Estratégia e Sustentabilidade, Coordenador do processo de implementação da estratégia de longo prazo e Coordenador das RAE - reuniões de acompanhamento da estratégia na Diretoria. No período de 2010 a 2011, atuou na Cemig como Superintendente de Controle de Participações e de 2007 a 2010 como Superintendente de M&A. Na Companhia, ocupou o cargo de membro efetivo do Conselho de Administração em 2017. Nos últimos 5 anos, o Sr. Luiz Felipe da Silva Veloso não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

João Henrique de Souza Brum
Membro do conselho fiscal (Suplente)

O Sr. João Henrique de Souza Brum é contador, com graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (atual Mackenzie- Rio). O Sr. João Henrique é Diretor Geral com atuação em Gestão Empresarial, nas áreas Contábil, Fiscal e Pessoal na Domingues e Pinho Contadores, atuou também como Administrador das empresas SES Americon e é membro da Câmara de Comércio Americana para o Brasil, Diretor e Tesoureiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, membro da Comissão Financeira - IBEU (Instituto Brasil-Estados Unidos), membro suplente do Conselho Fiscal da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista). No período entre 2013 e 2015 atuou como Vice-presidente do IGAL - International Grouping of Accountants and Lawyers, atuou também como membro do Conselho Fiscal na Eletropaulo, Lowndes & Sons, Administradora Itahy e Brasfels S/A e como membro do Comitê de Gás e Energia da Câmara Americana - Rio de Janeiro. Nos últimos 5 anos, João Henrique de Souza Brum, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Renato Venícius da Silva
Membro do conselho fiscal (Suplente)

O Sr. Renato Venícius da Silva é contador formado em ciências contábeis no Centro Universitário Sant’Anna e tem Pós-Graduação em Gestão Tributária na Faculdade Oswaldo Cruz. Desde 2012 até o presente momento atua como analista contábil na LF Contabilidade Ltda. Nos últimos 5 anos o Sr. Renato Venicius da Silva não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Alberto Jorge Oliveira da Costa
Membro do conselho fiscal (Suplente)

O Sr. Alberto Jorge Alves Oliveira da Costa é formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas com homologação na Universidade do Porto em Portugal. Trabalhou como engenheiro na Kodak Brasileira de fevereiro de 1991 até fevereiro de 1999, na Dalkia/ Vivante de março de 1999 a abril de 2015 exercendo os cargos de coordenador técnico a gerente regional. Desde maio de 2015 exerce o cargo de Gerente de operações na Multiplan/ Village Mall. Ocupou o cargo de suplente do Conselho Fiscal da Companhia no ano de 2014 e de suplente do Conselho Fiscal da Companhia Energética de Brasília- CEB em 2018. Nos últimos 5 anos o Sr. Alberto Jorge Alves Oliveira da Costa não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

A TAESA possui atualmente quatro comitês de suporte do Conselho de Administração da Companhia, sendo que em todos o mandato de seus membros é coincidente com o mandato dos membros do Conselho.

Comitê de Gestão e Recursos Humanos

  • Recomendar estratégias de atuação da Companhia, interagindo com os executivos para elaboração do plano estratégico, apoiando na definição de diretrizes estratégicas e orçamentárias, metas gerais e específicas, indicadores, perspectivas e métricas;
  • Recomendar diretrizes para a execução do plano de negócios, para formulação da estratégia e para a execução dos planos anuais e plurianuais da empresa;
  • Acompanhar os desdobramentos da estratégia e das táticas operacionais da Diretoria;
  • Discutir as metas específicas anuais e indicadores;
  • Monitorar e analisar o desempenho operacional da companhia, riscos e verificar o cumprimento de metas, propondo iniciativas estratégicas, subsidiando de informações e conhecimento o Conselho de Administração;
  • Fornecer subsídios para avaliar o desempenho da Diretoria Executiva;
  • Propor ao CAD práticas e regras de governança;
  • Propor ao CAD e à Assembleia Geral nomeações e política de remuneração, bem como revisar e recomendar critérios de avaliação para os executivos;
  • Examinar e opinar sobre políticas de remuneração e monitorar aplicação da política de compensação para a Companhia;
  • Recomendar a política de investimentos para subsidiar a elaboração dos planos estratégicos;
  • Avaliar programas anuais de dispêndios, de investimentos e medidas de ajustes financeiros propostos pela Diretoria Executiva, acompanhando suas implementações;
  • Por qualquer de seus membros, monitorar a gestão dos diretores superintendentes, examinar, a qualquer tempo, os livros, documentos e papéis da organização, solicitar informações sobre contratos celebrados ou em vias de celebração e sobre quaisquer outros atos que achar necessário;
  • Analisar, periodicamente e formalmente, os resultados de desempenho da organização e da Diretoria Executiva;
  • Fornecer subsídios para avaliar o desempenho da Diretoria Executiva;
  • Recomendar alianças estratégicas e desenvolvimento de novos negócios;
  • Recomendar política de participação dos empregados nos resultados ou lucros da Companhia;
  • Recomendar diretrizes para estratégia de penetração no mercado; e
  • Recomendar diretrizes e políticas de gestão.

Membros:

  • José Maria Rabelo
  • François Moreau
  • Roberto Schafer de Castro
  • Carlos Alberto Delgado
  • César Augusto Ramírez Rojas
  • Fernando Augusto Rojas Pinto

Comitê de Finanças

  • Analisar e avaliar necessidades financeiras: estrutura de capital, políticas financeiras, fluxo de caixa, política de endividamento, estrutura de capital e de risco da Companhia;
  • Analisar os relatórios trimestrais e anuais e monitorar os principais indicadores financeiros;
  • Avaliar o planejamento fiscal/tributário;
  • Verificar os investimentos: (i) viabilidade financeira e econômica, (ii) implementação do plano anual de investimentos e (iii) retorno de investimentos e de riscos;
  • Interagir com a Diretoria para entender as necessidades de financiamento prioritárias;
  • Analisar e avaliar propostas de distribuição de dividendos;
  • Verificar o cumprimento das políticas financeiras;
  • Analisar a compatibilidade entre o nível de remuneração dos acionistas e os parâmetros estabelecidos no orçamento anual;
  • Analisar a consistência da estrutura de capital da Companhia; e
  • Revisar e recomendar oportunidades relacionadas com as transações de financiamento.

Membros:

  • Daniel Faria Costa
  • Carlos da Costa Parcias Junior
  • Roberto Schafer de Castro
  • Carolina Botero
  • César Augusto Ramírez Rojas
  • Celso Maia de Barros

Comitê de Auditoria

Membros:

  • José Maria Rabelo
  • François Moreau
  • Roberto Schafer de Castro
  • Carlos Ignacio Mesa
  • Hermes Jorge Chipp
  • Fernando Augusto Rojas Pinto

Comitê de Novos Negócios

Membros:

  • José Maria Rabelo
  • Paulo Mota Henriques
  • João Paulo Dionísio Campos
  • Daniel Isaza Bonnet
  • César Augusto Ramírez Rojas
  • Fernando Augusto Rojas Pinto

Calendário

Kit do Investidor

  • Cotações

  • Gráficos