Tecnisa








GOVERNANÇA CORPORATIVA
Código de Conduta e Ética
Imprimir Enviar para um Amigo

Introdução

O Conselho de Administração da TECNISA apoia o Código de Conduta e espera que todos os seus colaboradores sigam nossos valores e liderem com exemplos, ética e integridade.

Mensagem do Presidente

Os últimos anos foram um período de grandes realizações e conquistas para a TECNISA. A Companhia se manteve em contínuo crescimento e como consequência desta expansão realizamos diversos aprimoramentos em nossa estrutura interna, tendo sempre como valor fundamental a integridade.

E em busca de fortalecer nossas políticas e procedimentos de integridade, com sensibilidade e maturidade, apresentamos a nova versão do Código de Conduta TECNISA.

Desde sua fundação, a TECNISA possui como valores a ética, transparência e o respeito pelas normas. Para nós, cada colaborador deve agir como dono do negócio e como tal, tem como compromisso zelar pelo patrimônio mais importante que nós temos: nossa reputação.

Este Código foi adaptado de acordo com os novos requisitos legais e consolida as nossas diretrizes e normas de conduta, visando regular as tomadas de decisões e práticas de todos colaboradores, parceiros de negócios, prestadores de serviços e fornecedores, estabelecendo nossos compromissos éticos e os mecanismos de integridade da TECNISA.

Conto com o comprometimento de cada um de vocês na prática das orientações recebidas em seu dia a dia, honrando sempre nossa filosofia empresarial de ser "mais construtora por m²".

Boa leitura!

Meyer Joseph Nigri
Diretor-Presidente e Vice-Presidente
do Conselho de Administração da TECNISA

Nossas Crenças

Missão

Oferecer produtos e serviços no mercado imobiliário, cuja rentabilidade e satisfação dos clientes assegurem a sustentabilidade da TECNISA e a valorização de sua marca.

Visão

Ser reconhecida como a melhor empresa do segmento imobiliário, perpetuando nosso negócio pela rentabilidade, qualidade de entrega, inovação e relacionamento com clientes, colaboradores e investidores.

Valores

  • Intergridade
  • Transparência
  • Excelência

Garantimos que sempre vamos corrigir possíveis erros cometidos e aprender com eles

Atitude

  • Comprometimento
  • Persistência
  • responsabilidade

Lideramos com exemplos

Resultado

  • Sucesso
  • Retorno de Investimento
  • Crescimento
  • Garantia de Perenidade dos Nossos Negócios

Somos obstinados pela busca de resultados para todos

Meritocracia

  • Oportunidade
  • Avaliação Objetiva e Clara
  • Resultado - Crescimento

Acreditamos que todos merecem aquilo que conquistam com seu trabalho

Gente

  • Entusiasmo
  • Trabalho em Equipe
  • Criatividade

Recrutamos, retemos e desenvolvemos o s melhores profissionais

Excelência e Qualidade

  • Coisas bem Feitas
  • Trabalho Duro
  • Prazos Cumpridos

Objetivo e Abrangência

O objetivo deste Código de Conduta é esclarecer:

Como os funcionários, colaboradores, gerentes, diretores, conselheiros, parceiros e prestadores de serviços da TECNISA devem agir; e

O que se espera daqueles com quem a TECNISA se relaciona.

Este Código de Conduta aplica-se a:

Todos os funcionários, colaboradores, gerentes, diretores e conselheiros da TECNISA, de suas subsidiárias e afiliadas, incluindo sociedades de propósito específico;

Parceiros de negócios, fornecedores, distribuidores, consultores e prestadores de serviço; e

Aos que de qualquer modo exerçam atividades em nome ou em benefício da TECNISA, de suas subsidiárias ou afiliadas, incluindo sociedades de propósito específico.

Todos aqueles que agirem em nome ou em favor da TECNISA estarão sujeitos às diretrizes deste Código de Conduta.

Este Código de Conduta não altera o vínculo que você possui com a TECNISA, e nem modifica os direitos previstos em lei ou em qualquer outro lugar.

Como usar este Código de Conduta

Este Código de Conduta foi desenvolvido para ser usado como um guia no seu dia a dia de trabalho. Nem todas as respostas estarão aqui, mas sem dúvida você encontrará neste Código as diretrizes para tomar a sua decisão.

5 perguntas para ajudar nos momentos de dúvidas

  • Existe alguma regra neste Código ou alguma política interna que proíba esta prática?
  • Isso está de acordo com a cultura de integridade da TECNISA?
  • Ficaria preocupado se a opinião pública ou minha família soubesse?
  • Isso é correto?
  • Isso está de acordo com a lei?

Onde Buscar Ajuda

Em casos de dúvidas você pode procurar orientações com:

  • Seu superior imediato (caso se sinta confortável); ou
  • A área de Conformidade da TECNISA; ou
  • O Canal Seguro pelo telefone 0800 648 6305.

A TECNISA tem como política tratar todas as questões ou preocupações com respeito, profissionalismo e imparcialidade.

Tem ainda como política a não retaliação contra aqueles que de boa-fé trouxerem suas preocupações e/ou situações relacionadas a dilemas éticos para que sejam apuradas pelas áreas responsáveis da TECNISA.

Ou seja, é perfeitamente seguro tirar dúvidas ou reportar situações suspeitas através dos canais de comunicação mencionados acima.

E lembre-se que é seu dever fazê-lo!

Como Agir no Ambiente de Trabalho

Cumprimento de leis e políticas internas

Cumprir a lei é fundamental para dar segurança e integridade aos negócios. É seu dever cumprir todas as leis, políticas e procedimentos internos aplicáveis aos negócios da TECNISA.

O desconhecimento ou a não leitura deste Código de Conduta, das leis e das Políticas aplicáveis à TECNISA não exime a responsabilidade de cumpri-los. Em caso de dúvidas, procure ajuda!

Não Retaliação

Um ambiente de trabalho saudável e produtivo só existe onde há transparência e confiança.

Por isso, toda e qualquer preocupação levantada de boa-fé será tratada de maneira justa e assertiva.

Qualquer atitude de retaliação em decorrência da utilização apropriada deste Código de Conduta e dos canais de comunicação é proibida e, se vier a acontecer, deverá ser imediatamente informada à área de Conformidade da TECNISA ou ao Contato Seguro

Igualdade de oportunidade

Na TECNISA todos possuem oportunidades iguais baseadas em meritocracia e respeito à dignidade de cada um.

Aquele que se sentir discriminado deve comunicar o fato para a área de Conformidade da TECNISA ou ao Contato Seguro.

Sua responsabilidade: Respeite a todos sem distinção de raça, cor, etnia, religião, local de nascimento, idade, sexo, condição social, orientação sexual, deficiência ou qualquer outra condição.

Segurança

A TECNISA conduz todos os seus negócios e operações de forma a proteger as pessoas e o ambiente de trabalho.

Sua responsabilidade: Mantenha uma atitude de prevenção aos riscos relacionados à segurança em todos os momentos. Conheça e cumpra as leis, as normas e procedimentos internos de proteção da TECNISA.

Assédio sexual e constrangimento moral

A conduta profissional exigida pela TECNISA não admite comportamentos abusivos relacionados a assédio sexual ou constrangimento moral.

Sua responsabilidade: Trate a todos com respeito e cordialidade própria de um ambiente profissional de trabalho. Questione qualquer atitude que lhe pareça ofensiva e se mesmo assim se sentir constrangido comunique o fato para a área de Conformidade da TECNISA ou ao Contato Seguro.

Uso de álcool e drogas ilícitas

A TECNISA adota a política de tolerância zero para o uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho, já que isso pode comprometer a segurança de todos.

Sua responsabilidade: Esteja atento para qualquer pessoa que apresente sinais de estado alterado pelo uso destas substâncias no ambiente de trabalho e busque ajuda caso necessário.

Trabalho infantil ou escravo

A TECNISA não tolera o uso de mão de obra infantil ou de trabalho análogo à escravidão em seus negócios.

Sua responsabilidade: Respeite as normas de contratação da empresa e siga todas determinações das leis trabalhistas. DENUNCIE qualquer suspeita envolvendo trabalho infantil ou análogo à escravidão.

Conflito de interesses

O conflito de interesses ocorre quando a tomada de uma decisão é influenciada por um benefício pessoal alheio aos interesses da TECNISA. Desta forma, todo aquele responsável pela tomada de decisão não pode se deixar influenciar pela possibilidade de vantagem pessoal. A mera aparência de conflito de interesses, mesmo que não exista, também pode ser considerada prejudicial e, portanto, deverá ser evitada.

Sua responsabilidade: Comunique imediatamente toda e qualquer situação de conflito de interesses à gerência imediata e à área de Conformidade ou ao Contato Seguro. A não comunicação de tais situações pode motivar a tomada de medidas administrativas, incluindo a demissão.

FIQUE ATENTO ainda às situações:

Que envolvam interesse financeiro e/ou pessoal com:

  • Fornecedores
  • Concorrentes

Que envolvam relacionamento pessoal e/ou comercial com:

  • Colegas de trabalho (em casos de relacionamento afetivo)
  • Fornecedores
  • Concorrentes
  • Candidatos à vaga de trabalho na TECNISA

Todas estas situações devem ser imediatamente comunicadas.

Conflito de interesses

A fim de evitar a ocorrência de conflito de interesses a TECNISA proíbe, dentre outras, as seguintes práticas:

› Que envolvam atividades paralelas que de qualquer forma prejudiquem os interesses da TECNISA ou o desempenho regular de suas atividades;

Toda e qualquer atividade paralela deverá ser previamente aprovada pelo Diretor da respectiva área, mesmo que não prejudiquem os interesses da TECNISA ou o desempenho regular de suas atividades.

› Aceitação de presentes, favores e/ou outras vantagens que possam interferir na tomada de decisões envolvendo a TECNISA e em desacordo com critérios a serem definidos pela área de Conformidade ou pela área de Recursos Humanos;

Se a recusa do brinde ou do presente se tornar inviável, constrangedora ou inconveniente, aceite-o em nome da TECNISA, comunique imediatamente seu superior e entre em contato com a área de Conformidade da TECNISA.

› Que envolvam a utilização de bens, recursos, equipamentos e/ou sistemas da TECNISA para benefício pessoal.

Deveres de conduta com o cliente

A TECNISA vê nos seus clientes uma parceria de muito valor e respeito.

Sua responsabilidade: Trate os clientes de forma adequada, cordial e respeitosa. Toda informação prestada ao cliente deve ser completa, verdadeira, atual, clara, objetiva, lícita e devidamente autorizada.

Leis Trabalhistas

A TECNISA conduz os seus negócios em total cumprimento às leis relacionadas à remuneração e à jornada de trabalho.

Sua responsabilidade: Agir de acordo com todas as leis federais, estaduais e locais, especialmente cumprindo sua jornada de trabalho e os respectivos intervalos intrajornada.

A fim de evitar a ocorrência de possíveis violações às leis trabalhistas a TECNISA proíbe, dentre outras, as seguintes práticas:

Utilização de senha de outro funcionário da TECNISA , mesmo que autorizado por este, para acessar o sistema.

Utilização do cartão de ponto de outro funcionário da TECNISA, mesmo que autorizado por este.

Como agir perante o mercado

Lei de Defesa da Concorrência

A TECNISA acredita na concorrência leal e tem a política de se relacionar com concorrentes, clientes e fornecedores de maneira justa a promover um ambiente concorrencial íntegro e saudável.

São vedados quaisquer acordos com concorrentes no sentido de não competir, restringir negócios com fornecedores, apresentar ofertas fictícias no âmbito de propostas ou clientes, mercados, territórios ou programas de empreendimentos.

Valores Mobiliários

A TECNISA possui políticas específicas de Divulgação e Negociação que deverão ser consultadas antes que qualquer operação envolvendo valores mobiliários seja realizada.

Práticas proibidas

Fica vedado a todos:

A negociação de títulos e valores mobiliários emitidos pela TECNISA e suas controladas, incluindo eventuais recibos de depósitos (ADRs) (em conjunto, "Valores Mobiliários"), sempre que estejam cientes da existência de informação privilegiada, ato ou fato relevante não divulgado publicamente que possa provocar efeito nos preços dos Valores Mobiliários da Companhia.

A negociação com Valores Mobiliários no período de 15 (quinze) dias anterior à divulgação das informações trimestrais (ITR s) e das demonstrações financeiras (DFPs) ou sempre que o Diretor de Relação com Investidores determinar períodos de impedimento à negociação.

Fica vedada, ainda, a realização de operações com Valores Mobiliários, ou opções neles lastreadas, que tenham a finalidade de obter benefício em decorrência da desvalorização de Valores Mobiliários da TECNISA, tais como - por exemplo - aquelas conhecidas como "vendas a descoberto" (em inglês, "short selling").

Pessoas consideradas

Estão sujeitos às regras de negociação com Valores Mobiliários previstas neste Código de Conduta todas as pessoas abrangidas por este Código, e todas a elas ligadas, entendidas estas como o cônjuge ou companheiro(a) e os dependentes incluídos nas respectivas declarações de imposto de renda, bem como as pessoas jurídicas sobre as quais exerçam poder de influência.

Também será considerado como pessoa ligada o fundo de investimento ou pessoas a ele ligadas, desde que tenha poder de influir nas decisões de investimento tomadas pelo administrador ou pelo gestor do fundo.

Todos aqueles que possuam informações privilegiadas não podem recomendar a terceiros a aquisição ou a alienação de títulos, com base nas informações privilegiadas, nem de outro modo induzir terceiros a fazê-lo.

Informações privilegiadas, no que se refere especificamente a valores mobiliários, são quaisquer informações específicas sobre a TECNISA ou outro emissor de instrumentos financeiros cujos preços dependam direta ou indiretamente dos títulos da TECNISA (insider securities), que não sejam do conhecimento geral e que, caso se tornassem públicas, produziriam provavelmente um efeito significativo sobre o preço da insider security.

Para saber mais a respeito consulte a área de Relacionamento com Investidores.

Como cuidar das informações

Gerenciamento das informações

O mau uso de informações envolvendo ou relacionadas à TECNISA traz insegurança ao ambiente de trabalho e pode gerar consequências negativas para você e para os negócios.

Sua responsabilidade: Proteja toda e qualquer informação privilegiada e/ou confidencial envolvendo a TECNISA.

Informação privilegiada, no que se refere a Gerenciamento das Informações, é aquela informação não pública obtida em decorrência ou por meio do seu vínculo com a TECNISA, podendo ser:

  • Resultados financeiros;
  • Planos ou orçamentos financeiros;
  • Dividendos;
  • Fusões e aquisições de importância;
  • Terrenos em aquisição ou adquiridos;
  • Alienações;
  • Adjudicações de contratos ou planos estratégicos;
  • Relações de negócios;
  • Base de dados da TECNISA, incluindo, mas não se limitando a informações de clientes e funcionários;

Entre outras.

FIQUE ATENTO ainda às situações

Registro de informações financeiras

É responsabilidade de todos efetuar lançamentos dos registros contábeis de forma precisa, detalhada, completa e em perfeita conformidade com a realidade.

Informações confidenciais e/ou privilegiadas

As informações confidenciais e/ou privilegiadas adquiridas em decorrência de seu vínculo com a TECNISA devem ser mantidas em sigilo, podendo ser utilizadas única e exclusivamente no interesse da TECNISA.

Tela bloqueada e mesa limpa

É responsabilidade de todos manter a tela de seus respectivos computadores e seus equipamentos eletrônicos bloqueados com senha. É responsabilidade de todos, ainda, proteger de maneira adequada os documentos que contenham informações privilegiadas/confidenciais.

Perda ou roubo de documentos e/ ou equipamentos que contenham informações confidenciais e/ou privilegiadas

A perda ou roubo de documentos e/ ou equipamentos eletrônicos que contenham informações confidenciais e/ou privilegiadas relacionadas ou envolvendo a TECNISA deve ser imediatamente comunicado à área de Segurança Corporativa, à área de Conformidade da TECNISA e/ou ao Contato Seguro.

E-mails

O email corporativo e seu conteúdo são de propriedade da TECNISA, mesmo que sejam visualizados por equipamentos de uso pessoal protegido por senha.

Como agir com nosso público de relacionamento

Lei Anticorrupção

No que se refere ao relacionamento com autoridades públicas, toda e qualquer interação mantida por funcionários e terceiros que representam os interesses da TECNISA perante a administração pública, nacional ou estrangeira, seja na obtenção de licenças ou alvarás, fiscalizações ou qualquer outra esfera de negociação ou relacionamento, deverá atender às regras estabelecidas na Política de Relacionamento com Agentes Públicos e Anticorrupção da TECNISA , sendo terminantemente proibido prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida a agente público, ou a terceira pessoa a ele relacionada.

Doações e patrocínios, na esfera púbica ou a esta relacionada, deverão ser validados pela Diretoria e, quando necessários, intermediados pela área de Responsabilidade Social da TECNISA. Contribuições políticas de qualquer natureza deverão ser previamente aprovadas pela Diretoria da TECNISA .

Sua responsabilidade: Cumpra as leis anticorrupção mesmo que receba instruções em sentido contrário.

A violação das leis anticorrupção pode ensejar a aplicação de sanções severas para a TECNISA e para os envolvidos, incluindo a sua prisão.

Combate à lavagem de dinheiro

A lavagem de dinheiro ocorre quando recursos financeiros provenientes de atividades ilícitas são utilizados em negócios legítimos para esconder sua origem. O compromisso da TECNISA com a integridade se estende ao dever de identificar operações suspeitas envolvendo seus negócios.

Comunidade

O respeito à comunidade é fundamental para a TECNISA, que busca atuar de maneira a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas comunidades em que atua.

Sua responsabilidade: Respeite a todos da comunidade e direcione esforços para minimizar o impacto de nossas operações na comunidade.

Imprensa

A TECNISA valoriza a comunicação objetiva e transparente, prezando por uma relação de confiança com a imprensa. Os Departamentos de Marketing e de Relações com Investidores serão os responsáveis por divulgar informações relacionadas à TECNISA que será feita de maneira transparente e fiel à realidade.

Sua responsabilidade: É proibido estabelecer qualquer tipo de contato com a imprensa em assuntos envolvendo a TECNISA sem a autorização prévia do Departamento de Marketing, de Relações com Investidores e Jurídico.

Como agir com o meio ambiente

Gestão de sustentabilidade

As questões de proteção ao meio ambiente são uma inspiração constante de todas as ações da TECNISA, que busca diariamente minimizar os impactos e os risco de sua operação com visão de médio e longo prazos.

Sua responsabilidade: Conduza seus negócios com foco no uso racional de recursos e por meio de tecnologias e processos eficientes, de forma a usar a inovação e o respeito ao meio ambiente como ferramenta diária de trabalho.

Canais de Comunicação

Área de conformidade.
Contato Seguro (0800 648 6305)

Anexo I - Termo de compromisso
VIA DO COLABORADOR

Declaro que recebi, li e compreendi o Código de Conduta TECNISA, estando ciente e de pleno acordo com todas as regras e obrigações estabelecidas no documento.

Nome completo

Cargo/Área/Vínculo

Assinatura

Data ___ / ___ / ___

Este termo consta de duas vias de igual teor e forma, sendo uma da TECNISA e a outra do colaborador.

Anexo I - Termo de compromisso

VIA DA TECNISA

Declaro que recebi, li e compreendi o Código de Conduta TECNISA, estando ciente e de pleno acordo com todas as regras e obrigações estabelecidas no documento.

Nome completo

Cargo/Área/Vínculo

Assinatura

Data ___ / ___ / ___

Este termo consta de duas vias de igual teor e forma, sendo uma da TECNISA e a outra do colaborador.


Última Atualização: 2 de outubro de 2014